Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Sebrae e Embrapa apresentam sistema de multiplicação de maniva-semente para plantio em larga escala






Técnicos e produtores rurais se reúnem em workshop e palestras sobre inovação no cultivo da mandioca

 

Anézia Lima

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá (Embrapa) realizam o Workshop Inovações e Mercado à Produção de Mandioca para a divulgação do sistema brasileiro de ampliação do plantio de mandioca, com dois formatos de transmissão, remota e presencial. O objetivo é difundir a Rede Reniva para o fortalecimento do setor da mandiocultura no Amapá.

 

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, a apresentação da Rede Reniva aos produtores, gestores e técnicos marca a importância da parceria entre as instituições para o segmento.

 

“Este trabalho é fundamental para o desenvolvimento do setor de mandiocultura no estado, pois, os produtores podem utilizar a técnica e produzir em larga escala com qualidade, além de aumentar as vendas dos produtores, intensifica as demandas dos fabricantes e, por consequência, a distribuição dos produtos advindos da mandioca”, explica o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

 

Reniva

 

A Rede de multiplicação e transferência de maniva-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva) surgiu em 2012, por meio de estudos da Embrapa Mandioca e Fruticultura em Cruz das Almas na Bahia.

 

A proposta integra o sistema brasileiro de multiplicação de maniva-semente com a garantia de qualidade genética. A técnica de cultivo beneficia o plantio livre de pragas, larga escala de produção e resgate de variedades tradicionais de mandioca.

 

O coordenador da Rede Reniva e engenheiro agrônomo da Embrapa Mandioca e Fruticultura em Cruz das Almas (BA), Hermínio Rocha esclarece o projeto de multiplicação aos participantes nas palestras Reniva – bases técnicas e empreendedorismo, e Arranjos para estabelecer a Rede Reniva.

 

“Viemos trilhando todas as bases necessárias e adequadas para o estabelecimento dos principais atores na concepção desta rede de produção de material de plantio, com as características de sanidade e identidade genética comprovada. Vamos apresentar nossa experiência ao longo desses anos, com a implementação dessa rede em diversos estados do Brasil”, finaliza o coordenador da Rede Reniva, Hermínio Rocha.

 

Técnica

 

A principal característica utilizada na Rede Reniva está na mudança da forma do plantio, que ao invés de enterrar todo o caule-semente, o projeto orienta a cortá-lo por etapas, replantando as sementes para que elas se multipliquem.

 

Coordenação

 

A Unidade de Atendimento Coletivo - Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin) do Sebrae no Amapá, é responsável pela coordenação do evento na instituição, por meio do Projeto Mandiocultura – Indústria e Mercado, representada pela gerente da UAC/Agronegócio/Sebrae/AP, Larissa Queiroz e o gestor de projetos do Sebrae, Reginaldo Macêdo.

 

O Workshop Inovações e Mercado à Produção de Mandioca, ocorreu no Auditório Silas Mochiutti da Embrapa Amapá, nesta quarta (10), das 8h às 12h e das 14h às 18h.  A programação foi realizada no auditório da instituição, seguindo os protocolos sanitários de distanciamento social e uso de máscara, com a participação dos palestrantes no formato on-line. Estiveram presentes, a chefe de Pesquisa da Embrapa Amapá, Cristiane Ramos de Jesus; pesquisador Jô De Farias Lima, ambos da Embrapa Amapá; e o gestor do Projeto Mandiocultura – Indústria e Mercado do Sebrae no Amapá, Reginaldo Macêdo.

 

Serviço:

Sebrae no Amapá:

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário