A visita na indústria amapaense objetiva acompanhar o desenvolvimento da empresa que é parceira do Sebrae no Amapá desde o planejamento de criação e execução das produções
Anézia Lima
Louise Dias
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), parceiros da Fecularia Vale do Amazonas Alimentos Ltda., estiveram na fábrica de farinha para conhecer as formas de produção e possíveis atividades de integração, para trazer inovação tecnológica ao Amapá.
Sebrae
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, ressaltou a importância do desenvolvimento do setor rural e do fortalecimento das produções desses segmentos no estado. "Não é possível pensar em desenvolver comércio, indústria e turismo se não tiver um setor rural forte, com produções de alimentos e insumos. Nós temos grandes empresas instaladas, mas não temos matéria-prima para abastecer. A Vale do Amazonas é um sonho que foi possível realizar. Profissionalmente, o Sebrae foi muito importante nesse processo, por meio desses incentivos, estimulamos os produtores a produzirem esses alimentos primários”, disse o presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares.
Senar
Membro do Conselho do Sebrae/AP e superintendente do Serviço Nacional de
Aprendizagem Rural (Senar), Francisco Rocha, reforçou ainda, que o principal
objetivo desta visita técnica, além de conhecer o local, é habilitar
estratégias para produção de raiz de mandioca. “Gostaríamos de aproveitar e
trazer inovação tecnológica, principalmente para o município de Macapá e
Santana, onde fica a sede desta indústria. Considerando que esta fecularia está
iniciando e ainda é autossuficiente de produção, mas daqui há 1 ou 2 anos, terá
que comprar a fabricação de produtor de raiz”, afirmou o superintendente do
Senar, Francisco Rocha.
Fecularia
A capacidade máxima da fábrica é em torno de 80 toneladas de raízes, mas ainda falta muito para a produção nessa quantidade, pois o problema é conseguir a matéria-prima para suprir as necessidades de produções. O proprietário da empresa Vale do Amazonas, José Paterno, afirma a importância da parceria com o Sebrae para o desenvolvimento da fábrica.
"Sem o Sebrae não teríamos conseguido o que temos hoje. Ele foi fundamental e continua nos ajudando em tudo. O Sebrae traz tecnologias, dá cursos e orientações contribuindo e adaptando ao sistema do estado. Apresenta muita seriedade, muito trabalho e tem contribuído muito para alcançar o lugar que chegamos. Na parte técnica, sobre vendas e embalagens, também foi importante para nós. Assim como, disponibilizaram muitas pessoas para nos ajudar", declarou o empresário, José Paterno.
Projeto
A fecularia Vale do Amazonas é parceira do Projeto do Sebrae Mandiocultura – Indústria e Mercado, que iniciou as atividades em julho de 2017. O projeto atende produtores e busca potencializar as produções dessas raízes, gerando subprodutos. O atendimento à Vale do Amazonas começou em 2018, e segue até a atualidade.
Produtos
Com o processo de fabricação mecanizado, a indústria tem capacidade de produzir vários tipos de farinha de mandioca, como a farinha de tapioca, goma de tapioca, polvilho doce e salgado, e as conhecidas popularmente por farinha lavada, farinha de ralo e farinha comum.
Segundo o gestor do Projeto do Sebrae Mandiocultura – Indústria e Mercado, Reginaldo Macêdo o empreendimento conta com novas ferramentas tecnológicas. “É uma fábrica nova, é um processo novo, bastante tecnificado, onde vai ter todo o aproveitamento da raiz que chega para a fecularia e aquela que vai passar pelo processo de farinha, que é todo mecanizado”, finaliza Reginaldo Macêdo.
Memória
A empresa iniciou as atividades internas de produção e manutenção em 2019, mas foi apenas em 2020, que as atividades receberam registros de licença para execução. A empresa teve apoio do Sebrae no Amapá, a partir das atividades de Planejamento Estratégico, Plano de Negócios e Consultorias SebraeTec, cursos e oficinas empresariais e mercadológicas.
Parceria
O Grupo Empresarial Vale do Amazonas Alimentos Ltda., participou dos eventos de mercado da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae – Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin), como a Feira do Campo; Rodadas de Negócio e Seminário sobre Mandiocultura, promovido pelo Sebrae no Amapá.
Equipe
As ações do Sebrae junto a Empresa Vale do Amazonas Alimentos Ltda, são coordenadas pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae – Agronegócio e Indústria (UAC/Agrin), Larissa Queiroz; e pelo gestor do Projeto do Sebrae Mandiocultura – Indústria e Mercado, Reginaldo Macêdo.
A visita técnica à Fecularia Vale do Amazonas Alimentos Ltda., ocorreu na última quarta-feira (14), às 9h.
Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Instagram: @sebraeap