Evento é realizado para startups, secretários de estado, coordenadores de cursos acadêmicos e instituições de pesquisa
Louise Dias
Evento intitulado ‘Café Inova Amazônia’, apresenta projeto de desenvolvimento pela inovação, sustentabilidade e conexão entre empreendedores da Região Norte. Edital será lançado no dia 5 de setembro, considerado o ‘Dia da Amazônia’ e objetiva propostas locais com potencial de aceleração e parceria em disponibilizar infraestrutura para empresas se desenvolverem.
O diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, declara estar com grandes expectativas com a iniciativa. “Acreditamos que esse programa terá um grande êxito e fará com que instituições possam se unir no mesmo propósito. Afinal, vivemos em uma região com um dos biomas mais ricos, então precisamos explorar cada vez mais e nada melhor que usarmos a inovação e startups para isso”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.
Inova Amazônia
O projeto, é uma estratégia focada em fomentar, apoiar, desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras que tenham como premissa a preservação, conservação e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônico.
Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, a instituição é uma grande apoiadora de ideias. “Estamos muito felizes com o Inova Amazônia, que visa o melhoramento da economia local. O Sebrae seguirá no apoio para que pesquisadores e empreendedores possam executar seus projetos”, afirma a diretora técnica, Marciane Santo.
Para o analista de inovação do Sebrae Nacional, Thyago Gatto, o Inova Amazônia pode se tornar modelo de negócios no Amapá. “O Sebrae tem expectativa de atrair negócios de todo o Brasil para a região amazônica, além de apoiar iniciativas do Amapá que contribuam para conservação e utilização sustentável dos recursos do bioma. Dessa forma, estamos na busca de empresas e startups inovadoras para atuar no desenvolvimento territorial da região”, finaliza o analista de inovação do Sebrae/NA, Thyago Gatto.
Sustentabilidade
São apoiados projetos inovadores que partam da utilização sustentável de recursos naturais da Amazônia Legal, de forma inovadora e que tenham suas soluções aplicadas ás seguintes áreas: Alimentos; Agricultura; Aquicultura e Pesca; Bebidas; Biocombustíveis; Bioenergia; Bioplásticos e Embalagens; Casa e construção; Ecodesign; Ecoturismo; Farmoquimico e Farmacêutico; Fitoterápicos e Nutracêuticos; Florestas; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Industria Têxtil e Moda; Química e Novos Materiais; Tecnologia da Informação e Logística aplicadas aos segmentos de Bioeconomia.
Participantes
O Café Inova Amazônica ocorreu na Sede do Sebrae em Macapá, na última quarta (25), às 9h. Estiveram presentes, os representantes da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia no Amapá (Setec); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap); Faculdade de Ensino Superior da Amazônia (Fesam); Universidade Federal do Amapá (Unifap); Faculdade de Macapá (Fama); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Instituto Federal do Amapá (Ifap); Casa Colab; Serviço Nacional de Aprendizagem Insdustrial no Amapá (Senai/AP); Serviço Social da Indústria (Sesi); Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e Faculdade Estácio Macapá.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias:
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap