O curso destinado a empresas e profissionais que atuam no segmento do açaí ou querem empreender como um novo produto de sucesso da Amazônia
Brenda Pires
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com a empresa Flor de Samaúma promovem o Curso Teórico e Prático da Bebida Fermentada Açaí Tinto. O objetivo é oportunizar uma nova geração de renda, promover a verticalização do mercado e produção do açaí. A capacitação acontece na sede da instituição, no prédio da Educação Empreendedora, Sala 1, nesta quarta (24), das 14h às 17h.
Segundo a gestora do Projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva - Açaí do Amapá, Albanize Colares, a iniciativa vai fomentar o crescimento de renda, emprego e gerar novas oportunidades de desenvolvimento dentro da cadeia produtiva do açaí.
“Esta é uma turma inédita, composta por três módulos diferenciados, nos quais os participantes vivenciam a experiência única da feitura do açaí tinto da Amazônia. Este momento é uma oportunidade especial para expandir o potencial econômico da região”, disse a gestora Albanize Colares.
O empresário João Alberto Capiberibe, que ministra o curso, destacou que está fazendo uma transferência de conhecimento, experiência e tecnologia, no processo de fermentação da polpa do açaí.
“Estamos ensinando as pessoas a produzir em casa o vinho artesanal feito do açaí. A grande surpresa para todo mundo, é que a partir da polpa do açaí, é possível produzir uma grande diversidade de sabores de um fermentado que se assemelha muito ao vinho de uva, e eu tenho certeza que os nossos participantes da aula de hoje, ficaram surpreendidos com as possibilidades da nossa biodiversidade e o açaí é um fruto de origem amazônica muito semelhante as uvas tintas, na sua composição físico-química é quase impossível de separá-los”, explicou o empresário João Capiberibe.
Atividades
O Curso Teórico e Prático da Bebida Fermentada Açaí Tinto conta com três módulos, sendo que o segundo módulo será prático. Na aula prática, os participantes receberam a receita base de como compor a mistura de açaí, açúcar, água e levedura (denominado mosto), cada participante recebe um fermentador de 20 litros para praticar em casa.
“Me interessei pelo curso, pois busco conhecer o que esse produto pode nos oferecer de melhor, além do que a gente já conhece, a roupa e o fruto que a gente tanto gosta. Com esse conhecimento, pretendo produzir um vinho caseiro e futuramente degustar isso com os amigos, com os colegas e fazer valorizar cada vez mais o nosso açaí aqui da Amazônia”, finalizou o participante, Gilberto Almeida.
O 2º Módulo do Curso Teórico e Prático da Bebida Fermentada Açaí Tinto, acontece na sede do Sebrae – Sala 1 da Educação Empreendedora, no dia 26 de agosto, das 14h às 17h.
Coordenação
O Curso Teórico e Prático da Bebida Fermentada Açaí Tinto é coordenado pela gerente da Unidade Atendimento Coletivo – Agronegócio e Industria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz; e pela gestora do Projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva - Açaí do Amapá, Albanize Colares.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap