A assinatura do documento irá promover a integração para o fomento de produtores rurais por meio de consultorias tecnológicas e atendimento técnico e gerencial aos produtores
Karla Marques
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, acompanhado da diretora–superintendente, Alcilene Cavalcante e a diretora técnica, Suelen Amoras, realizaram nesta quinta-feira, 6, a assinatura do Termo de Cooperação Tecnica entre Sebrae Amapá e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
“A partir de agora com a assinatura do termo, poderemos dividir as nossas experiências e ter acesso as experiências do Incra, na identificação desses produtores, e a partir desse primeiro passo nós vamos profissionalizar, qualificar, e buscar respostas e fazer com que os produtores melhorem a qualidade dos seus produtos, a logística do produto, a composição do preço, e o plantio da cultura”, disse o presidente Josiel Alcolumbre.
A assinatura do documento tem como propósito a integração para o fomento de produtores rurais, por meio do Projeto Produzir Brasil, com consultorias tecnológicas e atendimento técnico aos produtores, a intenção é promover a ampliação da capacidade de gestão do produtor, aprimorando a inserção de inovação, incentivando a produção e a geração de renda, e contribuindo para a consolidação dos assentamentos.
Para a diretora técnica do Sebrae, Suelem Amores, o termo é fundamento para a continuidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Sebrae.
“Inicialmente fizemos esse piloto com esses 250 produtores que foram atendidos nessa primeira etapa do projeto. Uma etapa muito bem estruturada, com uma entrega de qualidade e na qual conseguimos alcançar o nosso objetivo que era desenvolver o empreendedorismo, e iremos trabalhar durante esse período as eventuais lacunas que existem de aprendizado e de conhecimento em cada um desses assentamentos, para que possam se tornar independentes, podendo realizar de forma direta as suas ações de mercado”, destacou a diretora Suelem Amoras.
O Acordo de Cooperação Técnica era o maior anseio dos produtores rurais nos assentamentos, um esforço de articulação entre as partes, no intuito de aumentar o processo regulatório fundiário dos agricultores familiares que fazem parte do Projeto AP – Produzir Brasil. O Sebrae pretende apoiar nas vistorias, e consultorias tecnológicas em Georreferenciamento através do Programa SebraeTec.
“Eu fico satisfeito de ver essa parceria nascer do Sebrae, dar essa oportunidade desses produtores serem reconhecidos. Esse piloto que foi realizado foi muito importante, começou com 250 e temos uma grande esperança que vai alcançar muito mais. A gente já vinha sonhando com essa parceira a muito tempo e agradecemos muito essa oportunidade. Desejamos que o sucesso seja maior ainda para que a gente cada vez mais possa aumentar o número de produtores alcançados, que venham a se tornar empreendedores”, declarou o superintendente do Incra, Gersuliano da Silva Pinto.
Produzir Brasil
O Projeto AP - Produzir Brasil, faz parte de um programa nacional do Sebrae, que atende a 2.250 produtores familiares, nos projetos de assentamentos do governo federal incluso no PNRA – INCRA, em cada estado da Amazônia legal atende a 250 produtores, no Amapá estão em nove assentamentos, distribuídos em seis municípios, entre eles, Macapá (Santo Antônio da Pedreira); Santana (Matão do Piaçaca); Ferreira Gomes (Ferrerinha); Tartarugalzinho (Cedro, Gov Janari, Nova Vida, Bom Jesus); Calçoene (Irineu e Felipe); e Pedra Branca do Amapari (Perimetral Norte).
A Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Sebrae e Incra foi coordenada pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz e pelo gestor do Projeto Produzir Brasil, Erick Dias.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap