A ação foi voltada para os produtores do Projeto de Assentamento da Perimetral Norte
Produtores do projeto de assentamento da Perimetral Norte, do município de Pedra Branca do Amapari, acompanhados de técnicos do Sebrae no Amapá visitaram a ‘Casa de Farinha do Waldir’, na comunidade Tracajatuba 2, distrito de São Joaquim do Pacuí.
“O objetivo foi levar os produtores da Perimetral Norte, para conhecerem o processo produtivo do seu Waldir, realizar troca de experiências e replicar as práticas de produção no nosso projeto de assentamento”, afirmou o Agente Local de Inovação, Luís Wagner.
O Sebrae atua no município de Pedra Branca com o programa ALI rural e o projeto AP-Produzir Brasil; os dois têm a finalidade de atendimento direto aos produtores da Perimetral Norte, que faz parte do município.
Segundo o gestor do projeto AP-Produzir Brasil, Erick Dias, a inciativa para realização da visita decorreu da necessidade de melhoria da produção e capacitação aos produtores que utilizam as fábricas de farinha comunitárias, identificada pelo agente local de inovação rural (ALI), Luíz Wagner e pela Prefeitura de Pedra Branca, no acompanhamento que o ALI faz junto aos produtores de farinha do projeto AP-Produzir Brasil na Perimetral Norte.
Waldir Amoras é um dos produtores atendidos pelo Programa de Modernização do Cultivo da Mandioca, juntamente com outros produtores da região do Pacuí. Ele administra uma fábrica de farinha com a esposa e filhos, onde aplicou várias mudanças, em busca da padronização dos métodos de produção e melhoria da qualidade, e que já está em fase final do processo de certificação junto à Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá – Diagro e tem sido referência na produção e de farinha no estado.
"Eu queria agradecer a todos os que vieram conhecer o nosso trabalho aqui no Pacuí e dizer que a nossa casa tá de portas abertas pra receber a todos que quiserem voltar. Tem sido um trabalho árduo, mas com o apoio do Sebrae e de outros parceiros, vamos em frente", finaliza seu Waldir.
Além de conhecerem a fábrica de farinha e conhecerem um pouco das técnicas utilizadas na região, os produtores receberam orientações para abertura dos processos de regularização do estabelecimento e rotulagem dos produtos, bem como os riscos de manipular ou comercializar produtos sem o devido registro nos órgãos reguladores, quando se tata de produtos de origem vegetal ou animal, repassados pela técnica Walterly Pagliarini, da Diagro.
Francisco Alves Gomes, morador da comunidade sete ilhas, no município de Pedra Branca do Amapari comenta: “Essa nossa visita aqui no seu Waldir foi muito importante. Vamos levar esse conhecimento para nossa comunidade, para que possa se desenvolver na produção de farinha; vamos repassar para outros agricultores para que coloquem em prática o que nós aprendemos. Tenho certeza de que vamos melhorar muito”.
A ação é fruto de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empesas no Amapá - Sebrae, Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari, por meio da Secretaria municipal de Agricultura, Cooperativa dos Agricultores da Perimetral Norte - Coopetral, Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá – Rurap e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá – Diagro.
O projeto AP-Produzir Brasil faz parte do Programa Produzir Brasil, do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e visa levar prosperidade a produtores assentados, beneficiários da reforma agrária, de forma que reduza as dependências de ações diretas do Estado e melhore a qualidade de vida das famílias atendidas.
O Programa de Modernização do Cultivo da Mandioca é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), que busca promover ações de inovação na cadeia produtiva da mandioca no estado do Amapá.
O Sebrae atua no município de Pedra Branca com o programa ALI rural e o projeto AP-Produzir Brasil; os dois têm a finalidade de atendimento direto aos produtores da Perimetral Norte, que faz parte do município.
Galeria de Imagens:
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap