Louise Dias
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), promove Mostra Gastronômica, que faz parte do ciclo ‘A Internacionalização da Gastronomia e do Turismo como Indutores do Desenvolvimento Regional’. A Mostra é uma degustação da culinária tradicional de cada estado da Região Norte e objetiva demonstrar que a gastronomia é um indutor do turismo.
O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, afirma ser uma grande oportunidade para a economia e a cultura do norte brasileiro. “Estamos representando o estado do Amapá nessa iniciativa ampla, com o objetivo de lançar luz quanto ao potencial e atrativo de cada estado brasileiro, além de demonstrar a contribuição das regiões para a economia”, declara o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.
Gastronomia
Para representar o Amapá, a Chef Solange Sussuarana, é a convidada para apresentar prato de sua criação, Pitú ao Chibé de Tucupi. Ela, é graduada em gastronomia, cursa Pós-Graduação em gastronomia funcional natural; exerceu a docência profissional por 9 anos no Senac Amapá; credenciada em gastronomia na instrutoria do Sebrae no Amapá, exercendo docência no IGA Macapá (Instituto de Gastronomia das Américas) prestadora de serviços; empreendedora do espaço cursos de culinária ‘dicas da vovó’ e foi jurada no Master Chef da Band em 2015, representando o estado do Amapá.
O estande do Amapá, recebe presença da senadora Kátia Abreu (PP-TO), presenteada pelo Sebrae no Amapá com artesanato Maracá e Cunani e do Chef Alex Atala, eleito o oitavo melhor chef do mundo pela premiação The Best Chef Awards, em 2021. Ambos aprovam culinária amapaense.
Prato
O tucupi agregado a farinha da mandioca, são produtos de grande importância na alimentação amapaense. O Chibé (bebida típica de origem tupi feito pela mistura de farinha de mandioca e água), recebeu nesta versão o tucupi em substituição à água, enriquecendo o prato e valorizando ainda mais a apresentação.
Mostra
O ciclo intitulado ‘A Internacionalização da Gastronomia e do Turismo como Indutores do Desenvolvimento Regional’, consta no plano da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal para o Biênio de 2021 e 2022, para tratar dos destinos turísticos e de investimento sob o ponto de vista nacional ou internacional.
Com foco na resposta de contribuições para a economia, em especial das regiões menos abastadas do Brasil, como o Norte do país, o evento também realiza Mostra do Artesanato Maraca e Cunani dos expositores Wagne Ribeiro e Ezequiele Lima.
Abertura
Participaram da abertura oficial do evento, o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro; vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Raimundo Batista, na ocasião, representou o presidente do CDE/Sebrae/AP, Iraçu Colares; senadora Kátia Abreu; presidente do Senado Rodrigo Pacheco; presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; presidente da Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais (Abase Norte), Rubens Magno Júnior.
A Mostra Gastronômica aconteceu no restaurante do Senado Federal, em Brasília, no dia 2 de setembro e contou com a presença da assessora da diretoria técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar e da gestora de projetos, Alessandra Melo.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap