Sebrae instala Ecopontos para coleta de vidro no Centro de Macapá

0

 

 
 






Iniciativa visa instituir a política de sustentabilidade na capital, conscientizar a população sobre a importância da destinação correta das garrafas e potes de vidro, reciclagem e empreendedorismo

Karla Marques

Colaboração: Denyse Quintas

 
A partir de agora o centro de Macapá conta com pontos exclusivos para coleta de recipientes de vidro, descartados por clientes e frequentadores de bares e restaurantes – os Ecopontos do vidro, instalados pelo Sebrae no Amapá, na Avenida Mendonça Furtado, entre as ruas Eliezer Levy e Odilardo Silva. A instalação aconteceu na última sexta, 28 de junho. Na ocasião, a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante e o diretor de administração e finanças do Sebrae, Marcell Harb, assinaram o Termo de Compromisso para a coleta de resíduos recicláveis nos Ecopontos para fins recicláveis.

 

A superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, explica que a ação é uma extensão do projeto Sustentabilidade Organizacional, desenvolvido pelo Sebrae que agora ganha um novo reforço com a parceria de empresas clientes da instituição.

 

"Essa entrega surge a partir de um trabalho interno do Sebrae e que está alcançando os nossos clientes, entre eles, o Bar do Villa, que é cliente no setor da gastronomia; a Vitrum, uma empresa de economia circular, que faz o aproveitamento do vidro para novos e belos produtos; e a Amazon Reuse, startup que presta serviços de consultoria ao Sebrae e que também fará um trabalho de educação ambiental, conversando com os MEIs, com os trabalhadores informais que atuam na área, com clientes que frequentam  os empreendimentos e com as pessoas nas proximidades, para conscientizá-los da importância e da necessidade desse trabalho”, disse a superintendente Alcilene Cavalcante.

 

O diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb, destacou que a iniciativa promove benefícios para a sociedade amapaense. “É uma atitude que contribui para o favorecimento do meio ambiente, geração de emprego e renda, criação de empresas no setor, bem como a criação de novos produtos e formas de utilização”, declarou o diretor do Sebrae no Amapá, Marcell Harb.

 

A gerente de administração e finanças do Sebrae e coordenadora do Projeto Sustentabilidade Organizacional, Maria Inês Barbosa, destaca que a iniciativa, já vem sendo desenvolvida pelo Sebrae desde 2018 e promove benefícios para a sociedade amapaense, colaborando com a preservação do meio ambiente.

 

“Nosso projeto já vem desenvolvendo diversas ações no estado. Começamos com o ecoponto de garrafas PET e agora evoluímos para o de vidro. O objetivo é promover ações, tanto internas quanto externas para a comunidade, de cunho socioambiental, e que a gente consiga com essa ação reduzir os resíduos gerados e descartados nas ruas, fortalecendo o cuidado com o meio ambiente”, informou a gerente, Maria Inês Barbosa.


Startup


 A iniciativa do Sebrae e dos parceiros, oferece destinação adequada para garrafas e potes de vidro, que serão recolhidos pela startup Vitrum.


Segundo a CEO da Vitrum, Janaína Silvestre, primeira empresa de reciclagem de vidro no Amapá, o material será recolhido para a transformação em novos produtos.

 

“A parceria com o Sebrae e os corredores de bares e restaurantes,  é uma iniciativa que  nos deixa muito feliz e são primordiais para esse nosso trabalho de conscientização e sustentabilidade, pois quando idealizamos a  Vitrum  ela veio justamente com esse mesmo propósito, porque o vidro é um dos materiais mais difíceis de se destinar dentre os materiais recicláveis; é um material que não se decompõe e ocupa muito espaço em um aterro sanitário, e a partir de agora, vamos poder recolher esse material e dar uma destinação adequada para ele”, destacou a CEO da Vitrum, Janaína Silvestre.

 

Parceria


A parceria para a instalação dos Ecopontos se deu em atendimento a uma solicitação da empresária Aline Silva de Araújo, proprietária do Bar do Villa, que agradeceu a implantação dos Ecopontos e reforçou o interesse em ampliar a parceria com a Instituição. um termo de compromisso foi assinado entre o Sebrae e a Empresa que se comprometeu, juntamente com a Vitrum em fazer o recolhimento do material depositado no Ecoponto.

 

"Temos certeza de que esses ecopontos serão de grande utilidade para nós e especialmente para os nossos parceiros ambulantes que atuam próximo ao nosso estabelecimento e com quem esperamos poder contar para fazer essa iniciativa fluir.  Agradeço ao Sebrae por ter atendido ao meu pedido e espero que essa parceria possa se ampliar ainda mais”, agradeceu a empresária, Aline Silva.

 

Assinatura

 

Durante a entrega dos Ecopontos no corredor de bares e restaurantes, na Avenida Mendonça Furtado, entre as ruas Eliezer Levy e Odilardo Silva, assinaram o Termo de Compromisso para coleta dos resíduos de vidro recicláveis e descartados nos Ecopontos, a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante; o diretor de administração e finanças do Sebrae, Marcell Harb; a empresária do Bar do Villa, Aline Araújo; pela Empresa Vitrum Reciclagem Ltda., Júlio Silvestre; como testemunhas a gerente da UAF/Sebrae, Maria Inês Barbosa; e a empresária Manu Coutinho.

 

Coordenação
 
O Projeto Sustentabilidade Organizacional é coordenado pela gerente da Unidade de Administração e Finanças do Sebrae no Amapá (UAF), Maria Inês Barbosa e equipe.

 

 

Serviço:
Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top