A FNQ aponta que o
Sebrae no Amapá cresceu 70 pontos em 2017 e obteve a média geral de 525 pontos.
Outro tema prioritário foi a nova Plataforma Digital que estabelece a atuação
do Sistema Sebrae num relacionamento com os empresários de pequenos negócios na
era digital
Denyse Quintas
O Sebrae Nacional reúne em Brasília
dirigentes da instituição de todo o país para eventos estratégicos de gestão e
atuação no Sistema, entre eles, reunião da Diretoria Administrativa; entrega do
Relatório da Avaliação Assistida do Programa Sebrae de Excelência na Gestão
(PSEG) e Reunião da Associação Brasileira dos Sebraes (Abase). Os eventos
ocorreram na sede do Sebrae Nacional, nos dias 4 e 5 de dezembro, das 9h às
20h.
De acordo com o vice-presidente nacional
da Abase e diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, a
importância da participação dos dirigentes na Reunião da Diretoria
Administrativa do Sebrae Nacional por ser um momento importante não só para o
Amapá, mas para o Sebrae de um modo geral porque é uma virada significativa na
atuação do Sebrae, principalmente na maneira de ver, ele sai de um atendimento
para um relacionamento com seus clientes que são os pequenos negócios, entrar
na área digital. O diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá,
Waldeir Ribeiro participou das discussões na reunião.
“Essa plataforma digital que está sendo
implantada e conduzida pela diretoria do Sebrae Nacional e toda uma equipe,
preocupa a todos os diretores em nível nacional, porque não é só a implantação
do sistema digital, precisa de uma base de apoio para tudo isso. Existe essa
preocupação principalmente para nós dos estados menores, que têm uma estrutura
menor, uma estrutura muito arcaica de base de Tecnologia da Informação (TI),
então esses eventos proporcionam uma discussão, onde compartilhamos nossas
dificuldades’, disse o vice-presidente nacional da Abase e
diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.
Ele, diz que todos os dirigentes conhecem
a importância de uma plataforma digital, mas não querem ficar de fora por falta
de estrutura de TI, e que a discussão é de participar, se envolver e mostrar
para o nacional que o processo não consiste em apenas virar uma chave, o que se
precisa é mudar a forma de negócio do Sebrae para que se possa entrar nessa
nova era de relacionamento com cliente.
PSEG
A entrega do Relatório de Avaliação
Assistida do Programa Sebrae de Excelência na Gestão (PSEG), é o resultado de
um acompanhamento feito durante 18 meses, pela Fundação Nacional da Qualidade
(FNQ) sob as diretrizes do Sebrae Nacional, onde monitorou todos os processos
gerenciais, a partir da implantação do PSEG cumprindo com o previsto de acordo
com as regras e realizar um histórico do que se faz na instituição.
“Todo esse trabalho, em termo de
processos, procedimentos, marcos regulatórios, indicadores, tudo isso é
analisado. E para nós, para o Amapá, foi muito importante porque houve um
conhecimento, um entendimento de toda a nossa equipe da importância hoje do
acompanhamento, participação e envolvimento de fazer tudo correto, tudo dentro
das regras”, explica o vice-presidente nacional da Abase e
diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.
Esse trabalho da FNQ mostra a necessidade
de se ter uma gestão de qualidade, pois o Sebrae precisa praticar antes de
instruir, “nós indicamos e falamos ao nosso cliente de pequenos negócios sobre
gestão, falamos sobre um atendimento de qualidade, e se nós não fizermos
também, não dermos o exemplo, não podemos exigir”, esclarece o vice-presidente
nacional da Abase e diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos
Alvarenga.
Ele relata que a entrega do relatório foi
excelente, que o Sebrae cresceu cerca de 70 pontos e passou dos 500 pontos em
uma avaliação de 1000, que é muito bom para a instituição. Parabenizou a equipe
da Unidade de Gestão estratégica do Sebrae no Amapá, composta pela gerente
Márcia Marinho e a analista do projeto Kelly Cardoso e a equipe que participa,
se envolveu e abraçou o PSEG dentro dessa atual gestão do Sebrae no Amapá.
Reunião da Abase
Na assembleia geral dos associados da
Abase ocorreu após a reunião da diretoria técnicae da diretoria administrativa
no Sebrae Nacional, onde os assuntos que foram discutidos foram rediscutidos na
Abase, e o que não concordam levam em outro momento para o nacional.
“Fizemos um balanço, uma avaliação de toda
a diretoria da Abase, essa diretoria começou em março deste ano, então fizemos
uma avaliação de tudo o que foi feito, dos ganhos que nós tivemos para o
Sebrae, porque a Abase discute a necessidade de cada estado, os nossos
problemas são levados para a Abase, e como ela tem assento no conselho
nacional, tem também o poder de estar com a diretoria do nacional, conversar,
articular e buscar realmente fórmulas de melhorar os atendimentos”, informa o
vice-presidente nacional da Abase e diretor-superintendente do Sebrae no Amapá,
João Carlos Alvarenga.
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