Projeto LIDER Vale do Jari conclui atividades com entrega da Agenda de Desenvolvimento Regional

0

 

















O programa reuniu as lideranças do Vale do Jari para o desenvolvimento regional, a partir de políticas públicas que criam um ambiente sustentável aos pequenos negócios

 

Ana Yared

Colaboração: Fernanda Oliveira

 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) promoveu o VIII Encontro do Projeto LIDER Vale do Jari, evento que reuniu 40 líderes dos municípios Laranjal do Jari e Vitória do Jari/AP, e Monte Dourado/PA. O objetivo foi realizar a entrega da Agenda de Desenvolvimento Regional, construída no Vale do Jari, para expansão econômica com foco nos pequenos negócios. O encontro ocorreu na sede do Sebrae em Macapá, no dia 25 e 26.

  

A entrega da Agenda de Desenvolvimento Regional foi realizada no Auditório Campos do Laguinho, nesta segunda(25), das 18h às 22h. A programação também contou com a palestra ‘Turismo Ecológico Sustentável’, do biólogo e jornalista, Richard Rasmussen. 

 

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, as lideranças passaram por um processo de formação e conseguiram compreender a importância de ser presente durante toda a gestão.

 

“Então, essas lideranças a partir de hoje, depois de terem se formado por 8 meses, vão ser acompanhadas por mais alguns meses pelas equipes do Sebrae, serão traços fortes da gestão de vocês. Quando nós dividimos o Amapá em regiões é justamente para fortalecer aquela região, as microrregiões, e criar formas e mecanismo de ter um diálogo mais direto com quem representa a sociedade”, falou o presidente Josiel Alcolumbre.

 

O prefeito eleito de Laranjal do Jari, Tedy Maciel, disse que pensar no empreendedorismo também é essencial para esse desenvolvimento.

 

“O Sebrae é fundamental no sentido de pensar em setores do empreendedorismo, da agricultura familiar, em especial na infraestrutura, porque para desenvolver a região precisamos de uma infraestrutura adequada”, comentou o prefeito eleito, Tedy Maciel.

 

 

O prefeito de Vitória do Jari, Ary Duarte, explica que é fundamental a união dos municípios próximos para o desenvolvimento tornar-se real.

 

“Eu sei que Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Monte Dourado só irão se desenvolver se estivermos fortes no turismo e no empreendedorismo. Não existe estado forte se os municípios não estiverem fortes. Nós vamos ser fortes se estivermos fomentando, lutando para essas pautas, que são pautas modernas”, afirmou o prefeito Ary Duarte.

Segundo a gestora estadual do Projeto LIDER Vale do Jari, Deuzanira Brito, o programa dará continuidade nas ações com a realização de mais quatro (4) Fóruns em 2025. A segunda fase do programa iniciará a partir de fevereiro, e dará continuidade as ações programadas em 2024, conforme o planejamento da Agenda Regional.

 

“Os Fóruns têm o objetivo de promover a integração, a organização política e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão, de forma empreendedora e participativa, das políticas de interesse público e regional”, explicou Deuzanira Brito.

 

Segundo o consultor credenciado do Sebrae Nacional, Rômulo Rende, a agenda traz questões essenciais para a região, que serão desenvolvidas até 2034, a que o consultor dá destaque é o eixo de infraestrutura.

 

“O grupo vai trabalhar fortemente pela conclusão do asfaltamento das rodovias do território, além da questão da ponte. O sonho de todo líder que faz parte desse programa, é que o Amapá saia da situação de isolamento rodoviário em relação ao resto do país e os líderes querem ter participação ativa nessa importante medida de transformação”, evidenciou o consultor Rômulo Rende.

 

A moradora do Vale do Jari, Eunice Mineiro, líder do eixo de negócios rurais, relatou sobre o processo de construção da agenda.

 

“Buscamos desenvolver estratégias de desenvolvimento econômico, fugindo dos eixos que são já consolidados, como instituição pública e tudo mais, buscando estratégias que realmente possam trazer autonomia para o município de Laranjal do Jari. Agora é a etapa que vamos tirar isso do papel e fazer com que isso realmente aconteça na realidade dos cidadãos do Vale do Jari”, finalizou a líder Eunice Mineiro.

 

O Programa LÍDER está presente em mais de 800 municípios do país e foi implementado em 11 dos 16 do Amapá.

 

Metodologia

 

A Metodologia do Programa LIDER é nacional, constituída em oito (8) encontros e quatro (4) fóruns de acompanhamentos; os encontros contam com o momento ‘Gente Que Faz’, que na ocasião, serão apresentadas histórias de boas práticas desenvolvidas em outras localidades, que se tornaram caso de sucesso. O LIDER acontecerá em três (3) fases, sendo – a Fase de Fundação, com a identificação do território e das lideranças; a Fase de Construção, onde o grupo estrutura, coopera e constrói a Agenda do Desenvolvimento Regional; e a Fase de Aplicação, quando o grupo se institucionaliza e implementa as estratégias definidas.

 

Coordenação

 

O Programa LIDER do Sebrae no Amapá, é coordenado pela gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT), Célia Cardoso e pela gestora estadual, Deuzanira Brito.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): =

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top