O planejamento norteia as ações do programa que serão executadas pela prefeitura junto ao setor empresarial e a sociedade no município
Denyse Quintas
De Oiapoque/Amapá
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), reúne secretários e servidores da Prefeitura Municipal de Oiapoque, para construírem o planejamento, por eixo, do Programa Cidade Empreendedora. O objetivo, é atuar junto ao poder público alinhando os processos e serviços para criar uma agenda de desenvolvimento econômico que promova um ambiente mais favorável aos negócios. O planejamento acontece no Escritório Regional do Sebrae, no período de 11 a 13 de maio, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h.
Segundo a gerente de Políticas Públicas do Sebrae no Amapá (UPP), Célia Almeida, o Cidade Empreendedora é um programa de transformação dos municípios, pois, visa uma atuação direta junto ao poder público para que seja o agente mobilizador e fomentador do desenvolvimento econômico local. “O Programa Cidade Empreendedora possibilita o equilíbrio, a inclusão e cooperação no mercado, junto aos pequenos negócios, por meio dos eixos de atuação”, disse a gerente da UPP/Sebrae, Célia Almeida.
Eixos
No Amapá, o Programa Cidade Empreendedora, é composto por Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais (Compras da Micro e Pequena Empresa e da Agricultura Familiar), e Empreendedorismo na Escola.
O eixo Gestão Municipal, promove o engajamento, qualificação e capacitação dos gestores públicos; o eixo Lideranças Locais, visa identificar e capacitar as lideranças locais; eixo Desburocratização, proporciona agilidade no processo de abertura das empresas na geração de empregos e oportunidades ao cidadão; eixo Sala do Empreendedor, tem como o objetivo a prestação de serviços aos empresários ou potenciais empreendedores que vão desde a orientação básica, até a tramitação de documentos referentes a regularização das empresas.
O eixo Compras Governamentais, está dividido em Compras da Micro e Pequena Empresa (MPE), cujo objetivo é o aumento da participação dos pequenos negócios nas contratações do município; e Compras da Agricultura Familiar, que visa utilizar o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), como instrumento indutor de políticas públicas e desenvolvimento local; e o eixo Empreendedorismo na Escola, busca avaliar o ambiente institucional, para implementar a educação empreendedora com foco no exercício da cidadania, além de qualificar e capacitar os gestores escolares.
O Programa Cidade Empreendedora, é coordenado pela gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Amapá (UPP), Célia Almeida, e as gestoras de projetos Francinne Bacelar e Araúna Picanço, com a participação da gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Denise Nunes e da gestora de projetos Marília Correia.
Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Instagram: @sebraeap