Programa Jovem Descolado promove formatura de 50 participantes em Pedra Branca e 150 em Santana

0

 













Formatura é o ponto de partida para inserção dos jovens no mercado de trabalho

 

Ana Yared

 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e o Governo do Estado do Amapá (GEA) junto à Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) e a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), realizaram a formatura do Projeto Jovem Descolado, nos municípios Pedra Branca do Amapari, que ocorreu na Escola Estadual Professora Maria Helena Cordeiro, no dia 5 de setembro, às 18h; e em Santana, que ocorreu no Cine Teatro Silvio Romero, no último sábado (14), às 18h.

A diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras, destacou a importância da formatura para os jovens. “É gratificante para o Sebrae Amapá capitanear um projeto como esse, um projeto que transforma vidas, que auxilia pessoas responsáveis pelo futuro e pelo presente. Esses jovens têm um poder gigantesco de transformação. A gente tem certeza que muitas empresas participarão dessa jornada de conhecimento pela qual os jovens passaram”, declarou a diretora Suelem.

 

GEA


O governador do Estado do Amapá, Clécio Luís, falou da potência que o programa traz para a economia. “Estou muito honrado de estar aqui, fiz questão de participar pela beleza, pelo conteúdo e pela potência que é esse programa, pela parceria do Sebrae com o Governo do Estado e a Secretaria da Juventude. O que o Programa Jovem Descolado faz é colocar o jovem para sonhar alto com o pé no chão, fazê-lo saber que pode crescer, prosperar e se desenvolver, ajudar pessoas, mas com conhecimento a partir da capacitação”, disse o governador Clécio Luís.

 

Segundo a secretária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv), Priscila Magno, o Sebrae tem feito muitas mudanças na vida dos jovens através do programa. “Nós agradecemos ao Sebrae Amapá por todo o acolhimento a nossa juventude, essa parceria com o governo do estado tem transformado realmente a vida de muitos jovens amapaenses. O jovem descolado é muito mais do que um curso de empreendedorismo, este projeto tem causado mudança de mentalidade que impacta vidas muito além do que podemos mensurar”, disse a secretária, Priscila Magno.

 

Alcance

 

Com expansão do treinamento pelos municípios do Amapá, a formatura do Projeto Jovem Descolado em Pedra Branca do Amapari, contou com as presenças da titular da Sejuv, secretária Priscila Magno; secretário Municipal de Juventude de Pedra Branca do Amapari, Binho Santana; diretora da Escola Estadual Professora Maria Helena Cordeiro, Márcia Santos; e com a coordenadora de Apoio do Centro de Referência do IFAP de Pedra Branca do Amapari, Jacklinne Matta. Foram formados 50 jovens, de 17 a 29 anos, que se capacitaram em habilidades e comportamentos para o mercado de trabalho e empreendedorismo.

 

A formatura de Santana, contou com as presenças da diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras; do governador do Estado, Clécio Luís; e da titular da Sejuv, secretária Priscila Magno. Foram formados 150 jovens.

 

Formando

 

O formando Luiz Tiago Sampaio, do município de Santana, relatou a experiência com o curso. “O Jovem Descolado para mim, foi uma grande oportunidade de adquirir conhecimento e aprendizado, mas não só adquirir conhecimento e aprendizado de forma comum; foi uma forma divertida, agradável, foi divertido estar em sala de aula. Estamos saindo daqui renovados, hoje posso dizer que sou uma nova pessoa graças ao Sebrae e o Governo do Estado do Amapá”, afirmou Luiz Tiago Sampaio.

 

A oradora Dhessica Fernandes, do município de Santana, destacou o papel do Sebrae em despertar o espírito empreendedor dos jovens. “Falar do curso traz muitas memórias boas, a gente tem um sentimento de gratidão porque é muito satisfatório ver o quanto evoluímos como pessoa. Então o Sebrae vem mostrando que nós somos fortes, que nós somos liderança e que os jovens podem e devem trazer para Santana, para o Amapá e para o mundo inteiro nossa garra e coragem”, destacou Dhessica Fernandes.

 

Projeto

 

O Projeto Jovem Descolado tem como objetivo capacitar jovens com idade de 17 a 29 anos, para ampliar o nível de empregabilidade e de empreendedorismo, além de criar oportunidade para o desenvolvimento de competências e comportamentos para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho e/ou para abertura consciente de novos negócios.

 

Em 2023, o Projeto Jovem Descolado foi reconhecido pelo Sebrae Nacional, como uma Solução Nacionalizada e está disponível para utilização de todos os estados, no Sistema Sebrae, por meio do portifólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

 

O projeto já formou mais de 3 mil jovens, nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jarí, Porto Grande, Oiapoque e Pedra Branca do Amapari.

 

Capacitações

 

As capacitações acontecem num período de 120h, no qual os jovens são estimulados a desenvolver diversas competências com aulas dinâmicas, atividades práticas e trabalhos em grupo. Em 2024, foram formadas 18 turmas, entre elas, 10 em Macapá, 6 em Santana e 2 em Pedra Branca do Amapari, beneficiando um total de 450 jovens. Esta foi a primeira vez em que o projeto atendeu de forma exclusiva alunos do terceiro ano do ensino médio, que são estudantes da Escola Estadual Mário Quirino da Silva.

 

Coordenação

 

O Projeto Jovem Descolado, é coordenado pelo gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Maikon Richardson; e pela gestora do Projeto Jovem Descolado, Thaís Almeida.

 

Parceiros

 

São parceiros na realização da Formatura do Projeto Jovem Descolado, Sebrae, GEA, por meio da SEAS e Sejuv.

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top