Os agentes e atendentes contaram com formações, trocas de experiências e capacitações para o aperfeiçoamento das atividades realizadas nas Salas do Empreendedor em municípios do Amapá
Anézia Lima
Louise Dias
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), promove capacitação aos Agentes de Desenvolvimento (AD) e atendentes das Salas do Empreendedor. Os encontros estaduais têm por finalidade reunir os ADs de todos os municípios amapaenses para compartilhar informações e boas práticas que possam ser replicadas em benefício das micro e pequenas empresas, assim como, aperfeiçoar os conhecimentos dos participantes em relação à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa 123/2006 (MPE).
Segundo a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Amapá (UPP), Célia Almeida, a capacitação é de extrema importância, pois reforça as atribuições dos ADs sobre o papel de interlocutor junto aos gestores públicos e os empreendedores locais. “O treinamento apresenta ainda, os produtos e serviços que o Sebrae possui para promover o ambiente favorável aos pequenos negócios, visando estimular e fortalecer o desenvolvimento territorial”, afirma a gerente da UPP/Sebrae/AP, Célia Almeida.
AD
Para contribuir com o auxílio das implementações de políticas públicas, formações e acompanhamento dos empreendedores, os municípios contam com os ADs, que são capacitados pelo Sebrae no Amapá e nomeados pelas prefeituras, por meio da legislação da MPE.
Cada município do estado do Amapá possui um Agente de Desenvolvimento, tendo como foco procedimentos e etapas no atendimento empresarial, junto às governanças privadas e públicas.
“O Agente de Desenvolvimento auxilia o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O nosso trabalho é individual e coletivo, pois nos relacionamos com os trabalhadores não formalizados e formalizados no município”, declara o AD Marcos Borges, que realiza essa atividade em Pedra Branca do Amapari.
Salas do Empreendedor
As salas do empreendedor, têm o objetivo de incentivar a legalização de negócios informais, que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Geral da MPE. O espaço viabiliza ainda, a abertura de novas empresas e regulariza as atividades informais, bem como, oferece serviços aos microempreendedores individuais.
Para o desenvolvimento do trabalho nas Salas do Empreendedor, o Sebrae atua fortemente com a preparação dos agentes, por meio de formações, capacitações e encontros regionais e nacionais. Para o agente de desenvolvimento, Marcos Borges, essa parceria com o Sebrae é fundamental para o desempenho dos microempresários no Município de Pedra Branca.
“Com os serviços realizados na Sala do Empreendedor facilitamos o dia a dia do empresário, evitando que ele tenha um gasto com contador, ou tenha que ir à capital Macapá em busca de informação e desses serviços”, conta o Agente de Desenvolvimento, Marcos Borges.
Por fim, o AD, Marcos Borges, ressalta as atividades realizadas na Sala do Empreendedor, com o objetivo de auxiliar os microempreendedores nas atuações econômicas do município.
“Na sala do empreendedor, realizamos o serviço de formalização, alteração e baixa do MEI, orientações sobre a obrigação dos MEI, Emissão de Comprovante (CCMEI), impressão do CNPJ, impressão da Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), impressão do relatório de receita bruta para o MEI, declaração anual do MEI, orientação para a emissão de nota fiscal do MEI, preenchimento da Ficha de Inclusão de Alteração Cadastral (FIAC) e solicitação da inscrição estadual”, explica o agente, Marcos Borges.
A gerente da UPP/Sebrae/AP, Célia Almeida, esclarece sobre os principais resultados encontrados após as capacitações. “Identificamos aperfeiçoamento no atendimento aos clientes nas Salas do Empreendedor, com a apresentação de soluções reduzindo a necessidade de se deslocar à capital Macapá”, conclui Célia Almeida.
Participantes
Participaram do Encontro Estadual dos Agentes do Desenvolvimento 2021, os Agentes de Desenvolvimento, Maria Cleudilene dos Santos Coelho e Mayara Silva do Espírito Santo (Oiapoque); Emerson Leandro da Silva Brito (Amapá); Marcos Borges da Conceição, Anderson dos Santos da Costa e Wendson Gomes da Piedade (Pedra Branca); Katiane Marques Nunes, Sheyla Cabral Mira, Caciane Pereira de Souza e Margareth Tavares de Oliveira Sotelo (Tartarugalzinho); Breno Karuaue do Nascimento Urubuquara e Edcarlos Souza Chaves (Vitória do Jari); Heider Gonçalves Bruna (Laranjal do Jari); Adoyana Paixão Rocha, Antônio Victor Vieira Nunes e Adrianne Ferreira Perna (Santana); Raimundo Batista (Cutias); Heraldo Souza Pantoja, Iara de Sousa Coutinho e Cesar Ricardo Poni Céspedes (Macapá).
O encontro e a capacitação com os ADs, ocorreu na sede do Sebrae em Macapá, na Sala do Conhecimento e Laboratório de Informática, nos dias 15 e 16 de julho, das 8h às 18h30.
Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Instagram: @sebrae