Programa de Educação Empreendedora beneficia aproximadamente 3 mil alunos da rede municipal de ensino de Laranjal do Jari em parceria com a Secretaria Municipal de Educação
Denyse Quintas
De Laranjal do Jari/AP
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), realiza 2º Seminário de Educação Empreendedora à professores, no município de Laranjal do Jari/AP. O objetivo, é proporcionar conhecimentos para serem aplicados no cotidiano escolar dos professores, por meio de temas atuais e novas tendências, bem como despertar para uma nova prática pedagógica.
A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Denise Nunes, a instituição realiza o 2º seminário de educação empreendedora no município de Laranjal do Jari, o qual contribuiu significativamente para os resultados positivos alcançados no programa em 2022, tanto na área urbana, quanto rural do município.
“No município do Laranjal do Jari se capacitou quase 3 mil alunos e em torno de 150 professores, os quais disseminaram o Programa de Educação Empreendedora para esses alunos, é o fortalecimento do empreendedorismo dentro da escola”, disse a gerente da UEE/Sebrae/AP, Denise Nunes.
JEPP
O JEPP, dissemina a cultura empreendedora e orienta para o plano de negócios, de forma a estimular comportamentos empreendedores entre os participantes, os incentivando nessa prática para que possam se tornar protagonistas das próprias vidas.
A metodologia do curso, permite aos professores, a oportunidade e a liberdade de adaptarem os produtos que serão criados em sala de aula, de acordo com a disponibilidade de matéria-prima local, bem como articular de maneira interdisciplinar com os saberes da proposta curricular do município.
Jari
A secretária Municipal de Educação de Laranjal do Jari, Antonina Soares Oliveira, declara que encerra o ano letivo de 2022, com uma parceria de sucesso na educação empreendedora, uma parceria que deu certo, entre o município de Laranjal do Jari e o Sebrae.
“O Sebrae é expert em trabalhar a educação empreendedora. Durante esse ano de 2022, o Sebrae capacitou aproximadamente 3 mil alunos da nossa rede, e estamos falando de educação infantil, tendo a metodologia adaptada, e fundamental, anos iniciais, e também estamos falando dos alunos da cidade e do campo, independente das comunidades rurais, e atendendo também com capacitação dos nossos profissionais de educação e mais de 100 professores capacitados”, declara a secretária Municipal de Educação de Laranjal do Jari, Antonina Soares Oliveira.
De acordo com ela, as atividades da Secretaria encerram com o Seminário de Educação Empreendedora, com muita alegria, gratidão e com a participação massiva dos profissionais de educação, em capacitação com esta palestra. “Esperamos 2023 com mais novidades, mais parcerias e muito mais formação. Laranjal do Jari e a educação empreendedora da rede municipal de ensino, e na transformação de vida das pessoas”, destaca a secretária Municipal de Educação de Laranjal do Jari, Antonina Soares Oliveira.
Palestra
Para a palestrante, Mestra em Gestão e Políticas Públicas Educacionais, Vânia Rego, informa que veio fazer um trabalho em Laranjal do Jari, a convite do Sebrae no Amapá, pela Unidade de Educação Empreendedora e que é muito importante esse trabalho que instituição faz junto às Secretarias de Educação, pois vivenciam um momento histórico que é a primeira Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A BNCC, traz 10 competências para toda a educação básica, essas 10 competências falam de projeto de vida; no caso do Ensino Médio, o empreendedorismo ainda é mais importante porque é eixo estruturante do novo Ensino Médio; então assim, o que o Sebrae faz junto às Secretarias de Educação, é uma contribuição para essa compreensão do quanto a educação empreendedora é necessária dentro de um país gigante como o nosso e com potencial que tem o nosso país”, finaliza a palestrante e Mestra em Gestão e Políticas Públicas Educacionais, Vânia Rego.
O Seminário de Educação Empreendedora, ocorreu no Município de Laranjal do Jari, na Quadra da Igreja Santo Antônio, no dia 29 de novembro, às 19h. O evento foi coordenado pela gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Denise Nunes e pela equipe UEE/Sebrae/AP, entre eles, Marília Correia, Thaís Almeida, Ademilce Batista, Antônio Colares e Cristiane Abreu.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap