Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Sebrae e Embrapa apresentam estudo sobre a produção de mandioca no Pirativa








A análise quantitativa e qualitativa é o início do processo de indicação de variedades de mandioca mais adaptada às condições climáticas e de solo nas regiões do Amapá

Denyse Quintas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promovem o fortalecimento da agricultura familiar, envolvendo os produtores de mandioca, por meio da troca de conhecimento e transferência de tecnologia. As instituições, apresentam as análises quantitativa e qualitativa de porte das plantas, peso das raízes, aspectos de resistências a pragas e doenças e teor de amido, na Comunidade de Pirativa no Maruanum, em Mazagão, no próximo sábado (27), às 8h.

As análises são apresentadas pelo pesquisador da Embrapa, Dr. Adriano Marini e reúne alunos da Escola Família do Cedro, produtores da Coopercedro e os colaboradores da Fazenda Bela Vista. O processo é gradativo e evolutivo, na busca da indicação de variedades de mandioca mais adaptadas as condições edafoclimáticas (climáticas e de solo) nas diversas regiões no Amapá, dentro de uma amostragem de 42 variedades plantadas, sendo 10 regionais e 32 de fora do estado. Após a conclusão das análises, os resultados serão disponibilizados ao público, por meio de seminário.

Sebrae

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, o Projeto Mandioca de Macapá e Mazagão, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Embrapa, resulta ao agronegócio, aumento da competitividade de pequenos negócios rurais no segmento da Mandiocultura, com gestão, inovação, serviços tecnológicos e oportunidades de negócios e o fortalecimento da cultura associativista e cooperativista.

“O Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Sebrae e Embrapa, tem resultado em ações de transferência de tecnologia sobre sistemas de produção, boas práticas na produção, treinamento das famílias de agricultores e de técnicos, multiplicadores das novas tecnologias apresentadas”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares.

Estudo

As instituições realizam estudo quantitativo e qualitativo, na Fazenda Bela Vista, desde 2017. Localizada na BR 156, passando pela Comunidade de Pirativa do Maruanum, no Município de Mazagão, a empresária Sandra Maria de Siqueira, implementou na propriedade, as soluções do Sebrae, entre elas, Cursos da Metodologia no Campo, Programa Sebraetec, Planejamento da Produção, e participou de Missão Empresarial (visitas técnicas fora do estado). 

Parceria

O objeto do Termo de Cooperação Técnica entre Sebrae e Embrapa integra esforços entre as instituições, para a execução de trabalhos de pesquisa agropecuária e transferência de tecnologia, concernentes a área de ‘Fortalecimento da Produção Agrícola do Estado do Amapá Através da Transferência de Tecnologias – AGROAMAPÁ’.

O objetivo é o desenvolvimento de atividades de pesquisa e Transferência de Tecnologia que visam o desenvolvimento da produção das culturas de Mandioca nos Municípios de Macapá, Santana e Mazagão, Horticultura Peri-urbana nos Municípios de Macapá e Santana, Fruticultura na Região Centro-Oeste do Amapá, Produção Sustentável de Grãos no Estado do Amapá e Avaliação dos Impactos Sociais e Econômicos do Projeto de Transferência de Tecnologias, os quais buscarão dar novas oportunidades para ampliar a produção e produtividade dos empreendimentos agrícolas existentes no estado, adaptando diversas tecnologias de produção à realidade local, com atividades previstas para os municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Cutias do Araguari, Itaubal, Porto Grande, Pedra Branca e Serra do Navio.  

No campo

Participam da Oficina de Avaliação/Dia de Campo, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares; o diretor de administração e finanças do Sebrae, Marcell Harb; e a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio no Sebrae (UAC-Agrin), Larissa Queiroz.


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Contato Empresária Sandra Maria de Siqueira – (96) 9 9154-0328
Contato Embrapa - Doutor José Adriano Marini – (96) 9 8115-9721

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário