Projeto Modamazon reúne os criadores da moda local para desfiles e exposição, e para fomentar e desenvolver a moda no estado do Amapá usando as raízes culturais e a biodiversidade
Denyse Quintas
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), realiza o Modamazon – Maracá e Cunani ‘Humanizar a moda através da nossa história’. O evento apresenta a moda local, por emio de desfiles e exposição, na sede da instituição, no próximo final de semana, dias 20 e 21, sábado e domingo, das 16h às 22h, respectivamente. O objetivo, é reunir empresários de pequenos negócios, produtores de moda, lojistas, trade turístico e potenciais compradores.
Segundo o gestor de projetos da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae no Amapá – Comércio e Serviço (UAC-CS), Rômulo Brasão, as culturas Maracá e Cunani/Aristé, são parte do patrimônio material deixado por grupos indígenas que habitaram a região do Amapá, no primeiro milênio Depois de Cristo, até pouco tempo depois do início da colonização.
“Os criadores desta edição passaram por capacitações junto ao Sebrae, voltadas ao setor fashion e gestão, com destaque ao Marketing Pessoal, Precificação, Atendimento ao Cliente, Montagem de Painel de Inspiração, Cartela de Cores, Culturas Indígenas Arqueológicas Maracá e Cunani/Aristé, Criação de Produto, e Colorimetria - Universo das Cores”, disse o gestor de projetos da UAC-CS/Sebrae/AP, Rômulo Brasão.
Identidade
De acordo com o gestor de projetos da UAC-CS/Sebrae/AP, Rômulo Brasão, as culturas Maracá e Cunani/Aristé, são parte do patrimônio material deixado por grupos indígenas que habitaram a região do Amapá no primeiro milênio depois de cristo até pouco tempo depois do início da colonização.
Desde o século dezenove esse patrimônio material indígena vem sendo estudado por vários pesquisadores, principalmente da arqueologia, que através da análise dos objetos e dos lugares onde eles foram encontrados (sítios arqueológicos) trazem informações sobre as populações que habitaram nosso estado antes dos europeus.
Para o empresário e um dos idealizadores do Modamazon, Driko Peixoto, as peças cerâmicas Maracá e Cunani/Aristé foram cuidadosamente elaboradas, com riqueza de detalhes moldados ou pintados, mostrando as grandes habilidades técnicas dos artesãos do passado e a beleza da cultura material indígena.
“A beleza dos objetos Maracá e Cunani/Aristé pode ser conferida em suas formas, cores e desenhos variados, que hoje servem de inspiração para muitos artistas, artesãos, criadores de moda, que encontram nessas culturas uma referência de arte, identidade étnica, cultural e histórica para suas produções”, informa o empresário e um dos idealizadores do Modamazon, Driko Peixoto.
Para ele, as culturas Maracá e Cunani/Aristé, juntamente com várias outras culturas antigas e contemporâneas, mostram que o estado do Amapá, desde muito tempo, é povoado por vários grupos indígenas distintos, de culturas diversificadas, que possuem grande riqueza histórica, cultural e material. E a partir destes referenciais que se busca resgatar a história e identidade cultural indígena, e apresentar uma parte dessa riqueza.
“Através da nossa história vamos humanizar a moda, pois humanizar vai além de incluir padrões; humanizar é levantar bandeiras e trazer para o meio, segmentos invisíveis por muitos”, finaliza o gestor de projetos da UAC-CS/Sebrae/AP, Rômulo Brasão.
Parceiros
Para que esta edição do Projeto Modamazon aconteça, o Sebrae conta com o apoio da Arqueóloga Carla Matos; Consultora de Imagem e Estilo Leilane Isackson; Simone Costa Make; Rafael Brito Produções; Sattere Music; e Agência Topaza.
Programação
Data: 20.11.2021 - Sábado
1ª Noite
Coleção: Ximē Dãbuá
Aramari da Amazônia
Coleção: Brasilidades
Driko Peixoto Underwear
Coleção: Nós, do Quilombo!
Associação de Mulheres Quilombolas
Coleção: Dona de Si
Irene Gama Moda Autoral
Coleção: Vem para o Araguari
Associação Mãos de Fada.
Coleção: Celebrando Belezas
Fios Quilombolas
Data: 21.11.2021 - Domingo
2ª Noite
Coleção: Cores do Brasil
Arte Laços
Coleção: Amanhecer
Camapu
Coleção: Ufania
Empório Vakeska Cardoso
Coleção: Estação Tucuju
Semente nativa
Coleção: Destinos do Amapá
Karina Guedes Crochê Design
Coleção: Tun Bere
Alika Brand.
Exposição/ Produtos
Amarari da Amazônia
Biojóias (acessórios)
Driko Peixoto Underwear
Sungas (vestuário)
Associação de Mulheres Quilombolas
Camisas
Irene Gama Moda Autoral
Vestuário e Bolsas
Associação Mãos de Fada.
Camisas
Fios Quilombolas
Vestuário e acessórios
Arte Laços
Acessórios (laços e tiaras)
Camapu
Vestuário
Empório Vakeska Cardoso
Vestuário e acessórios
Semente nativa
Acessórios (biojoias)
Karina Guedes Crochê Design
Vestuário
Alika Brand.
Vestuário e acessório
Artesanato
Camila Ferreira
Cadernos feitos a mão
Luciana Souza
Marabaxeiras, biojoias e peças de crochê
Lucidalva Silva
Biojoias em madeira, sementes, escamas de peixe e côco
Adriana Almeida
Sabonetes artesanais
Ezequiele Moraes
Peças em cerâmicas – Maracá e Cunani
Alex Pantoja
Peças em acrílico, ferro e verniz
Ester Resende
Peças decoradas
Gastronomia
Restaurante Shekinah
Kátias Buffet
Homamede Burger.
Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Instagram: @sebraeap
Que maravilha! Tão bom ver nossa gente amapaense produzindo, criando, enaltecendo nossa cultura, valores e sabores, isso só reforça o quanto o Sebrae Amapá trabalha na vanguarda... Parabéns a todos!!! Evento imperdível!!!
ResponderExcluir