O planejamento beneficia o setor agropecuário nos municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca do Amaparí e Serra do Navio
Anézia Lima
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae), em parceria com instituições do setor agropecuário, iniciam Planejamento Estratégico da Central Agro. O objetivo, é criar estratégias e implantação de ações, atividades e projetos agropecuários destinados aos produtores rurais nos municípios do estado.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amapá (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, essa reunião marca um momento importante para os futuros passos do agronegócio no Amapá.
“Esse planejamento fortalece o setor agropecuário nos munícipios, na região Centro-Oeste do estado, com prestação de serviços de educação empreendedora, iniciativas de mercado e orientação associativa, que tragam ganhos reais aos produtores rurais, assim como na efetivação de políticas das instituições governamentais do setor produtivo”, disse o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amapá (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares.
Nesse alinhamento, cada instituição parceira envolvida com ações, atividades e projetos relacionados ao desenvolvimento agropecuário nos munícipios de Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca do Amaparí e Serra do Navio, visando a apresentação das ações centradas no setor do Agronegócio.
De acordo com gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz, a parceria tem o objetivo de unificar serviços agropecuários nos munícipios.
“A ideia é especializar o escritório regional, localizado em Porto Grande, em atendimento da gestão ao Agro, então, visamos a melhor qualidade no atendimento especializado aos produtores rurais nessa região, que tem uma vocação agrícola muito forte. Com a união a essas empresas, podemos construir uma proposta compartilhada de estratégias com a geração de negócios e abertura de canais de comercialização”, explica a gerente da UAC-Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz.
O alinhamento conta com representantes do Setor do Agronegócio e proporciona a apresentação das atividades realizadas pelas empresas do setor, referentes a ações executadas e previstas, dificuldades do atendimento aos produtores rurais, propostas de melhorias no atendimento e qualificação dos produtos e subprodutos agropecuários.
Para a consultora da Empresa Supere, Anésia Nunes, o Sebrae contribui para o desafio de trabalhar a proposta da Central Agro. “O objetivo nos motivou a visitar os quatro (4) municípios que são ricos nas atividades do agronegócio. Com isso, identificamos que a proposta do Sebrae no Amapá, é ser fermento aos pequenos negócios, principalmente na área da agricultura”, finaliza a consultora, Anésia Nunes.
A reunião de Planejamento Estratégico da Central Agro, ocorreu na manhã desta quarta (6), na Sede do Sebrae, na Sala do Conhecimento, às 9h. Estiveram presentes, os representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR); Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) Serviço Nacional de Aprendizado Rural (FAEAP/SENAR/Sindicatos Rurais); Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba no Amapá (Codevasf); Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Amapá (SFA/AP); e Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AP).
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias:
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap