Promovido
pelo Sebrae, o Encontro Empresarial aconteceu num ambiente descontraído
e contou com ações que fortalecem a relação entre os empresários
participantes do Programa ALI
Andréa Maciel
O Encontro Empresarial
ALI e Jantar de Negócios reuniu na última sexta-feira (20), 122
empresários, atendidos pelo Programa ALI (Agentes Locais de Inovação)
que descobriram na experiência de sucesso do outro, a solução para
problemas identificados na própria empresa. O evento promoveu
integração, discussão, parcerias e networking.
Por meio da
metodologia Sebrae Mais, intitulada, Encontros Empresariais, os
empresários apresentaram problemas existentes nas empresas, como
dificuldade na gestão financeira, falta de proatividade, controle de
estoque e inadimplência, e os demais participantes propuseram soluções.
Esta troca de experiências permitiu estreitar o relacionamento e
resolver as dificuldades encontradas no cotidiano empresarial.
“Queremos mostrar a
importância de fazer diferente e ir além do esperado. O Encontro
Empresarial ALI e Jantar de Negócios, possibilitou a troca de
experiências, mostrou as boas práticas que deram resultado e que podem
resolver os problemas existentes em outras empresas. Juntos podemos
pensar em maneiras de inovar, mudar e crescer”, afirma o
diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.
Para
o diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Waldeir
Ribeiro, o evento é resultado do trabalho exitoso da equipe do Sebrae,
em especial dos agentes locais de inovação.
“O
ALI é importante por estar junto com o empresário, acompanhando de
perto as necessidades e dificuldades, auxiliando na identificação de
problemas e propondo soluções. Esta é a oportunidade de discutir,
debater, fazer grandes negócios e ampliar a rede de contatos”, declara o
diretor de administração e finanças no Sebrae, Waldeir Ribeiro.
A
coordenadora do Programa ALI, Lindeti Góes, avalia o encontro como um
sucesso, e superou as expectativas da organização, ao permitir que os
empresários se reconheçam como possíveis compradores e fornecedores uns
dos outros.
“Foi
um momento muito gratificante que atingiu os nossos objetivos. Queremos
que os empresários se reconheçam enquanto potenciais clientes e
potenciais fornecedores, e que eles comecem a estreitar as relações
comerciais para realizar grandes parcerias. A ideia é potencializá-los
para que percebam que podem adquirir um serviço ou vender a uma empresa
ALI”, explica a coordenadora do Programa ALI, Lindeti Góes.
Anfitriões
No
final do Encontro Empresarial ALI e Jantar de Negócios, 12
participantes se disponibilizaram para serem ‘empresários anfitriões’.
Por meio da Agenda de Visitas, eles recebem nas sedes das empresas, os
empresários que possuem problemas e apresentam boas práticas para
auxiliá-los a contornar a situação. Os encontros acontecem até o dia 1º
de novembro.
O
empresário, Lindomar Ferrreira, da Empresa Inova Dados, é um dos
empresários que aceitou ser um anfitrião. O problema que se propôs a
auxiliar é a falta de proatividade.
“Nos
oferecemos para ajudar as empresas com este problema, pois utilizamos
uma prática que trouxe bons resultados. Realizamos diariamente reuniões
internas, de 15 minutos, onde o colaborador segura um boneco que passa
de mão em mão. A pessoa detentora do boneco deve falar o que produziu
durante o dia, o que fará amanhã e se há alguma coisa atrapalhando as
atividades dela, e passa o boneco para o próximo colega. A metodologia
proporciona integração nas informações e os colaboradores sabem o que
está acontecendo na empresa e na equipe, gera proativdade, pois todos
percebem que precisam desenvolver novas tarefas e propor novas
soluções”, explica o empresário, Lindomar Ferreira.
A
empresária, Erlândia Pimentel, da Empresa Ágil Soluções Empresariais,
ajudará as empresas que possuem dificuldades com a gestão financeira.
Ela afirma que a maioria das micro e pequenas empresas possuem este
problema. Ela como contadora e consultora, acredita que pode ajudar.
“Atuamos diretamente com essa questão contábil e financeira, então nos
propomos a atender essas empresas para dar um norteamento à elas.
Ajudaremos, inclusive, na implantação dessa gestão, dando o passo a
passo de como o empresário vai executá-la para obter os resultados
esperados”, orienta a empresária, Erlândia Pimentel.
Resultados
No
dia 6 de novembro acontecerá o Encontro Complementar, com o objetivo de
apresentar os resultados obtidos após a Agenda de Visitas.
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