Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Associação de Batedores de Açaí realiza palestras para fomentar atividade














A diretoria da Associação dos Batedores de Açaí de Macapá (Asbam) em parceria com o Sebrae busca unificar, fortalecer e qualificar a classe em Macapá

Andréa Maciel

Com o tema Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Açaí, o evento conta com a participação de representantes da Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Agência de Fomento do Estado do Amapá (Afap) e técnicos do Sebrae. A iniciativa é da Associação dos Batedores de Açaí de Macapá (Asbam) que visa aproximar a classe para qualificá-la e oferecer produtos de qualidade ao consumidor.

Criada em 2011, com o auxílio do Sebrae, a Asbam procura promover eventos para qualificar e capacitar os batedores de açaí. O secretário da Asbam, Valdemir Ribeiro, ressalta que o objetivo das palestras é conscientizar a classe sobre a necessidade de se qualificar e formalizar, dentro do aspecto legal, ambiental e jurídico.

“Esta é uma classe grande e em algumas situações pontuais, ela não é muito unida, mas houve uma eleição recente da nova diretoria e estamos buscando novos meios para agregar e tentar fortalecer mais a nossa união. Este evento é o pontapé inicial para esse processo”, garantiu o secretário da Asbam de Macapá, Valdemir Ribeiro.

A legalização dos batedores de açaí é um dos assuntos abordados durante o evento, visando tirá-los da informalidade e garantir que o açaí que chega na mesa do consumidor esteja nos padrões exigidos.

“Não há espaço no mercado para amadores, é preciso se especializar para desenvolver as atividades com competência. A formalização é uma ferramenta de extrema importância, pois garante que o empresário tenha seus direitos mantidos, entre eles, auxílio acidentes e doença, aposentadoria são assegurados a quem é legalizado”, explica o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.

As palestras tratam ainda das medidas de higienização que devem ser adotadas durante o processo de produção do açaí para evitar a proliferação da doença de chagas, formalização como Empreendedor Individual ou Microempresa.

O evento Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Açaí, ocorreu na última terça-feira, 13 de outubro, das 15h as 17h e faz parte das atividades do Projeto Fruticultura Açaí do Sebrae no Amapá. As inscrições foram gratuitas e aconteceram no momento do evento.


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

1 Comments: