Junto aos representantes, gestores e responsáveis pelos setores econômicos, as oficinas do Sebrae debatem as perspectivas das atividades de cada município
Anézia Lima
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), por meio da Unidade de Gestão Estratégica (UGE), Unidade de Políticas Públicas (UPP) e escritórios regionais, promove oficinas nos municípios de Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. O objetivo, é identificar as potencialidades econômicas de cada município junto aos representantes no setor econômico.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, as oficinas buscam contribuir na avaliação dos potenciais econômicos dos munícipios de Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.
“Vamos avaliar o potencial de contribuição que uma atividade produtiva representa para o desenvolvimento de uma região com identificação das atividades produtivas estruturantes da economia de cada localidade e examinar as perspectivas de mercado destas atividades”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.
Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae no Amapá (UGE), Márcia Marinho, a execução das oficinas com parceiros, demonstram a oportunidade de interação e alinhamento estratégico, que possam contribuir com o desenvolvimento econômico das regiões envolvidas.
“Para 2022, o Sebrae no Amapá busca dar continuidade à junção de esforços e otimização de recursos de pessoal, material, financeiro, ambiental, o que nos remete a uma atuação integrada”, destaca a gerente da UGE/Sebrae/AP, Márcia Marinho.
De acordo com a analista de projetos da UGE/Sebrae/AP, Lindeti Ferreira, as oficinas são importantes para a compreensão de cada atividade, para a criação das melhores estratégias para potencializar esse mercado.
“A iniciativa, busca realizar um exame mais detalhado das diversas atividades econômicas existentes nos municípios, analisando as potencialidades que elas representam, podendo então, fornecer elementos importantes para o estabelecimento de estratégias de desenvolvimento para determinadas localidades”, finaliza a analista da UGE/Sebrae/AP, Lindeti Ferreira.
Durante o treinamento, é construído o Mapa de oportunidades dos municípios, por meio da metodologia Matriz SWOT ou Análise FOFA, sendo criado um planejamento estratégico que identifica as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças em negócios, tendo a contribuição dos parceiros responsáveis por diversos segmentos da sociedade.
Santana
A oficina de potencialidades econômicas do município de Santana, ocorreu no formato on-line na Plataforma Zoom, no dia 23 de julho, das 16h às 18h.
Estiveram presentes na oficina de potencialidades econômicas do município de Santana, Instituições e gestores, Associação dos Moradores do Parque das Laranjeiras, Câmara de Dirigentes Lojistas de Santana (CDL), Associação dos Empreendedores de Santana (AVAS), Secretaria Municipal Especial de Governo, Planejamento e Cidadania de Santana (Semgov), Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN/ Revecom), Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Santana (CMPPS), Serviço Social do Comércio (Sesc), Câmara Municipal de Vereadores de Santana (CMS) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae). Estiveram presentes o Diretor Waldeir, as gerentes Márcia Marinho e Célia Almeida, o Coordenador do Escritório Regional de Santana Iranei Lopes e as analistas da UGE/Sebrae/AP, Lindeti Ferreira, Sandra da Gama e Eliana Correia.
Laranjal do Jari
A oficina de potencialidades econômicas do município de Laranjal do Jari, ocorreu no Escritório Regional do Sebrae em Laranjal do Jari, no dia 3 de agosto, das 8h30 às 11h.
Estiveram presentes na oficina de potencialidades econômicas do município de Laranjal do Jari, as Instituições e gestores, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopmar), Guarda Municipal de Laranjal do Jari (GCMLJ), Agência de Fomento do Amapá (Afap), Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), Fundação Jari, Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari (PMLJ), Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Laranjal do Jari (Semmatur), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Sindicato do Comércio, Câmara Municipal dos Vereadores de Laranjal do Jari e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), coordenador do Escritório Regional de Laranjal do Jari, Kleber Evandro Aguiar, analistas da UGE/Sebrae/AP, Lindeti Ferreira, Sandra da Gama e Eliana Correia.
Oiapoque
A oficina de potencialidades econômicas do município de Oiapoque, ocorreu no Escritório Regional do Sebrae em Oiapoque, no dia 9 de agosto, das 16h às 18h.
Estiveram presentes na oficina de potencialidades econômicas do município de Oiapoque, as Instituições e gestores, Secretaria de Pesca, Universidade Federal do Amapá - Campus Binacional, Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), Associação Comercial e Industrial de Oiapoque (ACOI), Associação do Açaí e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), coordenadora do Escritório Regional de Oiapoque, Tereza Márcia do Nascimento, analistas da UGE/Sebrae/AP, Lindeti Ferreira e Sandra da Gama.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap