Jorge
Abreu
O
1º Encontro do Serviço Automotivo no Amapá, acontece no Auditório de
Treinamento do Sebrae, em Macapá, na próxima segunda-feira (15), às 19h. O
evento é voltado aos empresários do segmento automotivo que fazem parte do
Projeto Reparadores de Veículos de Macapá e Santana, e tem o objetivo
disseminar experiências com as práticas que vem sendo adotadas por várias
empresas, como forma de aperfeiçoar os resultados, garantir a qualidade dos
serviços e obter maior rentabilidade no negócio.
Para
a gestora do Projeto Reparadores de Veículos de Macapá e Santana do Sebrae,
Ademilce Ataíde, a participação das empresas no cenário mercadológico é de
grande importância para o desenvolvimento do setor. “Nesse sentido, as
informações somam vantagens para as oficinas, sendo uma forma de lidar com
novas tecnologias”, explica a gestora do Projeto Reparadores de Veículos de
Macapá e Santana do Sebrae, Ademilce Ataíde, dizendo que, no evento, o
empresário monta e visualiza o quadro de evolução dos próprios empreendimentos
no mercado com o acompanhamento de inovação e soluções do Sebrae.
As
oficinas especializadas são de fato um nicho de mercado, mas que precisa ser
analisado cuidadosamente. As opções de segmentação são muitas. Na parte de
mecânica, por exemplo, as mais comuns são: câmbio automático, direção
hidráulica, injeção eletrônica (emissões de gases) e refrigeração
(ar-condicionado). Com relação ao undercar, os serviços predominantes são referentes
à suspensão em geral, alinhamento e balanceamento. Isso sem considerar as
oficinas exclusivas de funilaria e pintura.
Uma oficina para mulheres
No clima de diversidade de especializações, a oficina Meu Mecânico, localizada na cidade de Ceilândia (DF), atende exclusivamente mulheres. Sua fundadora, a empresária Agda Oliver, vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, resolveu abrir o empreendimento após ser enganada por um mecânico que incluiu peças que nem eram daquele modelo em seu orçamento. Agora, com faturamento de R$ 50 mil por mês, a empreendedora já projeta uma filial da empresa. Entre as estratégias para atrair as clientes está o vale-manicure, que permite que elas façam as unhas enquanto seu veículo é consertado.
Com
parceria do Sindicato da Indústria e Reparação Automotiva do Amapá (Sindrepa) e
Associação das Empresas Reparadoras do Amapá (AERA), o encontro conta com mesa
redonda sob a condução da consultora e coach, Geni Frota.
Serviço:
Sebrae
no Amapá
Unidade
de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central
de Relacionamento: 0800 570 0800
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Portal
Sebrae: www.ap.sebrae.com.br