O objetivo é aumentar a capacidade hoteleira nos municípios oferecendo aos turistas uma alternativa de hospedagem mais acolhedora, autêntica e personalizada através da hospedagem domiciliar
Karla Marques
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) lança o Projeto Cama e Café, nos municípios de Mazagão e Pedra Branca do Amapari.
O projeto, é uma classificação do Ministério do Turismo, que desenvolve a hospedagem familiar nos municípios, envolvendo a comunidade local, proporcionando a geração de renda e crescimento econômico, social e cultural. O trabalho está sendo realizado em parceria com as prefeituras dos municípios.
A diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras, destaca a importância da parceria entre as instituições para que o projeto alcance novas famílias nos municípios.
“O Sebrae agradece muito a parceria com o município, pois é fundamenta que as prefeitura e as pessoas responsáveis, se engajem juntamente com o Sebrae, para que esse trabalho que está sendo realizado com o lançamento do projeto nessas residências, possa se expandir e alcançar outros lares”, destacou a diretora Suelem.
Ao todo 4 residências passam a fazer parte do projeto a partir de agora. Para participar, as famílias selecionadas passaram por um mapeamento, e receberam orientações e capacitações sobre o papel do anfitrião e como atender os turistas.
“O Sebrae realizou visitas técnicas aos municípios de Mazagão e Pedra Branca do Amapari, para identificar as potencialidades turísticas, mercado e viabilidade do projeto”, esclareceu a gestora do Projeto Hospedar no Meio do Mundo do Sebrae, Rosiani Nery.
A consultora de Turismo do Sebrae Tocantins, Ana Rubia, esclareceu os benefícios do ‘Cama e Café’ e o diferencial em relação as hospedagens normais.
“O Café e Café faz parte do sistema brasileiro de classificação dos meios de hospedagem, ele oportuniza que as residências possam se abrir para hospedar os turistas e isso é muito interessante para que a comunidade se envolva e aqueça a economia local. O morador abre as portas da sua residência para receber o turista e ali ele vai ter a oportunidade de vivenciar toda riqueza, toda beleza, toda cultura daquele município. A gastronomia, o artesanato, e a cultura Local”, explicou Ana Rubia
O Cama e Café tem parceria com o Projeto Tecendo Arte do Sebrae no Amapá. “Essa parceria possibilita a inserção do artesanato local nas residências, onde os proprietários promovem a cultura regional com a valorização dos artesãos do próprio município”, destacou a gestora do Projeto Tecendo Arte, Alessandra Martins.
Mazagão
O Cama e Café, é um tipo de hospedagem familiar, onde o proprietário que tem em sua residência quartos sem ocupação, alugam o imóvel para visitantes e turistas, com benefícios do café da manhã.
O casal José Samuel Almeida e Helenita Duarte, que já alugavam dois cômodos de sua residência para visitantes aderiram ao projeto e foram orientados a receber bem os turistas e a otimizar os serviços oferecidos. Helenita falou da expectativa com o lançamento do Cama Café em sua residência.
“Com o lançamento do Projeto Cama e Café na nossa residência. Nós nos sentimos ainda mais motivados a receber ainda mais os nossos turistas e o nossos visitantes, de forma gentil e com o melhor que nós podemos oferecer”, ressaltou Helenita.
A diretora-presidente da Fundação municipal de Cultura e Turismo de Mazagão, Andréia de Paula, agradeceu a parceria com o município. “Nesse momento só temos a agradecer ao Sebrae pela parceria por trazer esse projeto para o nosso município. O projeto é de suma importância para nós. Além de trazer uma nova modalidade de hospedagem, está orientando os nossos empreendedores que já atuavam com esse tipo de modalidade, e que agora estão capacitados e orientados sobre a maneira correta de atuar e de atender aos clientes”, declarou Andreia de Paula.
Pedra Branca do Amapá
A partir de agora o município ganha três (3) novas possibilidades de hospedagem por meio do Projeto Cama e Café.
“Achei a minha cara esse projeto e resolvi embarcar nele junto com o Sebrae, e é um projeto que deu certo e tenho certeza ainda vai dar muitos frutos pra nós”, comentou seu Edielson Oliveira, um dos moradores contemplados pelo projeto.
O secretário de Educação do município, professor Carlos Medeiros, participou do Lançamento, representando a prefeita Beth Pelaes.
“É muito importante para o município estar recebendo o Sebrae com esse projeto que vai agregar ainda mais valor para o empreendedorismo de Pedra Branca, no setor da hoteleira, que vai possibilitar aos nossos moradores estar recebendo os turistas nas suas casas, no aconchego da residência. O Sebrae está novamente inovando, trazendo a sua equipe, capacitando, fazendo com que o município possa ter essa visão de empreendedorismo para prosperar tanto na economia, como também na área do turismo dentro do município”, finalizou o secretário.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap