Sebrae e Transpetro preparam empreendedores amapaenses para atuar na indústria de óleo, gás e energia

0

 











O evento Café com Energia aproxima empresas locais das oportunidades, da política de compras e das exigências do setor

 

Isabel Ubaiara

 

A 1ª edição do Café com Energia reuniu mais de 100 participantes, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto, com especialistas, as tendências dos setores de energia, óleo e gás. O evento gratuito foi promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), em parceria com a Transpetro, subsidiária da Petrobras, e ocorreu na última sexta-feira (16), das 9h às 13h, no Auditório Campos do Laguinho, na sede da instituição. O encontro também apresentou a plataforma PetroSupply, iniciativa do Polo Sebrae Onshore, desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP).

 

Sebrae

 

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, destacou que o principal objetivo da primeira edição do Café com Energia é superar a falta de compreensão, por parte do empreendedor amapaense, de que ele também pode integrar a cadeia da indústria de óleo, gás e energia.

 

“O empreendedor começou a entender que tem capacidade de se adequar a esse momento que estamos vivendo. Se não plantarmos essas sementes agora, não colheremos os frutos mais à frente. Precisamos preparar as empresas e os pequenos negócios para que ocupem esses espaços. Existem milhares de oportunidades, mas é preciso se qualificar, manter o CNPJ regular e buscar as certificações necessárias para atender às exigências desse mercado”, afirmou Josiel Alcolumbre.

 

Para a superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, esta primeira edição do evento possibilitou que os empresários conhecessem de forma clara as demandas da Transpetro, os serviços contratados e as oportunidades disponíveis para fornecedores locais.

 

“O evento vai acontecer de forma recorrente, com temas diferentes, para que possamos construir novas capacidades, oferecer consultorias e atender as empresas de forma cada vez mais organizada. Esse é um momento muito importante para o Amapá, pois o conhecimento é fundamental para que possamos aproveitar, com as empresas do nosso estado, as oportunidades geradas pelo setor”, destacou a superintendente.

 

Transpetro

 

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, ressaltou que o setor de petróleo pode representar um verdadeiro divisor de águas para o desenvolvimento do Amapá, desde que o estado e suas empresas estejam preparados. Segundo ele, esse processo exige planejamento, qualificação e organização prévia.

 

Bacci alertou que, sem essa preparação, as oportunidades tendem a ser ocupadas por empresas e profissionais de fora do estado, reforçando a importância de iniciativas como o Café com Energia, que ampliam o entendimento sobre o sistema Petrobras e aproximam os empreendedores das exigências do setor. “O desenvolvimento do setor precisa ser responsável, com respeito às pessoas e com geração de oportunidades reais para a população local”, afirmou.

 

A atuação da Transpetro na Região Norte tem movimentado volumes expressivos de recursos e gerado oportunidades para fornecedores locais. Dados apresentados pela companhia indicam que, nos últimos quatro anos, foram contratados R$ 2,3 bilhões na região. Desse total, R$ 836 milhões correspondem a contratos de pequenos serviços, evidenciando um espaço significativo para a participação de micro e pequenas empresas e reforçando a importância da cadeia produtiva regional.

 

Governo

 

O vice-governador do Estado do Amapá, economista e professor Antônio Teles Júnior, apresentou um panorama econômico do estado e promoveu um diálogo com o público sobre o Projeto Amapá Águas Profundas, destacando a experiência da Guiana como referência e lição estratégica para o desenvolvimento econômico do Amapá.

 

PetroSupply

 

Ao final do evento, a gerente da Unidade de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae, Isana Alencar, e a analista Maria Nilda Oliveira apresentaram o Catálogo de Fornecedores da plataforma PetroSupply. A ferramenta tem como objetivo aproximar empresas compradoras e fornecedoras, de todos os portes, da cadeia de óleo e gás onshore e offshore, além de facilitar o acesso a informações estratégicas e às principais tendências do mercado.

 

Serviço

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap





Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top