Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Prefeitura de Macapá adere ao Programa de Compras Públicas do Sebrae






A parceria entre Sebrae e Prefeitura de Macapá institucionaliza um novo programa de compras governamentais que promove o desenvolvimento local com a prática da licitação presencial e com empresas locais

Denyse Quintas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), estabelecem parceria para institucionalizar o Programa de Compras. O objetivo é promover o desenvolvimento local, por meio do poder de compras públicas com aplicação do tratamento diferenciado aos pequenos negócios sediados na capital do Amapá.

Segundo a gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida, por meio da parceria com a PMM, o Sebrae no Amapá, implanta a nova estratégia de Políticas Públicas e desenvolvimento territorial que contribuem com o fortalecimento dos pequenos negócios locais.

“Essa ação, deu início a nova forma de atuação da Unidade de Políticas Públicas (UPP/Sebrae/AP), na captação de receita própria junto aos gestores públicos. Essa contrapartida do município, será investida em diversas ações em prol das micro e pequenas empresas locais, como capacitação, orientação, consultoria, visando a participação nas compras governamentais”, disse a gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida.

PMM

O prefeito de Macapá Clécio Luís Vieira, declara que aceita de imediato a proposta do Sebrae referente o Programa. “Isso vai reforçar o que nós já estamos fazendo. Temos a experiência exitosa de uma Central de Compras e Licitação, que não é apenas uma central de licitações e sim, um órgão que procura fazer bons Termos de Referências (TR), editais com segurança jurídica, comprar bem e entregar bem”, declara o prefeito de Macapá Clécio Luís Vieira.

Ele, diz que quer aprimorar a governança no processo de compra ainda mais, pois, percebe que muitas empresas de foram vencem as licitações da capital, “não temos nenhum problema e nem somos contra as empresas de fora, a questão é que queremos incentivar o desenvolvimento local, queremos que as empresas locais sejam nossas fornecedoras, e para isso, teremos um portal em que iremos chamá-lo de Portal do Desenvolvimento, e no próprio site da prefeitura, criaremos uma série de mecanismos e ferramentas de compras, de precificação, de georreferenciamento das empresas locais, até mesmo de profissionais liberais nos ajudam a fortalecer a ideia e, na prática comprarmos mais de empresas locais, com isso gerando mais desenvolvimento”, explica o prefeito de Macapá, Clécio Luís Vieira.

Programa

De acordo com a gestora de políticas públicas do Sebrae, Francinne Bacelar, fomentar o desenvolvimento local por meio das compras públicas é uma estratégia de política pública mais eficiente. “É possível criarmos um ambiente legal, com maior segurança jurídica a administração pública e, ao mesmo tempo impulsionar a geração de negócios e competitividade das empresas na capital Macapá”, informa a gestora de políticas públicas do Sebrae, Francinne Bacelar.

Ela, ratifica que a Prefeitura de Macapá, estruturou a Central de Licitações, visando maior planejamento, desburocratização dos processos e ampliação do acesso ao mercado das micro e pequenas empresas. “E essa ação faz parte do reconhecimento adquirido no Prêmio Prefeito Empreendedor. Por esse motivo, o prefeito da capital demonstrou total interesse ao programa e confirmou a adesão na estratégia apresentada pelo Sebrae”, finaliza a gestora de políticas públicas do Sebrae, Francinne Bacelar.

A reunião estratégica de compra públicas para os pequenos negócios sediados em Macapá e de apresentação do Programa, ocorreu na sala de reuniões da PMM, nesta quinta (20), às 10h.  Estiveram presentes o prefeito do Município de Macapá, Clécio Luis Vieira; gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida; secretário especial de governadoria e recursos extraordinário (Segov), Jorge Pires; secretária de educação do Município de Macapá, Sandra Casemiro; gestora de políticas públicas do Sebrea, Francinne Bacelar e o consultor do Sebrae e especialista em compras públicas, Luis Pivovar.


Serviço/Sebrae:
Endereço: Avenida Ernestino Borges, 740 - Laguinho
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário