Evento promoveu a valorização e reconhecimento dos empresários que se destacaram no 3º Ciclo do projeto e o fortalecimento da cultura de inovação no Amapá
Maria Clara Araújo
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) reuniu participantes dos projetos ALI Produtividade e ALI Transformação Digital, para o encerramento do 3º Ciclo de Acompanhamento focado em Inovação no ano de 2023. O objetivo foi celebrar a jornada vivida, compartilhar casos de sucesso e boas práticas e estimular conexões entre participantes. O evento aconteceu na sede dos Magistrados em Macapá/AP, nesta segunda (18), das 18h30 às 22h.
A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, destacou a importância do ALI e de trabalhar a disseminação estratégica da inovação em produtos, processos, marketing e gestão.
“O Projeto ALI do Sebrae, faz parte de uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a competitividade e a produtividade das micro e pequenas empresas, fomentando o sucesso dos negócios com práticas de inovação em serviços atrelados a sustentabilidade e a tecnologia. Nós temos certeza que as práticas desenvolvidas durante essa jornada de acompanhamento irão fazer a diferença no cenário econômico e empresarial do Amapá”, disse a superintendente, Alcilene Cavalcante.
A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras, pontuou a importância do projeto e o excelente trabalho desenvolvido pelo Sebrae e os agentes de inovação. “A participação no ALI permite que empresas e empresários trabalhem a cultura e o ambiente organizacional da inovação. Nós investimos e acreditamos em projetos como o ALI pois capacitam profissionais para atuar como facilitadores empresariais, pessoas que compreendam e aplicam processos, aumenta a produtividade, eficiência e aproximam às micro e pequenas empresas do sucesso”, destacou a diretora técnica, Suelem Amoras.
Agentes
O evento apresentou quatorze casos de sucesso, selecionados pelo Sebrae e agentes locais de inovação; Enio Michell Miranda Nascimento; Celina Andreyele Machado da Costa; Ediane Rodrigues Pires; Crisane Ramos do Carmo; Williame Almeira Marques; Isadora Fernanda Sampaio Pereira; Daniele Viana de Araújo; e Daniel Carlos Lira.
ALI
O Projeto Agente Local de Inovação (ALI) existe há 15 anos, e visa criar negócios mais fortes e lucrativos. Em 2010, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), se tornou parceiro e possibilitou a abrangência nacional do projeto. Em 2020, integrou-se ao Programa Brasil Mais, uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e com alto impacto.
Os ALIs são selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar nas micro ou pequenas empresas. A Jornada de Produtividade ocorre em ciclos de até 6 meses, e inicia com o interesse do empresário em aumentar a produtividade e/ou melhorar a gestão do negócio, aumentar faturamento ou reduzir custos.
Programa
O Brasil Mais é uma iniciativa do Governo Federal para aumentar a produtividade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras, por meio das práticas gerenciais, produtivas e das transformações digitais. É um programa de implementação rápida e de baixo custo que oferece apoio técnico e capacitação para ajudar empresas a melhorar a gestão, inovar em processos, reduzir desperdícios e aumentar as vendas.
Coordenação
O Encontro de Celebração e Encerramento do 3º Ciclo do Projeto Agente Local de Inovação (ALI) é coordenado pelo gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae no Amapá (Unic), Bruno Castro e pela gestora do Projeto ALI, Nilda Oliveira.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap