O Amapá obteve
reconhecimento pelas práticas de disseminação no Modelo de Excelência na Gestão
|
Denyse Quintas
O Sebrae no Amapá recebe reconhecimento
nacional pelo trabalho de disseminação no Modelo de Excelência na Gestão (MEG),
método que proporciona melhorias nos processos da instituição. Entre os
destaques, a ‘Liga da Superação’; estratégia de endomarketing, criada em 2014,
para disseminar a consciência de melhoria contínua e busca pela excelência,
assim como, evidência, por meio de fotografia, da capacitação da equipe,
boletins informativos e produtos criados para consolidar o programa no estado.
Intitulado, III Workshop do Programa do
Programa Sebrae de Excelência na Gestão (PSEG), o objetivo do evento realizado
no Sebrae Nacional, em Brasília, estabelece parâmetros para as ações do
programa e entrega do Relatório de Autoavaliação Assistida (RAA) dos estados
que participam do PSEG – ciclo 2014.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, esse destaque trouxe um sentimento muito forte de superação nas limitações que a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) apresentava sobre a instituição. “Mostrou que cada minuto dedicado ao trabalho pela busca da excelência valeu apena, mostrou que não devemos desistir dos nossos objetivos e sonhos, mesmo quando muitas questões apontaram a mão contrária àquilo que acreditamos ser o certo para instituição”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.
Para o diretor de administração e finanças
do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, esse reconhecimento mostra que não importa
o quanto erramos, pois o erro faz parte do aprendizado. “O que importa mesmo é
o que conseguimos quando nos superamos. Esse momento foi um marco para o Sebrae
no Amapá, exemplo de força, entrega e superação”, declara o diretor de
administração e finanças do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.
Implementação
Inicialmente, existem resistências aos
novos processos nas organizações, as pessoas evitam participar, acham que é
trabalho extra, e que são programas sem continuidade. “Com o projeto de
endomarketing, com a grande colaboração dos coordenadores dos critérios do MEG
e da equipe estadual, com o forte apoio da diretoria e com injeção de motivação
constante, conseguimos reverter a situação, no caso, do Sebrae no Amapá,
finaliza a coordenadora do PSEG, Kátia Sarmento.
A instituição conseguiu envolver todas as
Unidades na visita de autoavaliação, com os especialistas da FNQ, que também,
tiveram um papel importante de cooperação que contribui para o sucesso no
Amapá.
O III Workshop do Programa do Programa
Sebrae de Excelência na Gestão (PSEG), ocorreu nos dias 4 e 5 de dezembro e contou com a
participação dos dirigentes do Sebrae no Amapá, diretor-superintendente, João
Carlos Alvarenga, diretor de administração e finanças, Waldeir Ribeiro, gestora
do PSEG, Kátia Helena Sarmento e a colaboradora apoiadora do PSEG, Thaís Viero.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação:
(96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br