Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Sebrae assina termo de cooperação técnica com Ministério Público Estadual nesta sexta (11)






O objetivo é integrar esforços para atender a Comunidade Baixada Pará, promover o desenvolvimento empreendedor na comunidade no tema sustentabilidade, capacitação em gestão de resíduos sólidos e ações com foco na oportunidade de negócios e de renda

 

Denyse Quintas

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Ministério Público Estadual do Amapá (MP/AP), assinam Termo de Cooperação Técnica, no terraço da Procuradoria Geral de Justiça, no Araxá, na próxima sexta (11), às 16h. A iniciativa trata da aproximação do MP/AP com a Comunidade Baixada Pará, a fim de intervir quanto a práticas sustentáveis no reaproveitamento de pneus, papéis e outros objetos para transformação em produtos e assim, promover o acesso a mercados.

 

Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, a participação do Sebrae na parceria com o Ministério Público para atendimento à comunidade Baixada Pará, se dá sobretudo pela expertise da instituição em práticas de sustentabilidade aplicadas a geração de negócios, inclusive com um Centro Especializado em conhecimento na área de Sustentabilidade, que funciona em Mato Grosso e atende a todas as Unidades do Sebrae nos Estados.

 

“Essa atuação tem importância fundamental no cumprimento da missão do Sebrae de promover a geração de negócios e empreendedorismo com foco na sustentabilidade e ainda contribuir para a geração de emprego e renda para a sociedade”, completa a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

 

O Sebrae se responsabiliza pelas ações de diagnóstico de sustentabilidade; cursos, consultorias, oficinas e palestras com foco em planejamento empresarial; gestão de negócios e sustentabilidade; missão técnica e empresarial e apoio para formalização empresarial da Cooperativa.

 

As ações do Sebrae em parceria com o Ministério Público para atender a comunidade, será coordenada pela Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas (Unic), por meio da gestora do Projeto de Sustentabilidade Aplicada aos Pequenos Negócios, Vanusa Collares.

 

Memória

 

Em 2019 a Promotoria de Meio Ambiente procurou lideranças da Baixada Pará com o intuito de incentivar projetos de educação ambiental e boas práticas ambientais, por meio de compensações de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC). A falta de um projeto que partisse da comunidade fez com que a Promotoria, com o diagnóstico da realidade do local, criasse o Projeto Colorindo o Futuro – Baixada Pará, para ser executado em partilha com os moradores e parceiros.

 

Das reuniões com lideranças e comunidade, ouviu-se que as necessidades deles eram outras, como emprego, segurança e comida, e antes das atividades de educação ambiental, com parcerias fundamentais como Sesi-Senai, PMM e empresas, levou-se para a comunidade limpeza da área alagada, atendimento de saúde e estética, cursos de iniciação em marcenaria, pizzaria, hidráulica, edição de vídeo e fotografia. Logo após oficinas de audiovisual, onde os moradores contaram e foram protagonistas de suas histórias, em dez vídeos produzidos por eles. Somente então é que foram levadas as oficinas de reciclagem, para que passassem a olhar o lixo como resíduos aproveitáveis, que podem gerar emprego e renda.

 

Das cinco oficinas oferecidas, as que mais chamaram atenção foram as de reciclagem de óleo, pneus, papel e papelão. A partir destes ensinamentos, principalmente as moradoras, atentaram para a possibilidade de transformar em renda o que jogavam na ressaca, e começaram a ser organizar para produzir móveis de pneus de carro e vasos de objetos plásticos. Com o apoio da Promotoria de Meio Ambiente, iniciaram as conversas para se organizar e dar início a uma cooperativa.

 

O Sebrae entrou na parceria com os diálogos entre a procuradora-geral Ivana Cei e promotor Marcelo Moreira com a diretoria do Sebrae, que agora, após o período de pandemia, retorna para de fato colocar em prática o legado que será deixado na Baixada Pará e bairros próximos.

 

Capacitação

 

As ações de cursos, palestras, diagnósticos e monitoramento, serão coordenados pelo Sebrae no Amapá, com a participação de especialistas na temática sustentabilidade e com o foco em gerar negócios e fomentar o empreendedorismo na comunidade atendida.

 

Serviço:

Sebrae no Amapá:

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário