A competição é destinada a estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Profissionalizante e Superior
Maria Clara Araújo
Brenda Pires
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realizou o lançamento da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa é voltada para jovens do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Médio, Profissionalizante e Superior interessados em desenvolver competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança e outras habilidades. O evento aconteceu na sede da instituição, no Salão de Eventos Macapá, nesta segunda (8), às 8h.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, a competição representa uma forma de estimular mudanças sociais, por meio do empreendedorismo.
“O Desafio Liga Jovem é uma ferramenta que visa a transformação da vida do jovem amapaense. Nós falamos muito de inovação, tecnologia e criatividade, mas para avançarmos, é preciso estimular a liderança desde cedo, prestar atenção nos jovens que estão criando, que estão desenvolvendo e buscando inovar. O jovem é uma pedra a ser lapidada, e o Sebrae espera ser a ferramenta que impulsiona o empreendedorismo desde cedo”, disse o presidente, Josiel Alcolumbre.
Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras, os profissionais de educação são fundamentais para a construção e realização do Desafio Liga Jovem, e são fundamentais na vida de cada aluno, de cada pessoa que é transformada pela educação.
“Todos os profissionais da educação que estão aqui, hoje, vivenciam todos os dias a realidade do jovem, nos sete dias por semana, trinta dias por mês e 366 dias por ano. Nosso objetivo em apoiar e criar iniciativas como o Liga Jovem é promover o protagonismo da juventude, por meio da educação empreendedora”, explicou a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras.
O gerente da Unidade de Educação Empreendedora, Maikon Richardson, destaca a importância do Desafio em nível nacional.
“Temos um convite muito importante, que é o Desafio Liga Jovem. Estamos aqui no Sebrae fazendo o lançamento desse desafio, uma competição nacional que pode levar os vencedores à viagens internacionais. A competição tem etapa local, regional e nacional, então se você é um jovem antenado ou um professor engajado, esse desafio é para você”, declarou o gerente de Educação Empreendedora do Sebrae, Maikon Richardson,
O coordenador nacional de lançamento do Programa Liga Jovem no Brasil, Alfred Silva, reforça a participação dos estudantes na competição.
“O Desafio Liga Jovem, é a maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil, e é feito para alunos desde o 8º ano no ensino fundamental até o último ano do ensino superior. Os estudantes e os orientadores precisam criar um projeto inovador que solucione o problema da escola ou da comunidade em que eles vivem. Esses projetos vão ser premiados por celulares, notebooks, tablets e até uma viagem Internacional”, informou Alfred Silva.
Categorias
No evento, foram apresentadas as novas categorias da competição. Em 2024, o Sebrae ampliou o universo de jovens envolvidos na iniciativa, incorporando alunos do 8º ano do ensino fundamental e nível superior.
A 2ª Edição conta com quatro categorias, sendo estas; Imagina – Para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; Cria – Para alunos do Ensino Médio; Inspira – Para jovens da Educação Profissional; e Avança - Para jovens da Educação Superior.
“Nós somos a casa da educação formal, todo esse trabalho é feito com muito amor por todos nós da Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá. Temos a certeza de que a educação transforma vidas e é exatamente, por isso, que buscamos nos engajar com os jovens amapaenses para fomentar o ecossistema da educação e promover a transformação de realidades”, pontua a gestora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, Marília Correia.
Participação
A 1ª edição da competição contou com a participação de 1.239 equipes inscritas e mais de 5 mil estudantes, com representantes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Amapá chegou até a etapa final da competição, com o time ‘Mulheres de Fibra’, composto por quatro (4) estudantes do terceiro ano de Edificações na Modalidade Integrada e uma professora orientadora do Instituto Federal do Amapá (IFAP). O projeto apresentado foi uma Telha Sustentável produzida com a fibra do coco e material cerâmico. O produto recebeu proposta de produção na Bahia e em Angola.
Inscrições
As inscrições são gratuitas para todos os participantes e devem ser realizadas pelo site oficial www.desafioligajovem.com.br, com o preenchimento de todos os campos obrigatórios. As inscrições iniciaram no dia 12 de março e vão até dia 7 de junho de 2024.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap