Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), e o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria do Meio Ambiente conhecem a realidade de empresas e cooperativa que trabalham com reciclagem de papel e papelão, produtos eletrônicos e plásticos em Cuiabá, no Mato Grosso.
Lilian Monteiro-Cuiabá/Mato Grosso
O Diretor-Superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro, explica que a visita às empresas e cooperativas de reciclagem são essenciais para que os membros da comitiva do Amapá que integram a viagem possam entender como funciona o processo e a importância da separação dos materiais recicláveis. E ainda visualizarem a metodologia da coleta seletiva, para que em parceria se possa desenvolver projetos sustentáveis na Comunidade Baixada Pará.
“Uma aula fantástica de como é fundamental o trabalho da reciclagem, unindo o tripé da sustentabilidade na questão ambiental, econômica e social. Várias pessoas trabalhando em benefício da natureza. Entre essas entidades cada vez mais presentes no dia a dia. As empresas e cooperativas são exemplos sobre como um empreendimento coletivo, fruto de iniciativas populares, pode beneficiar uma cidade inteira, melhorando a qualidade de vida de sua população. A situação crítica brasileira em relação à gestão de resíduos sólidos e à falta de empregos representam oportunidade para centenas de pessoas que hoje trabalham na coleta seletiva e reciclagem como forma de transformar a própria realidade e a do seu município”, ressalta o diretor.
O representante do Ministério Público do Amapá, promotor do Meio Ambiente, Marcelo Moreira, após conhecer a realidade dessas empresas disse que é possível aplicá-las no Amapá.
“É possível mudar a realidade do nosso estado. Com a união dessas instituições e comunidade para transformar e tirar do papel o projeto de sustentabilidade que vai agregar valores ambientais, sociais e econômicos a população. Voltando para Macapá levamos essa missão e esse desafio para mudar a nossa realidade ”, discorre o promotor.
A moradora da Comunidade Baixada Pará, Edicleusa de Almeida disse que enxergou na visita uma grande oportunidade de conhecimento. O mundo da reciclagem é vasto. Queremos ter ideias para montar nossa cooperativa e aplicarmos o processo de Sustentabilidade no Amapá, será incrível lutar por este projeto na nossa Baixada Pará”, celebra a moradora.
Integrantes da Comitiva
Representantes do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Tribunal de Contas do Amapá (TCE), Assembleia Legislativa , Conselho de Arquitetura e Urbanismo e lideranças da comunidade Baixada Pará, integram a delegação amapaense.
Reciclagem
Reciclagem é o processo de transformação de materiais, que ao serem reaproveitados, são reutilizados como novos itens de consumo. Em Cuiabá, essa é a palavra-chave de EcoDescartes empresa de reciclagem, que atua nesse processo de sustentabilidade reciclando produtos eletrônicos. Uma empresa familiar que descobriu que podia gerar lucro aliado ao processo sustentável. A comitiva do Amapá visita a EcoDescartes, em seguida a Cannã Recicláveis que atua há mais 23 anos no mercado e a Cooperan, Cooperativa com 27 associados.
Geração de emprego e renda
A Cooperativa Alternativa de Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente (Coorepan) encontrou no ‘lixo’ - que atualmente é chamado de ‘resíduos sólidos’, a possibilidade de geração de renda, que, por sua vez, produz impactos positivos tanto sociais quanto ambientais em muitos municípios, especialmente naqueles que não dispõem de aterros sanitários e de uma política de gestão de resíduos.
Sustentabilidade
Todo lixo que chega ao galpão da Cooperan passa por uma triagem e é prensado em fardos, para depois serem enviados às indústrias recicladoras. A presidente da Cooperan, Aparecida da Silva fala com orgulho sobre o trabalho desenvolvido na cooperativa. “Nós somos um empreendimento classificador, reciclador e o que transforma”, esclarece.
Projeto da Comunidade Baixada Pará
A visita tem como objetivo nortear práticas sustentáveis para o início do projeto de uma cooperativa da comunidade Baixada Pará, que estuda a possibilidade de se trabalhar no reaproveitamento de pneus, papéis, plásticos, produção de cobogós de caroço de açaí. Transformar esses materiais recicláveis em produtos para serem comercializados no mercado. A comitiva do Amapá traz na bagagem conhecimento de casos de sucesso que dão certo trabalhando a sustentabilidade. O aprendizado juntará uma união de esforços para as políticas serem aplicadas no Amapá.
Capacitação
As capacitações na Comunidade Baixada Pará são desenvolvidas pelo Sebrae em parceria com o Ministério Público e continuam com cursos, palestras, diagnósticos e monitoramento.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias:
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap