Sebrae inicia Feira de Produtos da Sociobiodiversidade, nesta quinta (15)

0

 


Evento promove ambiente de negócios, relação entre a diversidade biológica, sistemas agrícolas tradicionais (agrobiodiversidade) e alinhamento estratégico na formulação de novos projetos

 

Aluizio Neto

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente realizam a Feira de Produtos da Sociobiodiversidade, com o Tema A Bioeconomia Gerando Negócios Sustentáveis no Amapá. O objetivo, é oportunizar ambientes de exposição, interação para fins de geração de negócios, por meio de canais comunicacionais, vivência, construção de conhecimento e informação. A feira ocorre na Sede do Sebrae em Macapá, no estacionamento da instituição, na Avenida Ernestino Borges, n° 740 – Laguinho, nos dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 18h. 

 

O presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, pontua que o evento vem com uma responsabilidade de promover um ambiente de negócios, seja pela integração de instituições parceiras dos diversos segmentos sociais e econômicos ou pela interação nos ambientes que serão criados e oferecidos para fins de exposição. 

 

“Para sua composição, sob a condução do Sebrae, partiu-se de iniciativas existentes, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Câmara de Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade, GIZ - Cooperação Alemã e o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena e o grupo de trabalho produtos da Floresta’. Sebrae e parceiros, dialogam no sentido de sensibilização, nas perspectivas de juntar os esforços para o processo de construção coletiva para a Feira de Produtos da Sociobiodiversidade”, destaca o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE/Sebrae/AP, Iraçu Colares.

 

Sociobiodiversidade

 

O conceito expressa a diversidade da vida, como na finalidade, é compreendida como diversidade de espécies, ecossistemas e também a variabilidade dentro das espécies interespecíficas, denominada, diversidade genética. O termo contempla e se associa à natureza, como a biomassa, complexos ecológicos, ecossistemas e biomas. Com o tempo, o termo foi resinificado, em expressar a natureza e o esforço ou interesse de conservação desse ambiente. 

 

Feira 

 

A gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz, esclarece que a partir dessas condutas de constituição e realização do evento, que foi estruturado para momentos de discussão do cenário desses produtos, num formato de seminário, sessão de negócios e feira de produtos da biodiversidade amazônica onde serão levantadas algumas questões com foco na comercialização e os desafios para acesso das comunidades ao mercado.

 

“Na ocasião, haverá visitas guiadas de potenciais compradores com a realização de sessões de negócios, criando um ambiente favorável para aproximações comerciais. Nos dois dias, temos a exposição e comercialização de diversos produtos que tem essa proposta sustentável”, menciona a gerente da UAC-Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz. 

 

Público

 

O evento é gratuito e direcionado aos produtores rurais, extrativistas de comunidades tradicionais, pesquisadores, técnicos e empresários do segmento no estado do Amapá.

 

Desenvolvimento

 

A gerente da UAC-Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz, expressa a importância do evento para o desenvolvimento do segmento no estado. “O nosso é objetivo, é termos subsídios suficientes para que ainda em 2022 possamos estruturar propostas de projetos de atendimento, desenvolvido pelo Sebrae e parceiros com o objetivo de execução em 2023, focado no desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios, que tenham maior representatividade no mercado”, finaliza a gerente da UAC-Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz. 

 

Parceiro

 

A Feira de Produtos da Sociobiodiversidade tem como parceiro, Sebrae, GEA, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), GIZ e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ).

 

 

Serviço: 

Sebrae no Amapá 

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832 

Central de Relacionamento: 0800 570 0800 

Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br 

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br 

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br 

Twitter: @sebraeap 

Facebook: @sebraeap 

Instagram: @sebraeap 

Youtube: /sebraeamapa

 

 

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top