Jovens de universidades públicas ou privadas podem se inscrever gratuitamente no Desafio até 30 de abril. As seis equipes vencedoras ganham bolsas de incentivo de R$ 10 mil
Débora Monteiro
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com Brasil Junior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores), abre inscrições para o Desafio Universitário Empreendedor. O objetivo é capacitar universitários de todo o país para o aprimoramento de competências empreendedoras. Os estudantes podem garantir a participação gratuita, até o dia 30 de abril pelo site do Desafio.
Segundo a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Lindeti Ferreira, a atuação do Sebrae, por meio do Programa Educação Empreendedora, visa fomentar o empreendedorismo nas universidades para que sejam desenvolvidas as competências empreendedoras como inovação, criatividade, percepção de oportunidades, colaboração, predisposição para agir, entre outras.
“A partir do momento que os jovens têm essas capacidades inseridas em sua rotina, podem aplicar os aprendizados e transformar as realidades de suas vidas, da comunidade em que vivem e até da sociedade, montando futuramente empresas que tenham propósitos consolidados”, disse a gerente Lindeti Ferreira.
Desafio
De forma totalmente online, o Desafio será dividido em temas relacionados às práticas ambientais, sociais e de governança, envolvendo mentorias, meetups (evento que ajuda no relacionamento entre os participantes), oficinas e apresentação de projetos das ideias desenvolvidas. O Desafio ocorrerá entre os meses de maio a agosto de 2023, contemplando as etapas de capacitação, ideação e resolução.
A expectativa é atender mais de 3 mil estudantes de todas as regiões do país, de universidades públicas e particulares. Para participar os interessados precisam montar grupos com no mínimo três (3) e no máximo cinco (5) integrantes. Serão selecionadas as primeiras 650 equipes que obedecerem aos critérios.
Etapas
A primeira etapa é focada no desenvolvimento das ideias, com meetups, palestras e pitchs (apresentação direta e curta). A semifinal conta com avaliação dos projetos, mentorias e atividades práticas para refinar as propostas. Na final, as equipes realizarão pitchs para uma banca de especialistas que definirão as seis equipes vencedoras.
No Amapá, o Desafio Universitário Empreendedor, é coordenado pela Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), e pelas gestoras de projetos do Sebrae, Marília Correia e Thaís Tabosa.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap