Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento 2022 reúne representantes de 12 municípios no Sebrae

0

 






O objetivo é compartilhar informações e boas práticas que possam ser implementadas em benefício das micro e pequenas empresas

 

Louise Dias

 

Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), promove Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento 2022, com o Tema – A Importância da Sala do Empreendedor no Desenvolvimento Local. O momento oportuniza capacitação, com o objetivo de destacar as atribuições dos Agentes de Desenvolvimento (ADs), como interlocutor, junto aos gestores públicos e empreendedores locais.

 

A gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Almeida, disse que o evento tem contribuição direta nos resultados e indicadores do Programa Cidade Empreendedora, que criam o ambiente favorável aos pequenos negócios locais. “Nosso anseio é que haja maior compreensão quanto a importância das salas do empreendedor para o município, além do momento ser uma oportunidade para apresentar as soluções e estratégias do Sebrae.  Durante a capacitação, os ADs constroem os planos de trabalhos, cuja execução será acompanhada pela instituição”, declara a gerente da UPPDT/Sebrae/AP, Célia Almeida.

 

AD

 

O Agente de Desenvolvimento (AD), é a pessoa nomeada pelas prefeituras para exercer a articulação de ações de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial, desenvolvendo atividades comunitárias e locais, individuais ou em grupo nas Salas do Empreendedor nos municípios. O trabalho tem foco na implementação dos benefícios contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas dos municípios.

 

Encontro

 

Com o tema “A Importância da Sala do Empreendedor no Desenvolvimento Local”, o evento, faz parte do Programa Cidade Empreendedora, no eixo da Sala do Empreendedor. Um espaço único, que disponibiliza acesso facilitado às informações, orientações, qualificações, regularizações de atividades e serviços de empreendedorismo, para a desburocratização e simplificação de todo processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas.

 

Capacitação

 

As capacitações com os agentes de desenvolvimento têm o objetivo de contribuir para a implementação de políticas públicas de desenvolvimento nos municípios que implementaram o Programa Cidade Empreendedora, por meio da atuação plena dos Agentes de Desenvolvimento.

 

Entre o conteúdo programático, estão as Soluções do Sebrae para os pequenos negócios; Segurança jurídica para atuação do Agente de Desenvolvimento; Sala do Empreendedor – Atribuições e Objetivos; Parcerias para a promoção do desenvolvimento local; e Plano de Trabalho do Agente de Desenvolvimento.

 

Programa

 

O Programa Cidade Empreendedora, é uma iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do município de atuação. Tem o propósito de atuar junto ao poder público, de forma sistêmica, para que este seja um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil. Procura alinhar processos e serviços para a agenda de desenvolvimento, apoiar o equilíbrio, a inclusão, a cooperação no mercado e estimular a formação de capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento.

 

Sala

 

A Sala do Empreendedor, incentiva a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; facilita a abertura de novas empresas e regulariza as atividades informais; e oferece outros serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). No Estado do Amapá, são disponibilizadas oito (8) salas do empreendedor, que ficam nos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque, Vitória do Jarí, Pedra Branca do Amaparí, Calçoene, Amapá e Tartarugalzinho.

 

Coordenação

 

O Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento 2022, coordenado pelo Sebrae no Amapá, por meio da gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT), Célia Almeida e pela gestora do Projeto Sala do Empreender, Araúna Almeida, ocorreu na Sede do Sebrae em Macapá, na Sala do Conhecimento, nos dias 17 e 18, das 8h às 18h, respectivamente.

 

A programação contou com a presença do gestor de projetos em atendimento e relacionamento, Antônio Viana; e do consultor do Sebrae no Amapá, Rômulo Rende.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Youtube: /sebraeamapa

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top