Com o Tema ‘A Escolha do Futuro da Região, a liderança da Região dos Lagos mantém o grupo coeso com foco na construção de uma Agenda de Desenvolvimento Regional que será um dos instrumentos para implementação das propostas para os municípios
Denyse Quintas
Do Município de Amapá/AP
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), encerra 5º Encontro do Projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), com o tema ‘A Escolha do Futuro da Região’, o evento ocorre no Município de Amapá, no Auditório do Pólo da UEAP, nos dias 24 e 25, das 8h às 18h.
De acordo com o prefeito do Município de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, participar de mais um encontro do Programa LIDER, programa que tem proporcionado muita experiência, muito conhecimento, encerramos com sentimento de gratidão ao Sebrae por todo o apoio.
“O Projeto LIDER do Sebrae, formatado para a Região dos Lagos, mostra uma região com enorme potencial, e como prefeito do Município do Tartarugalzinho, fico muito feliz em poder compartilhar com os quatros municípios dessa região, entre eles, Tartarugalzinho, Calçoene, Amapá e Pracuúba. Estamos aqui com mais um dia produtivo, uma reunião produtiva, tenho certeza que esse programa vai nos ajudar muito a desenvolver essa grande região”, disse o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro.
Momento
No Momento Gente Que Faz, o Sebrae trouxe para o Encontro do Projeto LIDER Região dos Lagos, o ex-prefeito de Congonhas (MG), Anderson Cabido, que é funcionário do Sebrae de Minas Gerais, e ex-diretor do Sebrae Minas.
Para o palestrante convidado, Anderson Cabido, foi uma grande oportunidade estar no município de Amapá, no Estado do Amapá, conversando com o grupo do Programa LIDER Região dos Lagos, que está sendo um grande sucesso, a energia do grupo, é uma energia muito boa, eles vão ter a oportunidade de construir uma estrutura de governança que é o Fórum de Liderança, que tem um plano, uma visão do futuro que certamente vai transformar a realidade dessa região.
“Foi uma grande honra poder estar aqui, vendo esse trabalho e trazer para eles essa mensagem de otimismo, a mensagem de que existe ciência por trás disso tudo, isso que o Sebrae oferece, é a famosa Metodologia LIDER, é algo muito enriquecedor e de um potencial transformador gigante, o Sebrae no Amapá está de parabéns por essa iniciativa e contem com a gente lá de Minas Gerais”, declara o ex-prefeito de Congonhas (MG), Anderson Cabido.
LIDER
A Metodologia do Programa LIDER, é constituída em oito (8) encontros e quatro (4) fóruns de acompanhamentos; os encontros contam com o Momento Gente Que Faz e reúne líderes do setor empresarial, público e do terceiro setor, dos municípios de Amapá, Tartarugalzinho, Pracuúba e Calçoene.
Nacional
O consultor do Sebrae Nacional, Romulo Rende, que conduz o Programa LIDER Região dos Lagos, informa que neste 5º encontro, esse quinto encontro começa a fase de planejamento, nos quatros primeiros encontros os líderes foram qualificados sob diversos aspectos, e a partir de agora se começa o processo de construção efetiva da Agenda de Desenvolvimento da região e nesse primeiro encontro, e faz o que se chama de alinhamento estratégico, onde os líderes definem qual é a visão de futuro para a região, qual é a missão desse grupo, os valores que vão nortear o comportamento e ações deles para o futuro. A partir dessa visão, desse alinhamento é que todas as ações serão planejadas nos próximos encontros.
“Este programa ele é composto por vários encontros, cada encontro com uma tecnologia, com uma atividade específica para qualificar o grupo para planejar. Tivemos um primeiro encontro a questão da coesão e identidade do grupo; no segundo encontro trabalhamos quebra de paradigma, pensar diferente; no terceiro encontro trabalhamos a questão da liderança empreendedora, levamos os líderes a empreender no território; no quarto encontro trabalhamos a equação do desenvolvimento, ou seja, vimos os dados, números, indicadores no território para a partir de agora, neste quinto encontro nós começarmos o processo de planejamento e este processo começa com o alinhamento estratégico”, explica o consultor do Sebrae Nacional, Romulo Rende.
De acordo com o consultor Romulo Rende, os líderes precisam definir nesse encontro qual é a visão de futuro da região e essa visão vai nortear todo o planejamento, além disso, a missão do grupo, os valores que vão reger os comportamentos e as ações do grupo a partir deste momento; feito isso, os próximos encontros se constrói efetivamente a Agenda de Desenvolvimento Regional, que é um roteiro para se desenvolver no território. O que deve ser priorizado? Quais são os setores? Quais são as áreas que precisam ser mais impactadas para que o desenvolvimento aconteça?
“Temos provocado durante esses encontros o inconformismo dos líderes com relação a situação atual e a vontade de transformar em realidade, assim iremos construir essa agenda no 6º e no 7º Encontro; já no 8º e último Encontro, teremos um evento de entrega, celebração, esse grupo irá entregar para a sociedade a construção desse trabalho que é a Agenda de Desenvolvimento Regional, a partir disso, teremos um trabalho mais importante que é manter esse grupo coeso para se organizar e institucionalizar, para tirar tudo o que foi organizado no papel, isso irá acontecer ao longo dos anos, mas começa agora com o Programa LIDER”, destaca o consultor do Sebrae Nacional, Romulo Rende.
Para a consultora do Sebrae Nacional, Vera Cutz, o Programa LIDER, é uma estratégia do Sebrae que qualifica e integra regiões para o desenvolvimento. O Programa LIDER acontece em oito (8) encontros, onde o resultado disso é um Agenda de Desenvolvimento Regional, que está acontecendo nas Regiões dos Lagos, no Amapá, especificamente no município de Amapá.
“No 5º Encontro, um grupo de várias comunidades como o setor público, a sociedade civil organizada e empresários, se reúnem e discutem o desenvolvimento da região, exatamente neste encontro, a gente trabalha a visão do futuro, onde é que eles querem chegar e de que forma eles querem chegar? O desafio que eles vão enfrentar para alcançar o desenvolvimento e eles também estudam um pouco da Ferramenta de Planejamento a Swot, onde discutem um pouco as riquezas, as oportunidades, as adversidades que existem na região para que se construa as estratégias de superação dessas dificuldades e aproveitam ao máximo o que a região tem de positivo”, finaliza a consultora do Sebrae Nacional, Vera Cutz.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap