Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Produtores rurais faturam mais R$ 89 mil na Feira do Campo – Drive Thru no Sebrae

 








Com formato Drive Thru, feiras do campo são estratégias de mercado para 510 produtores rurais atendidos pelo Sebrae nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Itaubal, Amapá e Laranjal do Jari

 

Denyse Quintas

 

Feira de Produtos do Campo – Drive Thru reúne no Sebrae, 100 produtores rurais em duas edições, que resultou no faturamento de R$ 89.474,80.  O evento contou com exposições setorizadas, entre elas, hortifrutigranjeiros, pescado, produtos industrializados e plantas ornamentais. Participaram das programações culturais o cantor Adenor Monteiro e Tom Nanini e Banda.

 

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, o Sebrae prepara para mais uma Feira de Produtos do Campo no segundo semestre, em Macapá, entretanto, haverá feiras do campo nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari com previsão para o mês de setembro.

 

“Entendemos que há uma evolução dos produtores rurais, até mesmo na sua abordagem com os clientes diretos, bem como, com a apresentação do seu produto, a preocupação de ter um diferencial, observamos quando alguns produtores já têm uma atenção especial em iniciativas de produção agroecológica e divulgam isso na feira”, disse o presidente do CDE e da Faeap, Iraçu Colares.

 

Destaque

 

Um dos destaques na Feira de Produtos do Campo, foi a vassoura de sorgo, apresentada pelo produtor rural de Mazagão, Cláudio Zorthea, 67, conhecido como Gaúcho. “A vassoura produzida a partir da espécie que eu trouxe do sul do país, adaptou-se bem na região e multipliquei, mas o objetivo fundamental dela é o grão para fazer ração que tem o mesmo valor nutritivo do milho”, explica o produtor rural Cláudio Zorthea.

 

De acordo com ele, essa vassoura tem um projeto de valor social para ressocialização e também é um produto muito bem aceito na Europa que tanto critica o Brasil sobre preservação.  “Se quisermos fazer preservação ambiental, temos que usar as tecnologias e culturas que não a destruam, como a fruticultura. Essa vassoura é cultura intensiva, que numa pequena área, gera muita mão de obra, gera riqueza para estado, podemos exporta e fazer divisa com isso. Esse é um projeto de vida”, declara o produtor rural Cláudio Zorthea.

 

O Sorgo, é uma espécie de planta com flor pertencente à família Poaceae. O seu nome comum é sorgo, e é também chamado milho-zaburro no Brasil, mapira em Moçambique e massambala em Angola. “Ela não precisa de solo muito fértil para ser plantada, com 90 dias está maduro para se colher, depois se passa por uma máquina artesanal para tirar o grão”, destaca o produtor rural Cláudio Zorthea.

 

Agronegócio/Sebrae

 

A gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae – Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin), Larissa Queiroz, informa que em 2021, a instituição iniciou os atendimentos presenciais nas propriedades, em diversas frentes de atuação, orientação de mercado, consultoria de boas práticas agrícolas, e consultorias gerenciais, por meio dos projetos Agroecologia Produção Orgânica, Pecuária, Piscicultura e Apicultura; Mandiocultura – Industria e Comércio; Arranjo Produtivo Local do Açaí e Industrialização de Produtos.

 

O atendimento foca em ações de gestão, tecnologia e mercado. O Sebrae atende em várias frentes, desde consultorias de melhoramento de pastos, orientação para boas práticas de colheita, até consultorias de intervenção, por meio do Sebraetec, com apoio a processos produtivos de produtos com origem da agricultura familiar.

 

“Daremos continuidade ao nosso atendimento de campo, que pela situação de pandemia foi necessário reprogramar algumas ações. Para o segundo semestre está em nosso plano de ação a realização de consultorias tecnológicas, orientações técnicas, rodadas de negócios e seminários, finaliza a gerente da UAC/Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz. 

 

Memória

 

A Feira de Produtos do Campo – Drive Thru é realizada desde 2015. O objetivo, é oportunizar aos clientes do Sebrae, produtores rurais, um ambiente de feira diferenciado onde ele possa além de fazer negócios imediato, com a venda direta ao consumidor, realizar prospecção de futuras negociações, visto que no ambiente de feira, ele também, tem contato com empresários do setor de alimentos que visitam a feira com intenção de conhecer produtos e realizar parcerias comerciais.

Equipe

A equipe de agronegócio do Sebrae no Amapá é formada pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae – Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin), Larissa Queiroz e pela equipe de colaboradores, entre eles, Reginaldo Macedo, Ariela Paiva, Rosimar Monteiro, Antônio Carvalho e Gilvana Lima.

 

Feira

 

As Feiras de Produtos do Campo – Drive Thru 2021, já ocorreram na sede do Sebrae em Macapá, na Avenida Manoel da Nóbrega, nos dias 11 e 12 de junho, 2 e 3 de julho, sexta e sábado, respectivamente, das 8h30 às 18h.

 

Parceiros

 

Na Feira de Produtos do Campo – Drive Thru,  são parceiros Sebrae, Governo do Estado do Amapá (GEA), Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá:

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Youtube: @sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Instagram: @sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário