Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Festival Brasil Sabor recebe 20 mil pessoas no Sebrae
















Abrasel aponta que restaurantes comercializam 8.075 degustações e faturam em três (3) dias, aproximadamente R$ 180 mil reais entre alimentação e bebidas

Isabel Ubaiara 

Festival Brasil Sabor, apresenta os resultados na 14ª edição, que acontece na sede do Sebrae em Macapá. O evento exibe o tema – Original do Brasil e a Gastronomia das Cinco Regiões do País – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O festival é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel), Serviço de Apoio às Micro e pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Governo do Estado do Amapá (GEA) e Prefeitura Municipal de Macapá (PMM). 

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, é uma felicidade receber a população amapaense no Festival Brasil Sabor, um evento que foi um sonho em conjunto com a Abrasel e os parceiros.

“Mesmo sendo acostumado a outras edições, nós nos surpreendemos a cada ano e nessas surpresas, acredito na nossa equipe de trabalho do Sebrae e da Abrasel que são competentes e fazem com que esse sonho aconteça. São meses de planejamento, de ação e organização para que nós possamos oferecer um evento dessa magnitude e esse ano em especial, nós temos a presença dos produtores rurais, que geram a produção dos alimentos que chegam a nossa mesa; os chefs de cozinha que transformam esse alimento e o consumidor”, afirma o presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares.

Emprego

A 14ª edição do Brasil Sabor, gera 180 oportunidades temporárias de trabalho. Foram 20 stands com 4 colaboradores em média, nas funções de atendente e auxiliar de cozinha, recepcionistas, atendentes de caixa, artistas, equipe de som, montagem, manutenção, segurança, artesãos e decoração.

GEA

Para o vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes, esse é um momento muito importante na culinária amapaense, com a presença da população do estado, foram 3 dias de festival e 3 meses de trabalho para essa realização é assim que ocorrerá a transformação econômica no estado, com trabalho, mostrando competência e eficiência, como o Sebrae.

“Nós trouxemos grandes chefs nacionais e internacionais para que os nossos empreendedores no segmento da gastronomia pudessem crescer em nível de conhecimento, inovação e sabor, que é o que nós temos no cardápio do festival. São os resultados alcançados das outras edições que trazem a presença maciça da sociedade amapaense. Por esse caminho o Amapá vai avançar, no seu desenvolvimento e na melhoria de qualidade de vida”, disse o vice-governador, Jaime Nunes.

Sebrae

Para o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, a culinária amapaense faz parte do cardápio nacional e é referência no país, graças a um trabalho de vários anos e saber que o Sebrae contribuiu para esse legado é recompensador.

“É uma satisfação, o Sebrae participar mais uma vez da realização do festival com a certeza do dever cumprido. Esse sucesso se deve a união dos empresários e eu gostaria de agradecer a todos que estiveram presentes, expondo seus produtos e que aceitaram trazer pratos deliciosos e inéditos da cultura amapaense. É gratificante quando turistas vêm ao Amapá, visitam nossos restaurantes e saem com uma boa impressão da nossa culinária. ”, declara o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.

Abrasel

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel), Yukio Nagano, o festival é um marco divisor para as vidas dos profissionais da gastronomia, a 14ª edição traz inovação, competitividade e oferece a população um resgaste cultural, com a feirinha de artesanato, exposição dos produtos das Louçeiras do Maruanum (cultura amapaense centenária), feira de produtos do campo e o circuito gastronômico.

“Gostaríamos de deixar a população um legado especial e fortalecer nossa associação junto com os parceiros, porque nós sabemos que hoje o mercado competitivo traz muitas oportunidades e a união das instituições possibilita ao estado um desenvolvimento econômico muito melhor daqui para frente”, diz o presidente da Abrasel, Yukio Nagano.

Proposta

Com a proposta original do Brasil e a valorização da culinária nacional, os promotores do evento propõem um ‘tour gastronômico’ por meio da degustação de pratos com receitas inéditas, utilizando insumos e ingredientes das cinco (5) regiões do país, divididos em 20 receitas que vão desde os burguers, sobremesas e pratos sofisticados. O circuito gastronômico contou com a participação de 20 empresários nos 3 dias de festival. 

Restaurantes 

Representam a Região Norte – Restaurante Divina Arte; Restaurante Bom Sabor; Restaurante e Churrascaria Sarney; Soul Bistrô – Restaurante de Comida Saudável; Mayumi Sushi Delivery; Delivery Burger – Hamburgueria Artesanal.

Representam a Região Nordeste – Restaurante Dom Garcia; Restaurante Cantinho Baiano; Rustic Hamburgueria Artesanal; Kátia Buffet.

Representam a Região Centro-Oeste – Wanted Food Master – Hamburgueria Artesanal; Salviano Charcutaria; Chopp da Vovó; Japan Restaurante.

Representam a Região Sudeste – Sakaya Poker Bar; Royal Hotel & Gastronomia; Vó Katia – Confeitaria e Doceria.

Representam a Região Sul – Haus Bier – Chopp Artesanal e Costelão Gaúcho; Restaurante 313; Hamburgueria Kings Chef.

Festival

O festival foi realizado com cinco (5) eixos de atuação, entre eles, Tour Gastronômico (20 restaurantes apresentam pratos inéditos nos estandes); Cozinha Show (chefes de cozinha ministram oficinas com degustação e certificação); Feira de Produtos do Campo (apresentação e comercialização de produtos da Agricultura Familiar e Extrativismo); Feirinha de Artesanato (apresentação e comercialização de artesanato da centenária tradição das Louçeiras do Maruanum) e o Palco Tucupi (espaço da música MPB e MPA).

Nesta edição, o evento contou com as participações de chefs de cozinha renomados nacionalmente como o Chef André Barros, Chef Maurício Maia, Chef Valadares, Chef Isadora Bello Fornari, Chef Dahoui e Chef Flora, com apresentações de Aulas Show e uma variada programação cultural com música e a entrega do Prêmio Alcilene Cavalcante, melhores da gastronomia, no Palco Tucupi.

Prêmio

O prêmio ganha o nome da blogueira Alcilene Cavalcante, melhores da gastronomia, como forma de reconhecimento profissional no processo de gestão e promoção da gastronomia amapaense.

Resultado

O Festival Brasil Sabor premia 16 categorias, sendo elas, o vencedor da Categoria Melhor Restaurante – 313 Restaurante; Categoria Melhor Serviço de Bar no Amapá – Lótus Bar e Restaurante; Categoria de Lanchonete Destaque – Lanchonete Benoliel; Categoria Pizzaria – Bizzum da Pizza; Categoria de Culinária Oriental – Restaurante Japan; e na Categoria Hamburgueria – Boss Burguer.

Na categoria de Restaurante de Culinária Funcional, o prêmio foi para Soul Bistrô; a Osteria IL Giardinetto, venceu na categoria de Culinária Internacional; o prêmio na Categoria Churrascaria, foi para o Churrasco na Brasa; Categoria Doceria, o prêmio foi para Doce Brigaderia; Empório Café Postal, venceu na Categoria Cafeteria; o Restaurante Sagrada Família venceu na Categoria Restaurante à Quilo; Categoria Melhor Serviço de Franquia, o prêmio foi para Subway; Categoria Buffet, o vencedor foi Reginnis Buffet; a Gelateria Santa Clara, venceu na Categoria Sorveteria e na Categoria de Reconhecimento de Empresa Destaque na Culinária Regional, o prêmio foi para o Restaurante Dom Garcia.

Concurso

Com o tema Resgate da Culinária Amapaense, a 4ª edição do Concurso Chefs de Talento, reconhece o trabalho do profissional chef de cozinha no estado. O vencedor que recebe o título de Melhor Chefe de Cozinha do Amapá 2019, é a chef Geane Gomes, do 313 Restaurante, pelo Prato Cupim 313. 

Oficinas 

O Festival Brasil Sabor ofertou nos três dias de evento, seis (6) oficinas de culinária para crianças (Mini Chefs), com a participação de 120 crianças. As seis (6) oficinas da Cozinha Show foram ministradas por chefs das cinco (5) regiões do país, foram abertas e tiveram um público de 700 espectadores, desses, 270 com degustações gratuitas. 

Presenças

O evento ocorreu na Sede do Sebrae em Macapá, no período de 31 de maio a 2 de junho, das 18h às 23h. O festival contou com as presenças do presidente CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares; diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb; vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes; presidente da Abrasel, Yukio Nagano; secretária de Estado do Turismo (Setur), Rosa Abdon; diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), Paulo Brito; secretário de Estado da Comunicação (Secom), Gilberto Ubaiara; procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP/AP), Ivana Cei; blogueira, Alcilene Cavalcante; conselheiro suplente do CDE/Sebrae/AP e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio), Eliezir Viterbino; conselheiro titular do CDE/Sebrae/AP e representante da Federação das Entidades de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Amapá (Femicro), Raimundo Simão Batista.



Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário