Um dos 15 negócios para a bioeconomia apresentados no encerramento do Projeto Innova Amazônia do Sebrae e no Amazônia Summit, em Belém/PA, é o de cultivos hidropônicos, uma tecnologia de precisão desenvolvida pela startup amapaense AgroMaisCloud
Denyse Quintas
De Belém/PA
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), encerra o Projeto Innova Amazônia Ciclo 2022, com participação no Amazônia Summit. Um evento realizado pelo Sebrae que reúne os principais empreendedores de bioeconomia, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), hubs de inovação, investidores, parceiros e demais atores que influenciam no desenvolvimento de negócios do setor na Amazônia. O Amazônia Summit acontece no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em Belém, nos dias 3 e 4 de dezembro.
Sebrae
Segundo a gestora do Projeto Innova Amazônia do Sebrae no Amapá, Josseli Pantoja, hoje no Amazônia Summit é dia de encerramento, dia de celebração, pois foi mais de 1 ano de trabalho, muitas horas de mentorias, horas de bootcamps no estado, muita dedicação, muito esforço, e muito suor de todos os empreendedores. “Hoje, celebramos um resultado histórico para a nossa economia e para a inovação no Amapá”, disse a gestora do Projeto Innova Amazônia do Sebrae no Amapá, Josseli Pantoja.
Startup
O Sebrae no Amapá finaliza as atividades do Projeto Innova Amazônia com 30 empresas que foram aceleradas durante 6 meses, as quais receberam a Bolsa Sócio Empreendedor, para que de forma tranquila pudessem desenvolver modelos de negócios.
A fundadora da AgroMais Cloud, Sabrine Gimeniz, que desenvolveu em 2022, a startup, por meio do Projeto Innova Amazônia, relata sobre a ideia de tecnologia para cultivos hidropônicos, uma tecnologia de precisão. “Iniciamos a ideação do negócio, quando chegamos ao Sebrae e conhecemos o Innova Amazônia; hoje, já estamos operando, já estamos vendendo para outro estado, como no Pará, e isso é fantástico. Esse crescimento todo tivemos com apoio do Sebrae e da Ventiur Aceleradora, foi muito importante para nós de startups acessarmos o mercado competitivo”, declara a fundadora da Startup AgroMais Cloud, Sabrine Gimeniz.
O CEO da Amazon BioFert, Wesley Resplande, a empresa transforma problemas ambientais em fertilizante. Neste período de 2022, a gente saiu de uma ideia para uma fábrica de fertilizante, localizada em Macapá, no Distrito da Fazendinha, isso só foi possível por causa da ajuda do Projeto Innova Amazônia.
“Quando a gente começou a receber as bolsas, isso possibilitou que começássemos a transformar o que era uma ideia em de fato num produto. Esse ano conseguimos fazer várias validações, fomos convidados pelo Grupo Bossa Nova, fomos selecionados para participar do Bossa Summit, fomos uma das empresas norte/nordeste selecionadas para o Bid ao Cubo, recebemos o Prêmio Startup Inovação pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Prêmio de Inovação Robério Nobre, somos uma empresa que temos o Selo de Identificação Geográfica, acabamos de contratar o Programa de Embalagem e Rotulagem do Sebrae e a partir de 2023, estaremos de cara nova, nós somos a Amazon BioFert”, relata o CEO da Amazon BioFert, Wesley Resplande.
Comunidade
Lindomar Góes, integrante da Comunidade de Startups Tucuju Valley, eleita a Comunidade Revelação em 2022, declara que o Projeto Innova Amazônia do Sebrae, foi um divisor de águas no processo de inovação e de Startups no estado e muitas já estão gerando emprego e renda no Amapá.
Aceleradora
O diretor de Comunidades e Ecossistemas de Inovação da Ventiur, aceleradora de startups, Junior Rodrigues, que é gestor de relacionamento com ecossistemas Brasil, países latino-amercianos e europa, fala sobre o consórcio no Maranhão, Tocantins e Amapá.
Para ele, o resultado em ter 90 startups aceleradas e algumas delas expondo no Amazônia Summit 2022 e as mesmas, já estarem gerando negócios e capitando investimentos, abrindo exportação, é um resultado único e em especial para o Amapá.
“O Amapá foi um estado destaque com muitos projetos. Quando iniciamos em maio, estava numa fase inicial e do zero, literalmente uma ideação; o estado chega no Amazônia Summit, com um Mínimo Produto Viável (MPV) já validado, acessando os primeiros clientes e alguns deles abrindo exportação para a Europa e outros, já com rodadas abertas para fazer captação de investimentos. Esse é um resultado muito importante para todo o estado, para que possa manter a sustentabilidade desses negócios e gerar futuras startups e mais uma futura geração de empreendedores no Amapá. Queremos contribuir com mais inovação, empreendedorismo e desenvolvimento no estado”, destaca o diretor de Comunidades e Ecossistemas de Inovação da Ventiur, aceleradora de startups, Junior Rodrigues.
Expositoras
Participam do Amazônia Summit, em Belém/PA, as empresas inovadoras do Amapá, Açaí Maps, Sumano Ingrediente, Amazon BioFert, Amazon Reuse, Amazonly, AmazTrace, Engenho café de açaí, AgromaisCloud, Bactolac, ReM Tijoloeco, Ecológica Resíduos, Mazodan, DruGet, Urubatan Piatã, e Acmella Beauty.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap