O
curso é uma iniciativa do Projeto Alimentação Fora do Lar
Andréa Maciel
O curso de Marketing na Medida
apresenta aos empresários do setor de alimentação a oportunidade de elaborar o
plano de marketing da empresa e apostar neste diferencial. Cada participante
recebe orientações do consultor de marketing do Sebrae, Aderilson Santos, para
traçar as metas necessárias para um plano de marketing de sucesso.
O plano de marketing
é considerado uma importante ferramenta e um guia que orienta a empresa a
estabelecer objetivos e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto
de venda. Trata-se de um instrumento fundamental para uma gestão mais eficiente
da empresa.
O proprietário da Capricho
Lanches, Nonato Costa entende que o marketing é o diferencial de uma empresa,
pois “por melhor que seja, um único serviço ou um excelente cardápio
dificilmente sustentará por muito tempo o sucesso de um restaurante ou
lanchonete. Todas essas ações são ditadas pelo marketing. Ele está em tudo o
que possamos implantar para vencer a concorrência, conquistar, fidelizar
clientes e ganhar o mercado”.
De acordo com a analista
técnica do Sebrae, Nelma Pires, na perspectiva da gastronomia, o marketing é
observado como apenas um detalhe, mas esse detalhe é tudo e acrescenta que a
crise fez o cliente ser mais criterioso. O “comer e beber” bem e em um ambiente
agradável nunca foram tão valorizados, pois o valor percebido é tão importante
quanto o adquirido. O entendimento das expectativas de cada cliente é o
que permeia todo o trabalho estratégico do marketing e ele é muito
importante para o sucesso no mundo dos negócios.
“Atualmente, a
gastronomia vai além da transformação de matérias-primas em pratos deliciosos.
No novo cenário econômico e das constantes mudanças de comportamento do
consumidor, os clientes estão cada vez mais exigentes e querem pagar por uma
experiência inesquecível, não somente um prato”, ressalta a analista técnica do
Sebrae, Nelma Pires.
O empresário Antonio Sousa,
proprietário do Restaurante e da Churrascaria Sarney acredita que os
restaurantes possuem grande leque de oportunidades para fazer marketing e por
isso não perde nenhuma chance de divulgar a sua marca. “Cuidar de cada detalhe
é importante, o cliente observa tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, e o
melhor, é que perceba os movimentos de melhoria e as inovações que estão ocorrendo
diariamente nas nossas empresas, desde o lançamento de novos produtos,
serviços, preços, instalações, tudo fala do modelo de negócio”, conta o
empresário Antonio Sousa.
Empresas Participantes
Participaram do curso
de Marketing na Medida as empresas: Delícia Saudável Bistrô, Restaurante
Sarney, Capricho Lanches, Oliver Pizza & Burger, Churrascaria Sarney, Cia
Paulista de Pizza, Katia’s Cestas, Top Lanche, Grupo Medeiros Ltda, Benoliel
Lanches & Pratos, Restaurante Shekinah.
O curso Marketing na
Medida aconteceu no período de 5 a 9 de setembro, das 18h às 22h, na sede do
Sebrae no Amapá, na sala Porto Grande. O investimento da capacitação foi de R$
50,00 reais.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e
Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800
570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap