Entre elas, o Dia Internacional da Mulher,
onde as empresas do Programa ALI promovem ações criativas voltadas aos clientes
Andréa
Maciel
Ao
longo de seis (6) anos desde a implantação do Programa Agentes Locais de Inovação
(ALI), diversas empresas alcançam resultados positivos, por meio das ações
propostas pelo programa. Com
o objetivo de fomentar a cultura da Inovação Empresarial com ações que visam
a realização de projetos sociais, fortalecimento da relação empresa e
cliente, e disseminar boas práticas, o ALI é a principal solução de incentivo
junto às as empresas.
Dentre
as ações merecem destaque estão as que possuem datas comemorativas, pois
utilizam formas criativas de fortalecer a marca da empresa e o relacionamento
com os clientes, como é o caso do recente Dia da Mulher. Alguns exemplos desse
tipo de ação foram protagonizados pelas empresas: Vitare, ProMed, Ilux Store,
Arrazo, Salão Suellen Lago, Esmalteria D’Maria e João, Clinica Renovance,
Studio Sand Guimarães, Quitanda da Biju, Empório Garcia, Caverna Store e Xica
Loca.
A
Clínica Vitare, acompanhada pelo agente local de inovação Jackson Oliveira, que
prevê no Plano de Ação personalizado, atividades que visam o sucesso e a
inovação da empresa, como boas práticas perante a comunidade e os
colaboradores, criação de projetos sociais, entre outros. A comemoração alusiva
ao Dia Internacional da Mulher, se distribuiu brindes, apresentação musical e
sessão de beleza e maquiagem, é uma destas ações que promove a integração com
os clientes e colaboradores.
Já
a Promed possui um Plano de Ação que trata da implementação de um Programa de
Sustentabilidade, oferecendo serviços gratuitos de saúde durante eventos neste
formato. Para comemorar a data voltada para o público feminino,
disponibilizaram aferição da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa
Corporal e dicas de alimentação saudável no Amapá Garden Shopping.
De
acordo com o agente local de inovação, Jackson Oliveira, “os eventos realizados
em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, tem total ligação com o Programa
ALI, visto que uma das ações que compõem o Plano de Ação é baseando no tripé:
ambiental, econômico e social”, explica.
A
empresa Ilux Store também aderiu a ideia de homenagear as mulheres neste dia,
oferecendo uma demonstração de maquiagem para as servidoras do Sebrae e
minicurso de auto maquiagem no Encontro de Integração de Empresárias
participantes do Programa ALI, com sorteio de brindes das empresas presentes.
“A
ação realizada, tem ligação com uma das ações permanentes no plano de ação da
empresa, que é "Elaborar o planejamento anual de marketing", esta
ação envolve uma série de atividades para alavancar a divulgação da loja,
dentre elas a realização de eventos para as datas comemorativas mais
significativas”, explica a agente local de inovação Gabriella Montezuma Tabosa.
A
Arrazo participa do Programa ALI, há 3 anos e segundo, a agente de inovação que
acompanha a empresa, Suellen Macedo, com a Campanha Inverno 17 EMPODERADAS,
realizou uma ação voltada para ao empoderamento feminino em comemoração. A data
tão importante como o Dia da Mulher, apostando em marketing agressivo para
consolidar-se ainda mais no mercado local.
O
Salão Suelem Lago Hair, observa na realização de eventos relacionados a datas
comemorativas, em especial a data do Dia Internacional da Mulher, uma forma de
evidenciar a importância que a mulher tem no negócio. “Buscando a valorização
desta cliente, tornamos a marca mais forte e mais visível para,
consequentemente, atrair novos clientes e fidelizar os que já são da casa”,
relata a empresária Suelem Lago, que realizou o Coquetel Dia da Mulher,
Sorteios, promoções, brincadeiras e Show da Cantora Ariel.
A
Esmalteria D’Maria e João também é atendida pela agente de inovação, Suellen
Macedo e aposta no atendimento rápido e personalizado, materiais de higiene e
cuidados diferenciados, ampla variedade de cores e marcas de esmaltes, além de
um espaço aconchegante com Design Inovador.
A
Esmalteria foi parceira em diversos eventos promovidos pelas empresas em
comemoração ao Dia da Mulher. “Promover ações e eventos em datas comemorativas,
aumentam o relacionamento com os clientes e é de fundamental importância, não
apenas para aproveitar a sazonalidade da data, que reflete no faturamento, mas
também para criar laços mais estreitos de relacionamento, fator preponderante
para fidelização de clientes e atração de novos”, salienta a proprietária
Danúbia Passos.
A
Clínica Renovance, firmou parceria com o Studio Sand Guimarães e realizou o
evento Encontro de Beleza – Clínica Renovance, para que, juntas, ofertassem
serviços diferenciados para fidelizar e captar novas clientes. “Entre
conversas, palestras, brincadeiras, brindes e coquetel o objetivo é aproveitar as
vantagens das datas especiais para reunir clientes atuais e potenciais, levando
informações/conhecimentos e divulgando os serviços da empresa”, explica a
agente local de inovação Suellen Macedo.
A
Quitanda da Biju realizou o Dia da Mulher – Quitanda da Biju, com Oficina de
Turbantes, cuidados estéticos, sorteios e descontos especiais.
Outras
que apostam na integração, aproveitaram a data comemorativa para obter
resultados, foram as empresas Caverna Collectible Store e Xika Loka,
que realizaram um Mini Desfile Mês da Mulher, no Macapá Shopping. Houve o
sorteio de vários brindes aos expectadores e também a apresentação da cantora
Deize Pinheiro, voz e violão. A empresa é acompanhada pela Agente Crisane
Ramos.
O
Evento Empório Club, foi realizado pelas empresas Empório Garcia e D’Maria e
João, com coquetel, dicas de moda e sorteios.
Sebrae
no Amapá
Unidade
de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central
de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal
Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter:
@sebraeap
Facebook: /sebraeap