Avaliar receitas, produções inéditas e observar sabores, texturas, harmonia, contexto e tamanho dos pratos, traz ao Oiapoque, júri técnico formado por renomadas chefs
Denyse Quintas
De Oiapoque/AP
Com destaque aos ingredientes que mais agradam ao paladar dos visitantes, as masterchefs Solange Sussuarana e Aldaleia Costa, são as convidadas para a avaliação dos 19 pratos inéditos, criados para o Festival Gastronômico Sabores da Fronteira, que acontece na área do Marco Inicial, no período de 29 a 31 de outubro, das 19h à meia noite, na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa. O evento, é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Oiapoque (Acoi) e Prefeitura Municipal de Oiapoque (PMO).
A masterchef Aldaleia Costa, faz referência à importância do evento, pelo momento pandêmico e de superação do setor gastronômico. “É necessário buscar inovação e integração que o festival gastronômico possibilita no acesso à diversidade de sabores. A gente sempre fica impactado com ingredientes novos que encontramos”, disse a masterchef Aldaleia Costa.
Embaixadora em Gastronomia Dolmã 2020 (Nacional), a masterchef Aldaleia Costa, é pós-graduada em Controle e Qualidade de Alimentos; técnica em cozinha e proprietária do Restaurante Shekinah em Macapá.
Para a masterchef Solange Sussuarana, é uma surpresa encontrar pratos, termos, receitas e ingredientes diferentes, entre eles, uma pimenta de aldeia indígena local; hambúrguer com pão de açaí, carne de charque e decorado com farinha de mandioca; bolinho de chuva recheado com creme cheese e camarão ou salmão; molhos e temperos inovadores. “Isso é criatividade, é isso que queremos ver, isso é o que faz o diferencial no mercado. Sairei de Oiapoque rica em conhecimento”, afirma a masterchef Solange Sussuarana.
A masterchef Solange Sussuarana, é proprietária da Sorveteria Vila Real; gastrônoma da Escola de Gastronomia; professora de Gastronomia; jurada Masterchef; e membro do Instituto de Gastronomia das Américas (IGA de Macapá).
Votação
As receitas inéditas apresentadas pelos empreendedores inscritos no festival serão avaliadas pelo júri técnico e pelo público, este último por meio de pesquisa online, com link disponibilizados pelos organizadores.
Premiação
O Festival Gastronômico Sabores da
Fronteira, premia as melhores receitas com o 1º lugar, na Categoria
Restaurantes, Churrascarias e Buffets; 1º lugar, na Categoria Hamburguerias,
Lanchonetes, Pizzarias e Bares; e 1º lugar, na Categoria Sorveterias e
Docerias. O primeiro colocado de cada categoria receberá a premiação em
dinheiro e consultoria técnica do Sebrae, além de troféu. Anúncio dos premiados acontece no Escritório Regional do Sebrae em Oiapoque, nesta segunda (1º).
As premiações contam com o patrocínio do Instituto Médico de Oiapoque (IMO), Comércio Atacadista de Pescado (Compesc), Norte Telecom, Chalets Paradis, Supermercado Novo Lar, Francisco Materiais de Construção e Cerâmica Vale Verde.
Equipe
A coordenação do Festival Gastronômico Sabores da Fronteira, é coordenado pela gerente da UPP/Sebrae/AP, Célia Almeida e equipe; na ocasião também acontece a pesquisa de satisfação realizada pela equipe da Unidade de Gestão Estratégica (UGE), coordenada pela gerente Márcia Marinho e registros de opinião com a Ouvidora do Sebrae, Ester Rezende.
Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Instagram: @sebraeap
Um evento de muita importância na área da gastronomia, novos talentos surgem e isso é fundamental. Parabéns pra os idealizadores, organizadores e participantes.
ResponderExcluirObrigada pelo convite.