Evento estimula o desenvolvimento de 60 pequenos agricultores, fomenta a produção, escoa e promove o consumo de produtos com ações de mercado para aquecer a economia local
Denyse Quintas
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e a Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari (PMPBA), realizam a Feira de Produtos do Agro, na Rua Francisco Brás (em frente à Praça da Juventude), na véspera da Sexta-Feira Santa, quinta (6), das 7h30 às 17h. O objetivo é incentivar negócios na agricultura familiar e viabilizar o contato com o mercado local para comercialização de produtos de comunidades na região. Pedra Branca do Amaparí está 189 km da capital Macapá/AP, por estrada, que corresponde a 3h30 de tempo de chegada.
Para a gestora de projetos da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Ariela Paiva, a Feira de Produtos do Agro em Pedra Branca do Amapari é um importante espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar que fomenta a economia do município e destaca o trabalho de agricultura realizado pelo produtor rural.
“O propósito do Sebrae é transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Amapá, por essa razão a instituição em parceira com a prefeitura de Pedra Branca, promove a 3ª edição da Feira de Produtos do Agro, onde o consumidor pode comprar produtos frescos e de qualidade, diretamente de quem produz, fomentar a agricultura familiar e trazer para a cidade o que é produzido no campo, gerando renda. Participarão da feira piscicultores e agricultores atendidos pelo Sebrae”, disse a gestora Ariela Paiva.
Feira
A Feira de Produtos do Agro, reúne agricultores e piscicultores, oriundos das comunidades de Tucano 1, Tucano 2, Sete Ilhas, Riozinho, Cachorrinho, Cachaço e Linhas A e D.
A ação de mercado apresenta a comercialização de hortaliças, frutas, plantas ornamentais, derivados da mandioca como farinha e tapioca, polpas de frutas e peixes dos tipos tambaqui, pirapitinga, aracu, tambatinga, matrinchã e pirarucu; os preços variam entre R$ 15 e R$ 35 reais.
O evento conta com a Feira do Artesão, com exposição de peças em madeira e cipó da região; apresentação de cantores regionais e música ao vivo.
Para o secretário Municipal de Agricultura de Pedra Branca do Amapari, Francisco Ferreira do Carmo, a proposta de realizar o evento surgiu, a partir da feira que o Sebrae realizou em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em 2021, em plena pandemia. A feira já virou tradição aumentou a quantidade de produtores participantes, produtos comercializados e faturamento.
“A Feira de produtos do Agro é importante para a comercialização da produção diretamente ao consumidor local. Incentiva e fortalece a produção local, tanto na agricultura, quanto na piscicultura. Com a parceria direta do Sebrae sempre fica mais fácil e viável a organização da produção para a comercialização no município”, finaliza o secretário, Francisco Ferreira do Carmo.
Realização
A Feira de Produtos do Agro tem a coordenação da gestora de projetos do Agro no Sebrae, Ariela Paiva; e dos colaboradores do Sebrae, Gilvana da Rosa e Isaac Andrade. O evento, é uma realização da Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari e secretarias; e do Serviço de Apoio às Miro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap