O projeto é uma
parceria entre Sebrae e a Secretaria de Estado de Relações Internacionais e
Comércio Exterior, e visa fomentar as oportunidades de mercado na fronteira com
a Guiana Francesa
Maria Clara Araújo
O Serviço de Apoio às
Micro Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), contratou uma empresa especializada
em Consultoria de Pesquisa de Mercado, para identificar, coletar e analisar
informações comerciais sobre o município de Oiapoque. O objetivo é o estudo e
viabilidade de negócio na fronteira com a Guiana Francesa, e possibilitar o
planejamento e a concretização de lojas Francas Duty Free. A pesquisa foi
apresentada no gabinete da Superintendência do Sebrae, nesta quarta-feira (24),
às 10h.
A superintendente do
Sebrae, Alcilene Cavalcante, destacou a importância da parceria com a
Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior
(Secricomex), e apontou a pesquisa como uma entrega crucial para futura geração
de emprego e renda em Oiapoque.
“Estamos muito
felizes com essa parceria, e esperamos que através dessa consultoria seja
possível iniciar a construção do projeto. O Sebrae no Amapá entende a
relevância de trazer uma loja Franca como a Duty Free para a nossa região, nós
enxergamos a fronteira com a Guiana Francesa uma área de muitas oportunidades
para valorizar e comercializar produtos amazônicos, nacionais e
internacionais”, declarou a superintendente Alcilene Cavalcante.
Consultoria
A consultoria iniciou
em agosto de 2023, através da solicitação da Secricomex, e foi executada, por
meio da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae
(UPPDT), com o objetivo de realizar um levantamento de oportunidades para a abertura
de lojas Francas Duty Free no município de Oiapoque.
O estudo de mercado
focou em diversos aspectos como a Demanda e perfil do consumidor, potencial e
comércio transfronteiriço, concorrência e oferta atual, viabilidade
econômico-financeira, impacto socioeconômico, necessidades de certificações,
existência de barreiras técnicas, análise dos setores (segmentação) e análise
das demandas.
Metodologia
A pesquisa foi
desenvolvida com a interpretação dos dados e entrevistas semiestruturadas. As
etapas do projeto foram divididas em Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa
Documental; Pesquisa de Campo (Entrevistas); Exploração do Material
(Transcrição das entrevistas); Interpretação dos Dados (Categorização) e a
Elaboração de Relatório Final.
Coordenação
A entrega da
Consultoria de Pesquisa de Mercado foi coordenada pela gerente da Unidade de
Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida e pelo analista do Sebrae no
Amapá, Rômulo Brasão.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing
e Comunicação: (96)3312-2832
Central de
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