O encontro de integração de ecossistemas de inovação reuniu dirigentes do Sebrae, CEO do Innovation Hub Brazil Israel, Ricardo Lomaski e a Comunidade Tucuju Valley
Denyse Quintas
O representante do ecossistema de inovação de Israel, Ricardo Lomaski e os empreendedores da Comunidade Tucuju Valley do Amapá foram recebidos pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Josiel Alcolumbre, que conduziu a abertura oficial; diretora-superintendente, Alcilene Cavalcante; e pela diretora técnica, Suelem Amoras, na sede da instituição, nesta quinta (1º), às 15h. O objetivo foi realizar um encontro de integração dos ecossistemas e possibilitar via Sebrae uma incubadora de Israel para o Amapá.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Josiel Alcolumbre, essa aproximação e intercâmbio com Ecossistemas de Inovação como o de Israel, um dos mais inovadores no mundo, permite ao nosso Estado, avanços e a articulação de mais investimentos, além do acesso a tecnologias que podem impulsionar o nosso desenvolvimento por meio da inovação tecnológica. O Amapá pode ser um dos polos mais desenvolvimentos do mundo nos setores de biotecnologia e bioeconomia, finaliza o presidente do Sebrae.
Israel
O CEO do Innovation Hub Brazil Israel, Ricardo Lomaski, destaca que fazia bastante tempo que queria conhecer o Amapá e esse ano deu certo e que é uma retribuição a visita do presidente do Conselho do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, à Israel.
“Quero conhecer mais a região. Fiquei impressionado com o número de empreendedores, com o foco que eles têm, uma participação muito grande das universidades, diversos professores empreendedores, acho que o Amapá pode ser um exemplo para o Brasil inteiro em mostrar o potencial da Amazônia, de gerar riqueza mantendo a Amazônia intacta e gerando emprego de alta qualidade”, disse Ricardo Lomaski.
Amapá
Daniela Fortunato, da Fortunato Marcas e Patentes, trabalha com propriedade intelectual e inovação, e faz parte do ecossistema de inovação do Amapá, reforça que o evento foi um marco.
‘Temos muito a aprender com o ecossistema de Israel e com o Instituto de Tecnologia de Israel. O Amapá é um estado vocacionado e é muito importante trazer essa troca de conhecimento e de informações para que possamos buscar o que ainda não temos, buscar capacitação, apoio e parcerias necessárias para que possamos avançar em direção a esse destino que o Amapá tem que ser referência não somente nacional, mas para o mundo todo”, ressalta Daniela Fortunato.
Para Marcelo Creão do Ecossistema do Amapá, o Sebrae simplesmente deu saldos de integração entre a Tucuju Valley. “O nosso Ecossistema aqui do Amapá, as startups daqui, as empresas de tecnologia, reunidas com nada mais e nada menos do que com o Ecossistema de Israel, conseguimos rapidamente ter uma visão do que é Israel, e a sua potência. Hoje em dia as grandes empresas de tecnologia do mundo estão em Israel. Estou aqui para fortalecer esse intercâmbio entre Israel e Brasil.
Curriculo
Ricardo Lomaski é CEO do Innovation Hub Brazil Israel, diretor do FoodTech Hub Amazonia e é embaixador internacional do Technion Israel Institute of Technology para América Latina.
Engenheiro elétrico formado pela Unicamp e com MBA em empreendedorismo e inovação pelo Technion Instituto de Tecnologia de Israel.
Durante os últimos 6 anos trabalhou com empreendedorismo em Israel com experiência como gerente de programas de startups para alunos e ex-alunos do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Technion, Israel Institute of Technology a principal instituição de tecnologia de Israel.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap