O Seminário
Estadual Amapá Mais Simples realiza programação voltada a desburocratização
para o registro e legalização de empresas
Jamille Rosa
O
Sebrae no Amapá e o Governo do Estado do Amapá (GEA), realizam o Seminário
Estadual Amapá Mais Simples. Com 158 participantes, entre gestores públicos na
esfera federal, estadual e municipal, o evento reúne instituições envolvidas
direta e indiretamente no processo de abertura, alteração e baixa de empresas,
para discutir ações que promovam a simplificação e desburocratização no
ambiente de negócios, por meio da integração da Rede de Simplificação do
Registro e Legalização de Empresas no estado do Amapá (Redesim), em
conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
De acordo com o presidente do Conselho
Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE) e da Federação da Agricultura e
Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, a ação tem o objetivo
de discutir alternativas para desburocratizar o ambiente de negócios,
facilitando a vida do empreendedor, quando este se lança a regularizar a
empresa, junto a repartições a quem cabe esse serviço.
Lei Geral
O diretor
superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, reforça a importância da
Lei Geral e o quanto ela é fundamental para um ambiente mais favorável aos
negócios. “A Lei Geral fomenta o desenvolvimento e a competitividade da
micro e pequena empresa e do microempreendedor individual, como estratégia de
geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da
informalidade e fortalecimento da economia”, disse o diretor superintendente do
Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro
Amapá
Para o vice-governador do Estado do Amapá,
Jaime Nunes, tornar o estado mais simples, objetivo, prático e
desburocratizado, é o principal. “O seminário serve para aproximar o estado, as
prefeituras, e demais órgãos, para que assim seja possível obter mais resultado
na simplificação do processo de abertura de empresa”, disse o vice-governador
do Estado do Amapá, Jaime Nunes.
Segundo o deputado estadual, Max da AABB,
o Seminário Estadual Amapá Mais Simples é importante para o alinhamento de
informações entre os órgãos e identificação de alternativas que trarão
melhorias ao ambiente de negócios, e posteriormente projetos de lei, para
fomento do mercado local.
Economia
De acordo com o economista e coordenador
do gabinete do senador Randolfe Rodrigues, Charles Chelala, ao promover um
evento de desburocratização, o Sebrae faz juz ao slogan que defende, de
parceiro dos brasileiros. “É um momento essencial, pois, demonstra que
precisamos remover os entraves das burocracias que impedem o desenvolvimento
econômico e o empreendedorismo no país”, disse o economista Charles Chelala.
Municípios
O prefeito do município de
Tartarugalzinho, Rildo Gomes, conta que o seminário é significativo tanto pela
magnitude, quanto pelo que representa aos empreendedores. “Quando os processos
são simplificados, fortalece não só o estado do Amapá, como também os
municípios, e Tartarugalzinho não é diferente, precisamos discutir as
facilidades da formalização do negócio, para assim minimizar os problemas e
valorizar o nosso empreendedor”, disse o prefeito do município de
Tartarugalzinho, Rildo Gomes.
Programação
A programação no seminário contou com o
Painel Articulação e Governança; Palestra Resultado da Liberdade Econômica:
Experiência de Araguaína/TO; Apresentação da Redesim no Amapá; Painel
Integração da Rede de Simplificação; Apresentação do Sistema Fortaleza Online e
a Palestra sobre a importância do Microempreendedor Individual.
O evento ocorreu na
Sede do Sebrae em Macapá, na quinta-feira (22), das 8h30 às 16h. A ação contou
com as presenças do presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares;
diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro; diretora técnica
do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; diretor de administração e finanças do
Sebrae no Amapá, Marcell Harb; vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes;
deputado estadual, Max da AABB; diretora presidente da Agência Amapá, Tania
Maria; prefeito do município de Tartarugalzinho, Rildo Gomes; economista e
coordenador do gabinete do senador Randolfe Rodrigues, Charles Chelala;
presidente da Junta Comercial do estado do Amapá (Jucap), Gilberto Laurindo;
presidente do Conselho Regional de Contabilidade no Amapá (CRC/AP), Emílio
Sérgio; diretora adjunta do Super Fácil, Patrícia Silva; presidente da União
Brasileira de Municípios (Ubam), Leonardo Santana; consultora de políticas
públicas, Erlandia Pimentel; secretário da fazenda do município de Araguaína,
Fabiano Souza; secretário adjunto do governo na Prefeitura Municipal de Macapá
(PMM), Edvan Barros; assistente comercial da Empresa Brasileira de Correios e
Telégrafos (Correios), Ronaldo Monteiro; coordenador de empreendedorismo e
artesanato do Ministério da Economia, Fábio Silva; coordenadora geral do
Departamento Nacional de Registro (DNR), Anne Caroline; gerente da célula de
licenciamento da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente do município de
Fortaleza (Seuma), Camila Leite; Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar
do Amapá (CBM), Wagner Pereira; Assessora da deputada estadual Aldilene Souza,
Ana Guedes.
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