O evento
representou uma importante oportunidade para fortalecer as relações comerciais
e criar novas parcerias entre os territórios do Amapá e a Guiana Francesa
Brenda Pires
O Serviço de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com Governo do
Estado do Amapá (GEA) promoveram Seminário de Oportunidades Amapá - Guiana
Francesa e Rodada de Negócios Internacionais na 53ª Expofeira Agropecuária do
Amapá. A iniciativa tem como objetivo apresentar vendedores e compradores em
reuniões para criar perspectivas comerciais entre o Amapá e Guiana Francesa,
incentivar e oportunizar parcerias internacionais. O evento ocorreu no pavilhão
do gabinete do governo, na 53ª Expofeira do Amapá, na última quarta (5), das
18h às 21h30.
Segundo o
presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, em exercício, Jurandil Juarez, o
encontro reflete a profundidade das relações comerciais que já se estabeleceram
entre as duas regiões.
“O Sebrae
traz uma vasta experiência nesse tipo de evento. Contamos com a presença de
moderadores especializados que orientam as discussões e facilitam as conversas,
o que frequentemente resulta em acordos comerciais bem-sucedidos. Estamos
confiantes de que estas rodadas de negócios serão mais um passo significativo
para fortalecer ainda mais nossas parcerias e explorar novas oportunidades”,
disse o presidente Jurandil Juarez.
Rodada
A Rodada de
Negócios é um encontro entre fornecedores e compradores com ofertas e demandas
afins. Trata-se de um instrumento de marketing dinâmico que promove a
aproximação entre empresas com a realização de eventos pontuais. Durante as
rodadas, são agenciados encontros de negócios que têm a finalidade de estimular
parcerias e despertar o interesse comercial comum por meio do intercâmbio entre
empresários. Esses eventos têm o potencial de criar oportunidades para as
empresas participantes.
As rodadas
costumam durar um dia, no qual são promovidas reuniões de negócios entre
empresários, com suas demandas e ofertas, de maneira a facilitar novos
contatos. Assim, cada empresa participante apresenta seus produtos e serviços,
conduzindo as reuniões de maneira direta e objetiva.
“A gente tem
trabalhado um ano e meio para esta aproximação, com avanços na questão de
facilitação da entrada de pessoas e circulação de veículos. Temos feito
conquistas importantes ao longo desse um ano e meio construindo um horizonte
importante”, declarou o secretário de Relações Internacionais e Comércio
Exterior, Fabrício Penafort.
Compradores
Os
compradores que participaram da Rodada de Negócios Internacional foram as
empresas da Guiana Francesa, Sinnamary Aquatic Resources; Solicaz; Delices de
Guyane; Bom Ti Kote; e Strat’ehm.
De acordo com
o 13º vice-presidente da Coletividade Territorial da Guina Francesa – na pasta
do desenvolvimento econômico e turismo e presidente do comitê de turismo da
Guiana Francesa, Jean Luc Le West, o encontro é uma oportunidade crucial para
aprofundar a colaboração entre a Guiana Francesa e o estado do Amapá. Ele
destacou que o programa visa explorar as oportunidades de desenvolvimento e
fortalecer as relações econômicas entre as duas regiões.
“Este
encontro é a chance perfeita para consolidar nossas parcerias e definir como
nossas indústrias podem se complementar para criar uma sinergia duradoura.
Estamos comprometidos em transformar as discussões em ações concretas e em
desenvolver métodos de trabalho que guiarão nossos esforços conjuntos.
Acreditamos que, ao unir nossas forças, poderemos explorar plenamente as
oportunidades que nossas economias oferecem”, afirmou Jean Luc Le West.
Vendedores
Os vendedores
que participaram da Rodada de Negócios Internacional foram as empresas,
Bactolac; Econutri; Agro Matapi; Sítio Haddock; Elielton Piscicultura;
Amazonly; Unit Carbon; Vó Jacira; Aspa-PG; Frete Conecta; Amazonbai; No Pico;
AmazWood; Lampamazon Amapá; Engenho Café e Açaí; Dona Dulce; Empório Shekinah;
Cunani Cacau; Sítio Recanto do Lago; Império Tour; Empreendimento Flor da
Samaúma; A Amazona; Tumucumaque Turismo; Imobiliáre e Cooperfox.
“É muito bom
conectar com pessoas interessadas em disseminar os negócios e inovação que a
gente está produzindo aqui no estado. Conectar com nossos companheiros,
vizinhos e a partir disso, conectar com o mundo”, ressaltou o diretor comercial
da empresa Amazonbai, André Badaró.
Seminário de
Oportunidades Amapá - Guiana Francesa e Rodada de Negócios Internacionais,
contou com a presença do presidente do Conselho do Sebrae, em exercício,
Jurandil Juarez; o secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior,
Fabrício Penafort; - o 13º vice-presidente da Coletividade Territorial da Guina
Francesa – na pasta do desenvolvimento econômico e turismo e presidente do
comitê de turismo da Guiana Francesa, Jean Luc Le West; diretor do Departamento
de Inovação, Investigação e Desenvolvimento Territorial Digital (Dirant) do
CTG, Marc Sagne.
Coordenação
O Seminário
de Oportunidades Amapá - Guiana Francesa e Rodada de Negócios Internacionais, é
coordenado pelo Sebrae, por meio da gerência da Unidade de Soluções Inovadoras
e Competitivas do Sebrae, Bruno Castro; e pelo gestor de Acesso a Mercados,
Rômulo Brasão; pelo secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior
do Estado do Amapá, Fabrício Penafort e a técnica Larissa Diniz.
Serviço:
Sebrae no
Amapá
Unidade de
Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de
Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de
Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog:
www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal
Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube:
/sebraeamapa
Twitter:
@sebraeap
Facebook:
@sebraeap
Instagram:
@sebraeap