Empreendedores rurais de Macapá, Porto Grande e Tartarugalzinho, buscaram se qualificar, aprimorar a gestão e fortalecer os negócios
Isadora Castro
Colaboração: Denyse Quintas
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), recebeu empreendedores rurais para capacitação no Programa Agente Local de Inovação - ALI Rural. O encontro ocorreu na sede da instituição em Macapá, na quinta (12), das 9h às 16h.
Para o gerente da Unidade de Agronegócio e Indústria do Sebrae (UAC–Agrin), Bruno Castro, os produtores rurais são parte fundamental na economia, pois são responsáveis pela produção de alimentos e com isso entregam valor de várias formas para todos.
“Sem alimento, a sociedade simplesmente não sobrevive, e os produtores rurais são parte essencial dessa base. Tudo começa pelo reconhecimento e pela valorização de quem produz o que chega à nossa mesa todos os dias. É fundamental valorizar esse esforço daqueles que enfrentam tantos desafios para garantir alimento de qualidade. Quero reforçar que reconhecemos essa importância e estamos muito dedicados a apoiar e fortalecer cada vez mais esse trabalho”, disse o gerente de Agronegócio e Indústria, Bruno Castro.
Encontro
Segundo o gestor do Programa ALI Rural, Erick Dias, o encontro contou com processos estratégicos para contribuírem na formação dos empreendedores agrícolas, de maneira que demonstrasse a efetividade da metodologia e aplicabilidade de acordo com a realidade do pequeno negócio rural.
“O programa conta com orientações para melhorar a gestão, redução de custos, sustentabilidade e organização da produção, elevando o potencial produtivo do pequeno e grande produtor agrícola”, informou Erick Dias.
Público
As inscrições para o Programa Agentes Locais de Inovação – ALI Rural, desenvolvido pelo Sebrae, foram gratuitas para produtores rurais. A programação ofereceu acompanhamento personalizado durante 12 meses, com foco no aumento de faturamento e redução de custos.
De acordo com o produtor e presidente da Associação dos Moradores, Agricultores e Piscicultores do Assentamento Governador Janary (Amap), Osiclei Tavares, o Sebrae fornece um atendimento excelente para ampliar horizontes do agricultor.
“A gente só tem a agradecer ao Sebrae. Desde a época do Projeto Produzir Brasil, tem nos incentivado, motivado e dado apoio, de fato e de verdade, para o fortalecimento da agricultura familiar na nossa comunidade, e é dessa época do Produzir Brasil e, graças a Deus, que nos atende com essa parceria”, disse o produtor, Osiclei Tavares.
Objetivo
O encontro teve como objetivo apresentar e obter a adesão do produtor rural ao Programa ALI, socializando as responsabilidades do campo agrícola, propor dinâmicas de trabalho e iniciar o Radar ALI Rural.
ALI
Os produtores rurais do Município de Porto Grande, são atendidos pela ALI Rural, Steffane Magalhães; no Município de Tartarugalzinho, pela ALI Rural, Pâmela Inajosa; e na capital do Amapá, Macapá, pelo ALI Rural, Mateus Alho.
O primeiro encontro do Programa Agente Local de Inovação - ALI Rural, contou com a presença da assessora técnica, Neirian Quadros, que na ocasião, representou a diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap
.jpg)
.jpg)