A Feira de Negócios do Jari apresenta números que
comprovam o sucesso do evento. Foram 23.603 visitas em três dias de
programação comercial, cultural e gastronômica
Denyse
Quintas
Aproximadamente
7.867 visitas ocorreram no espaço da 3ª Feira de Negócios do Vale do Jari, que
aconteceu no ginásio da Praça João da Silva Nery, no centro do Município de
Laranjal do Jari, no período de 6 a 8 de setembro, das 17h às 23h. Nestes números não constam os trabalhadores envolvidos direta
e indiretamente no evento. Foram 33 expositores, nos mais diversos segmentos
econômicos, com desfile de moda para a apresentação de produtos e serviços
expostos na feira; negócios; esclarecimentos sobre como abrir uma empresa;
pesquisa de satisfação; ouvidoria institucional; lançamento da Campanha ‘Legal é Comprar do Local’
e programação cultural com atrações locais.
O
presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE) e da Federação da
Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, destaca o
fortalecimento das parcerias que torna evidente a evolução do evento em
Laranjal do Jari. Fala do novo
formato de realização de feiras do Sebrae nos municípios e agradeceu aos
conselheiros, parceiros locais, governo do estado, prefeitura e colaboradores,
pelo empenho e sucesso do evento.
Ele, estendeu os agradecimentos à
equipe técnica do Sebrae, pois reconhece o quanto se planejou e trabalhou para
chegar a esse resultado, com a presença maciça da população. “Desejo que esse
evento se perpetue por muitos outros anos e que mais empreendedores sejam
motivados a estar presente e fazer o seu progresso e assim contribuir com a
coletividade”, finaliza o presidente do CDE/Sebrae, Iraçu Colares.
O diretor-superintendente do
Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, ressalta a importância da feira para o
desenvolvimento da economia no município. “Me sinto muito feliz em estar junto
com a equipe do Sebrae, proporcionando a população e aos empreendedores a
oportunidade de mostrarem o seu negócio, a sua marca. O apoio do Conselho
Deliberativo do Sebrae e dos parceiros, foi fundamental para sairmos das
grandes estruturas e começarmos a espalhar eventos de forma consolidada nos
municípios. Tudo isso movimenta a economia e ajuda a gerar emprego e renda”,
disse o diretor-superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro.
Para ele, o evento conseguiu
gerar mais de 50 empregos diretos e indiretos. Parabenizou os diretores do
Sebrae, Marciane Santo e Marcell Harb, Prefeitura, Policia Militar, Corpo de
Bombeiros, CEA, Instituto Federal do Amapá (Ifap), Sindicato do Comércio
Varejista de Laranjal do Jari e as equipes que contribuíram para que o evento
acontecesse. “Tenho certeza que será um marco para os negócios e para a
população. Desejo que a feira continue sendo um passo para o avanço da economia
local”, declara o diretor superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro.
Feira
O tema da feira se sustenta em
três (3) eixos – Conhecimento, Exposição Mercadológica e Exposição
Gastronômica. O Conhecimento, se apresenta por meio de palestras e oficinas; a
Exposição Mercadológica, pela comercialização de produtos e serviços no setor
econômico local; e a Exposição Gastronômica, com comercialização de comidas e
lanches com referência na gastronômica local.
Campanha
Nesta
3ª edição foi dada uma atenção especial aos empresários/expositores com o
Lançamento da Campanha Legal é Comprar do Local, contemplando o 8º Objetivo de
Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata do tema Trabalho Decente e
Crescimento Econômico.
De
acordo com a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, o conceito da
Campanha Legal é Comprar do Local, é o desenvolvimento; induzindo a circulação
do dinheiro no município, que garante a geração de empregos diretos e
indiretos, e colabora com o crescimento econômico na região. Com a realização
da feira, organizada pelo Sebrae e parceiros, e de uma forma direta, aumenta o
consumo de produtos e serviços, e consequentemente o PIB do município.
“Essa
campanha está sendo lançada na Feira de Negócios do Vale do Jari, mas a
intenção, é que esteja presente em todas feiras de negócios nos municípios e
nas demais ações que o Sebrae desenvolve. O objetivo é valorizar o expositor e
empreendedor local e gerando relações de consumo e comerciais entre as pessoas
que moram na região escolhida para sediar um evento do Sebrae”, disse a
diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.
Capacitação
Além
disso, os 33 expositores da feira, estiveram presentes na capacitação
intitulada, Oficina Estratégia de Exposição em Feiras e Eventos. O objetivo, é difundir as ferramentas de marketing,
entre elas, cliente, mercado, consumidor, divulgação, e atendimento, para que o
empresário expositor, foque nas estratégias de atrair um maior número de
clientes possíveis para visitação no estande.
Ouvidoria
A
ouvidoria está presente na Feira de Negócios do Vale do Jari desde a primeira
edição com a missão de ampliar os canais de comunicação entre o Sebrae e o
cliente atendido. Com a interiorização nas ações da instituição, a ouvidoria
mune os dirigentes, com informações de qualidade, que podem traduzir as
necessidades e expectativas desse cliente.
No
primeiro dia de evento, a ouvidoria visita os expositores, deixando um cartão
de visita com os canais de comunicação e um formulário a ser utilizado e
explica a atuação da ouvidoria como canal de comunicação direta com o Sebrae.
Nos dois dias seguintes, os formulários são recolhidos com as manifestações dos
expositores para registro em sistema informatizado.
Nos
três dias de evento a ouvidoria realiza a distribuição de cartões e flyers com
seus canais de comunicação. Existe, ainda, o cliente que se manifesta
diretamente no formulário eletrônico na internet.
Todas
as informações colhidas são encaminhadas para os gestores da feira e na
sequência se transformam em um relatório disponibilizado para a diretoria do
Sebrae para a tomada de decisão.
Pesquisa
A
Pesquisa de Satisfação, por meio do Sistema E-cosmo, aplicada junto aos
expositores e visitantes na 3ª Feira de Negócios do Vale do Jari, tem o
objetivo de mensurar o nível de satisfação dos clientes e coletar sugestões de
melhorias para a realização dos próximos eventos do Sebrae.
No
universo de 712 participantes na pesquisa, o nível de satisfeito e muito
satisfeito foi 99,7%; e no universo de 24 empresas participantes, o nível de
satisfação foi de 100% de satisfeito e muito satisfeito.
Desfile
O
desfile de moda, é a grande atração na feira e acontece na área interna da
quadra. É uma estratégia e oportunidade de divulgação dos produtos expostos no
evento. É uma vitrine para as empresas apresentarem suas marcas. Na ocasião,
produzem os modelos com suas peças e acessórios. Os expositores estão
envolvidos diretamente na organização do desfile.
Estrutura
Preparada
para receber um público de até 20 mil visitantes, a estrutura montada é de
1.415 m²; O Salão de Exposição e Recepção possui 30 estandes, Palco Cultural e
a Exposição Gastronômica, com comercialização de pratos, lanches com referência
na gastronomia do município.
Parceiros
A
Feira de Negócios do Vale do Jari é uma realização do Serviço de Apoio às Micro
e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com a Prefeitura Municipal de
Laranjal do Jari (PMLJ) e Governo do Estado do Amapá (GEA).
Sebrae
A
Feira de Negócios do Vale do Jari é um evento anual do Sebrae. Nesta edição,
contou as presenças do presidente do CDE/Sebrae e da Faeap, Iraçu Colares;
diretor superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae,
Marciane Santo; diretor de administração e finanças do Sebrae, Marcell Harb;
procurador de justiça do município de Laranjal do Jari, Kaio de Araújo;
conselheiro suplente do CDE/Sebrae pela Federação do Comércio de Bens, Serviços
e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio/AP), Ladislao Monte; conselheira
titular do Sebrae pelo Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado
do Amapá (Iepa), Marlene Souza e o conselheiro suplente, Marcelo Carim;
conselheira titular do Sebrae pela Universidade Federal do Amapá (Unifap),
Sheylla de Almeida; conselheiro suplente pela Associação Comercial e Industrial
do Amapá (ACIA), Márcio André Borges; conselheiro suplente do CDE/Sebrae pela
Câmara de Dirigentes Lojistas de Macapá (CDL), Marcos Cardoso; conselheira
suplente do Sebrae pela Caixa Econômica Federal, Clemilson de Carvalho; e
conselheira suplente do Sebrae pelo Banco da Amazônia (Basa), Joana Emília
Lima; superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thallyta
Resende; chefe de gabinete da Prefeitura de Laranjal do Jari, Dalvaci Braga; gerente
do Banco do Brasil – Agência Laranjal do Jari, Juliano Caser; gerente da
Agência do Rurap em Laranjal do Jari, Adalberto de Oliveira; diretor da Rádio
Laranjal FM, Walmiro Souza e representando o Ifap, professor Enildo Elias.
A 3ª
Feira de Negócios do Vale do Jari, estava sob a coordenação da gerente da
Unidade de Políticas Públicas, Célia Almeida e os colaboradores Francinne
Bacelar, Thainá Peixoto e João Marcelo Dias; pelo Escritório Regional do Sebrae
em Laranjal do Jari, estava o coordenador Kléber Aguiar, e a colaboradora
Cleane Silva; a pesquisa de satisfação, estava sob o comando da gerente da
Unidade de Gestão Estratégica (UGE), Márcia Marinho, e da equipe de
colaboradoras Sandra Gama, Cleicy Leão e de vários colaboradores do Sebrae; a
Campanha Legal é Comprar do Local, coordenada pela Unidade de Administração
Financeira (UAF) e Unidade de Inovação e Competitividade (Unic), que estavam
representadas pelos colaboradores, Vanusa Collares, Rosiani Nery, Adélio
Junior, Isaac Andrade e Antônio Rosa; a Ouvidoria Institucional, estava
representada pela Ouvidora, Ester Resende; na Assessoria de Imprensa e
Cerimonial, representaram a Unidade de Marketing e Comunicação (UMC), as
colaboradoras Denyse Quintas e Beliza Alfaia; e na Unidade de Tecnologia, Informação
e Comunicação (UTIC), o apoio foi do colaborador Paulo Guimarães.
Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter:
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