Maria Cândida Ferreira
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá
(Sebrae) realizou o ‘Seminário de Economia Criativa - Mercado Criativo
Amapaense’, que reuniu empreendedores, artistas, produtores e agentes culturais
para debater inovação, identidade e sustentabilidade no mercado criativo local.
A programação ocorreu na sede da instituição, nesta sexta (21), das 8h às 13h,
e incluiu palestras e painéis com nomes amapaenses de referência e de outros
estados.
Segundo a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, a
economia criativa representa um setor estratégico para o desenvolvimento
econômico do estado. “Os músicos, artistas, profissionais da moda, do
audiovisual e dos games são empreendedores que movimentam a nossa economia.
Nosso papel é fortalecer esses segmentos com capacitação, conexão e visão de
mercado. O seminário cria pontes entre talentos locais e novas oportunidades
para gerar valor, renda e posicionamento para os negócios”, destacou a superintendente,
Alcilene Cavalcante.
A secretária de Cultura do Estado do Amapá, Clicia Di
Miceli, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para ampliar o alcance
do setor cultural. “A criatividade é um capital intelectual valioso que cada
artista carrega e transforma em produto. O Sebrae aposta nisso e fortalece o
estado ao impulsionar o empreendedorismo cultural. Quem está aqui colabora para
que nossos produtos circulem no mercado nacional e global. Seguimos unidos para
ampliar esse movimento”, declarou a secretária, Clicia Di Miceli.
Conteúdos
O seminário iniciou com a palestra do Polo de Economia
Criativa do Sebrae São Paulo/SP, ministrada pelo analista de programas e
projetos em economia criativa e especialista em gestão de negócios e inovação,
Diogo Tirbutino, que trouxe uma análise sobre o valor econômico da criatividade
e as oportunidades de negócios para o Amapá.
O secretário adjunto de Comunicação do Estado do Amapá
(Secom), Patrique Lima, apresentou caminhos para inovação cultural aplicada ao
setor público.
O Painel Do Som ao Sucesso, reuniu os compositores, Tomaz
Miranda, Joãozinho Gomes e Zé Miguel, que discutiram profissionalização,
circulação e modelos de negócios na cadeia musical, com mediação da secretária
da Cultura do Amapá (Secult), Clicia Di Miceli.
O compositor da Estação Primeira de Mangueira, Tomaz
Miranda, destacou a troca com o público amapaense. “Estou muito feliz de estar
aqui. Falamos de projeto de carreira, direito autoral e de todo o processo de
composição do samba-enredo. Vim conhecer mais da cultura amapaense e da
Amazônia Negra, e saio admirado com a riqueza daqui e com o jeito acolhedor do
povo do Amapá”, apontou Tomaz Miranda.
O Painel Criar, Vestir e Pertencer, debateu identidade,
autoria e sustentabilidade com Rejane Soares, Driko Peixoto, Lucius Vilar e
Igor Leal, sob mediação da pesquisadora Andreia França. Igor Leal, designer e
empreendedor da marca D' Samba, destacou a potência cultural do estado e a
conexão com o público local.
“Para mim, que venho da comunidade e aprendi a sentir antes
de criar, o Amapá é um dos estados mais potentes do Brasil. Estar aqui falando
sobre identidade, conhecimento e defesa cultural significa muito. A cultura
daqui tem uma força absurda, e eu encontrei uma parte dessa família criativa
também”, afirmou Igor Leal.
No Painel Corpos em Movimento, as empreendedoras da dança,
Letícia Paixão, Cleide Façanha e Tatiane Negrão, abordaram formação, mercado e
criação artística no Amapá, sob mediação da coreógrafa e bailarina do Sesc
Amapá Samanda Nobre
O Painel Cenas que Geram Valor, trouxe experiências de
produção, gestão e inovação com Josimar Sales, Rayane Penha, Jack Silva e
Rodrigo Souza, mediado pelo gerente de Educação Empreendedora do Sebrae, Maikon
Richardson.
No Painel Game Business: Criatividade, Tecnologia e Lucro, Leonardo Ferreira e Dr. Cristiano Max, discutiram tendências do mercado gamer e o potencial econômico do setor no Amapá, com moderação do jornalista, Gabriel Morais.
Realização
A iniciativa é uma realização do Sebrae, com apoio do Polo
de Economia Criativa do Sebrae de São Paulo/SP; Associação dos Músicos e
Compositores do Amapá (Amcap); Secretaria de Cultura do Estado do Amapá
(Secult), Secretaria de Estado da Comunicação do Amapá (Secom); Grupo de
Lideranças da Região dos Lagos, coletivos Modamazon; Zwanga Fashion; e Afro,
Serviço Social do Comércio (Sesc); Coletivo Gamedev Amapaense e Ministério da
Cultura (MinC), por meio da Secretaria Nacional de Economia Criativa.
Coordenação
O Seminário de Economia Criativa - Mercado Criativo
Amapaense, é coordenado pelo gerente da Unidade de Mercado e
Internacionalização (UMI), Rômulo Brasão; pelas analistas Thaís Tabosa e Kátia
Sarmento e pela assessora técnica Clara Vieira.
Serviço:
Sebrae no Amapá
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