A parceria atende, principalmente, capacitação e orientação nas prefeituras, para uso e controle nos gastos públicos que atinge diretamente a atividade empresarial
Denyse Quintas
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e o Tribunal de Contas da União (TCU), estabelecem parceria de trabalho orientativo e assessoramento junto às prefeituras no estado. A iniciativa contempla diversos setores nas prefeituras e habilita profissionais com capacidade técnica.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Iraçu Colares, foi procurado pelo secretário do Tribunal de Contas da União no Amapá (TCU/AP), Edem Mendes Terra Júnior, para uma agenda institucional. “Junto a diretoria executiva recebemos numa visita de cortesia, o auditor do TCU que oferece os serviços do órgão de controle, para estar junto ao Sebrae nas atividades desenvolvidas no estado. Na ocasião, falou da referência positiva que tem da instituição”, disse o presidente do CDE, Iraçu Colares.
Na oportunidade, o diretor superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro, sugere assessoramento com orientação, preparação e qualificação de pessoal para os trabalhos que são realizados pelas diversas áreas nas prefeituras, para que avancem com normalidade.
O presidente do CDE/Sebrae, Iraçu Colares, declara a importância da parceria com o TCU, lembra que o Sebrae e o Sistema S, já têm o controle de contas, e a partir do momento que o TCU manifesta interesse de parceria com o Sebrae, na execução de trabalhos que já desenvolve ou o Sebrae oferece algum tipo de trabalho ao TCU, o entendimento é de credibilidade e respeito entre as instituições.
TCU
O secretário do TCU no Amapá, Edem Mendes Terra Júnior, exemplificou duas grandes questões que o Tribunal tem agido e que são importantes benefícios ao Amapá; o Aeroporto Internacional de Macapá e o Hospital Universitário, este último, já está com 75% da obra física concluída e pelo planejamento, era para estar ainda com 65%, mas o trabalho com a parceria do TCU está avançando acima das expectativas. No aeroporto, o TCU acompanha a empresa e aponta os ajustes.
“Não é um TCU que chega para punir, é um TCU que chega para conversar, avaliar e corrigir onde tem falha e que pode ser corrigido”, finaliza o presidente do CDE/Sebrae, Iraçu Colares.
O encontro entre dirigentes do Sebrae e TCU, ocorreu em Macapá, no gabinete do CDE/Sebrae, na última quinta (21), às 15h. Estiveram juntos o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Iraçu Colares; secretário do TCU no Amapá, Edem Mendes Terra Júnior; diretor superintendente do Sebrae. Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo; e o diretor de administração e finanças do Sebrae, Marcell Harb.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap