Thiago Abdon
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Governo do Estado do Amapá (GEA) lançam oficialmente o Programa Minha Primeira Empresa. A iniciativa seleciona, por meio de editais, planos de negócios para que sejam financiados pelo Governo do Estado e incentivados, acompanhados e capacitados pelo Sebrae no Amapá. As inscrições são gratuitas e vão até 31 de janeiro.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE) e da Federação de Agricultura e Pecuária do estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, “O programa incentiva a juventude a praticar o empreendedorismo, e assim, trazendo qualificação. É um trabalho em conjunto entre Governo do Estado e iniciativa privada para fazer com que as pessoas busquem alternativas que não seja o contracheque. O Sebrae entra principalmente na parte de capacitação e na formação da base do empreendimento, orientando na parte administrativa e financeira, por exemplo, que são atividades essenciais para que a pessoa consiga iniciar sua trajetória na vida empresarial”, disse o presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares.
Capacitação
“O Sebrae vai participar de toda a construção do programa, inclusive com comitê gestor para selecionar esses potenciais empreendedores que desejam crescer. O papel do Sebrae é fazer com que essa decisão de empreender seja assertiva, desenvolvendo um plano de negócio que fará com que a pessoa ponha sua ideia no papel e possa desenvolver todas as áreas de uma empresa. Essa capacitação é muito importante, visto que, infelizmente, o índice de empresas que abrem e fecham em menos de dois anos é muito significativo. Então imaginamos que essas empresas terão uma vida longa”, declara a Diretora Técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.
Editais
São ofertados três (3) editais para o atendimento de públicos distintos. Um edital é direcionado aos jovens empreendedores, outro para participantes de programas sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal e um terceiro edital, denominado multisetorial, que engloba diversas realidades. Serão selecionados 20 projetos em cada Edital, totalizando 60 novos empreendimentos no estado.
Financiamento
Os empréstimos vão de R$ 13 mil reais a R$ 25 mil reais, dependendo do
setor pretendido (Comércio, serviços e indústria). Este valor pode ser parcelado em até 48 vezes e a primeira parcela deve ser paga 6 meses após recebimento do auxílio.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap
(13/1/2021)