Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Sebrae e Governo realizam aula inaugural do Projeto Jovem Descolado em Laranjal do Jari


O projeto capacita jovens com idade entre 16 e 24 anos e oferece 180 vagas, no município de Laranjal do Jari

Denyse Quintas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e o Governo do Estado do Amapá (GEA), realizam a terceira edição do Projeto Jovem Descolado, com aula inaugural ao público de Laranjal do jari. O evento acontece na Câmara de Vereadores do município, localizada Rua Liberdade, nº 884, Bairro Agreste; na quarta (14), às 16h.

As aulas inaugurais nos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque, acontecem nos dias 14 e 27, respectivamente. O projeto proporciona condições favoráveis aos jovens para que possam se qualificar e melhorar o currículo, visando desenvolver competências e habilidades que os levem a patamares mais elevados profissionalmente.

Capacitação

De acordo com o coordenador da Agência Sebrae em Laranjal do Jari, Kleber Aguiar, que se pronuncia em nome do diretor superintendente, Waldeir Ribeiro, faz referência na parceria com o GEA e na oportunidade privilegiada dos inscritos, em receber conhecimento.

Representando a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), analista de projetos, Thainan Santos, relata que o Governo e o Sebrae, oferecem aos jovens que fazem parte dos projetos sociais no estado, a oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho e encarar como desafio na construção pessoal e profissional.

A coordenadora do Superfácil em Laranjal do Jari, Milene de Oliveira, representa a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv), declara que o estado inicia um novo processo na capacitação dos jovens. “É a chance de pensar no mercado de trabalho com qualificação, quem achava que não tinha condições, agora tem, e tudo depende de cada um, pois tem 180 jovens na sala, mas tem 200 no cadastro reserva aguardando essa oportunidade”, declara Milene de Oliveira.

Representando a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Afrodescendentes, Natália Jucá, informa que tem recebido mensagens positivas dos participantes que já estão nos cursos, do Projeto Jovem Descolado, em Macapá e Santana. Finalizou motivando os jovens a concluírem os cursos e participarem da formatura em outubro.  

Programação

A programação da Aula Inaugural, do Projeto Jovem Descolado, em Laranjal do Jari, contou com a apresentação do projeto realizada pelo Sebrae e com a Palestra ‘Empreendedorismo Jovem’. Estiveram presentes, o coordenador da Agência Sebrae em Laranjal do Jari, Kleber Aguiar; representando a Sims, analista de projetos, Thainan Santos; representando a coordenadora do Superfácil em Laranjal do Jari, Milene de Oliveira, representa a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv); representante da Secretaria Extraordinária de políticas para Afrodescendentes, Natália Jucá e o consultor do Sebrae, Douglas Setúbal.

Memória

O Projeto Jovem Descolado, idealizado foi pelo Sebrae no Amapá em 2017, é o responsável pela gestão e execução das atividades, desde a articulação para viabilização de parcerias como construção de todo o processo metodológico do curso, inscrições, contratação e avaliação dos facilitadores, avaliação e acompanhamento dos cursos, controle durante as aulas e monitoramento pós-aulas por meio de pesquisas para alcance dos objetivos.

Sims

O projeto está sob a coordenação do Sebrae e GEA, por meio, da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims). Nesta edição, amplia o público, e atende jovens por demanda dirigida de políticas sociais, como indígenas, afrodescendentes, mulheres vítimas de violência e beneficiários dos programas Renda para Viver Melhor, Amapá Jovem e Passe Livre Estudantil.

Convênio

Na edição 2019, foi celebrado o Convênio entre o Sebrae no Amapá e o Governo do Estado, por meio, da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), sendo possível atender jovens ligados às políticas sociais governamentais, como indígenas, afrodescendentes, mulheres vítimas de violência e beneficiários dos programas Renda para Viver Melhor, Amapá Jovem e Passe Livre Estudantil.

Projeto

A execução do Projeto Jovem Descolado acontece de agosto a outubro em Macapá, Santana e Laranjal do Jari; e de setembro a novembro, em Oiapoque. Está dividido por módulo: 1) Marketing Pessoal e Coach de Carreira; 2) Relações Humanas, Atendimento ao Cliente e Negociações Eficazes; e 3) Oficina de Empreendedorismo, Novos Modelos de Negócios e Crescendo e Empreendendo. Os módulos serão ministrados por instrutores credenciados no Sebrae.

As aulas do Projeto Jovem Descolado iniciam neste mês de agosto, com carga horária de 110 horas/aula. No final da capacitação, ocorre a formatura; também é organizada pelo Sebrae e parceiros, o evento intitulado Balcão de Oportunidades, que consiste numa rodada de entrevistas e apresentação dos jovens às empresas, para possíveis contratações ou cargo reserva. A ação conta ainda com orientação empresarial.

Inscrições

As inscrições são presenciais. Em Macapá, são realizadas na sede do Sebrae – Centro de Educação de Empreendedora e nas secretarias extraordinárias vinculadas à SIMS (Rua Vila Nova, Nº 6, Centro) – Povos Indígenas (Sepi), Afrodescendentes (Seafro), Juventude (Sejuv) e Mulheres (SEPM).

Em Santana, na Agência Regional do Sebrae e Centro de Convivência Vitória Régia; e nos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque, nas agências regionais do Sebrae e Super Fácil.

Formatura

A formatura do Projeto Jovem Descolado, dos alunos de Macapá e Santana, acontece em Macapá, no dia 5 de outubro. Em Laranjal do Jari, no dia 19 de outubro e em Oiapoque, no dia 14 de novembro.



Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap

Compartilhar:

1 Comments:

  1. Este projeto é em todos sebrae da federação? Por exemplo na Paraíba

    ResponderExcluir